Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

3 de setembro de 2014

Trens do monotrilho funcionam sem operadores

As composições da Linha 15-Prata do monotrilho contam com sete carros, 86 metros de comprimento e 3,13 metros de largura. Durante a entrega parcial do transporte no último sábado, dia 30, o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, destacou que os vagões são mais largos que os do metrô convencional e como o transporte funciona em via elevada, ganharam grandes janelas para os passageiros acompanharem a paisagem e terem uma viagem mais agradável.

Os carros são feitos com liga de alumínio e o desenho aerodinâmico foi inspirado no conceito construtivo de aeronaves, segundo o Metrô. Os trens possuem tração elétrica e sustentação por pneus, se deslocam sobre vigas de 69 centímetros de largura. A velocidade comercial mínima será de 35km/h e a máxima de 80 km/h.

Os trens contam com sistema de ar condicionado, salão de passageiros contínuo e interligação entre os carros. Por outro lado, há bem menos cadeiras do que numa composição do metrô. A operação é totalmente automática, não requer a presença de operador nos veículos, e sistema de câmeras com monitoramento em tempo real.

Kátia Leite
Fonte: Folha VP