Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

13 de agosto de 2014

Morre arquiteto que planejou metrô de São Paulo

Morreu no último sábado, 09 de agosto, o arquiteto e ex-diretor nacional do IAB, Marcello Accioly Fragelli (1928-2014). Entre diversos projetos, o que mais se destacou em sua trajetória foi o projeto da Linha Azul do metrô paulista, a primeira do Brasil, em 1968.

As estações de Jabaquara, Liberdade, Praça da Árvore, São Bento, Ponte Pequena, entre outra foram projetadas pessoalmente por ele. Frageli incluía em seus projetos estações elevadas nas áreas com menor densidade populacional enquanto nas áreas de grande circulação, as estações eram subterrâneas.

Frageli lançou em 2010 o livro “Quarenta anos de prancheta”, em que narra a sua trajetória profissional e suas experiências pessoais. Em 2011 recebeu homenagem pelo conjunto da obra pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) no prêmio Melhores da Arquitetura.
Crédito da imagem: Nelson Kon

IAB RJ