13 de agosto de 2014

Morre arquiteto que planejou metrô de São Paulo

Morreu no último sábado, 09 de agosto, o arquiteto e ex-diretor nacional do IAB, Marcello Accioly Fragelli (1928-2014). Entre diversos projetos, o que mais se destacou em sua trajetória foi o projeto da Linha Azul do metrô paulista, a primeira do Brasil, em 1968.

As estações de Jabaquara, Liberdade, Praça da Árvore, São Bento, Ponte Pequena, entre outra foram projetadas pessoalmente por ele. Frageli incluía em seus projetos estações elevadas nas áreas com menor densidade populacional enquanto nas áreas de grande circulação, as estações eram subterrâneas.

Frageli lançou em 2010 o livro “Quarenta anos de prancheta”, em que narra a sua trajetória profissional e suas experiências pessoais. Em 2011 recebeu homenagem pelo conjunto da obra pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) no prêmio Melhores da Arquitetura.
Crédito da imagem: Nelson Kon

IAB RJ

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do blog Diário da CPTM.
Observações:

  • Último trem do terminal de Jundiaí para Francisco Morato tem partida programada às 23h30.
  • A transferência entre linhas é garantida desde que o usuário esteja em sua última estação de transferência até as 00h. Para mais informações, confira o Regulamento de Viagem. ​​​​
De domingo a 6ª feira, das 4h à meia-noite, e aos sábados das 4h à 1h (sentido único, do centro de São Paulo para os bairros e municípios da Região Metropolitana).