14 de julho de 2014

Nova estação de trem em Suzano deve ser entregue em novembro

Anúncio foi feito pelo governador Geraldo Alckmin neste domingo (13).
Afirmou ainda que o volume morto do Sistema Alto Tietê não será utilizado.

 A nova estação de trem de Suzano será entregue em novembro, de acordo com o governador Geraldo Alckmin. Na manhã de ontem domingo (13) ele foi até a cidade fazer a vistoria das obras do local. Ele anunciou ainda novas estações em outras cidades do Alto Tietê como Ferraz de Vasconcelos e Poá. Além disso, disse também que outras cinco novas estações estão em licitação, em Mogi das Cruzes e Itaquaquecetuba.

 A estação antiga foi derrubada e uma provisória foi feita para a população até que o novo terminal seja entregue. Depois de pronta, Suzano também receberá o Expresso Leste. “A nova estação contará com toda a acessibilidade, como elevadores, escada rolante, e esta estação será bem grande pois o Expresso Leste virá até Suzano já após a inauguração. Assim não precisará mais fazer a baldeação em Guaianases, chegando até Suzano direto”, afirma.

 Outras linhas também passarão pela nova estação de Suzano. “A linha 12 que está parada em Calmon Viana também virá até Suzano. Então, para cá virão a linha 11 e também a linha 12”, diz.

Além disso, segundo Alckmin, duas novas estações também serão entregues ainda este ano em Ferraz de Vasconcelos e Poá. “A estação de Ferraz será entregue em dezembro. Em Poá, a empresa está dando problemas, nós estamos até multando a empresa e ficará pronta em dezembro ou começo do ano”, explica.
 Alckmin informou ainda que a região também ganhará cinco novas estações que estão em licitação. “Quatro são em Mogi das Cruzes e Aracaré, em Itaquaquecetuba”, detalha.

 De acordo com ele, a linha 11 receberá novos trens. “Já chegaram seis novos trens, agora em julho chega mais um e em agosto chega os últimos dois. Cada trem tem oito carros, são 72 carros novos, com ar condicionado, vagão contínuo, mais segurança, com câmeras de vídeo, 50% de motorização, cada dois carros, um é motorizado, e sistema de frenagem”, diz.

 Para ele a chegada dos novos trens deve desafogar o movimento no horário de pico. “Hoje o intervalo de cada trem está em quatro minutos e nós vamos chegar em três minutos. Isso diminui a superlotação e melhora a eficiência do trabalho”, enfatiza.

Não há previsão de quando o Expresso Leste chegará até Mogi das Cruzes. “Nós temos hoje 24 trens saindo da Estação Luz direto para Mogi sem baldeação e nós vamos aumentando esses trens direto até a Capital, alguns são 24 horas”.

G1
Comentários
0 Comentários
As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do blog Diário da CPTM.
Observações:

  • Último trem do terminal de Jundiaí para Francisco Morato tem partida programada às 23h30.
  • A transferência entre linhas é garantida desde que o usuário esteja em sua última estação de transferência até as 00h. Para mais informações, confira o Regulamento de Viagem. ​​​​
De domingo a 6ª feira, das 4h à meia-noite, e aos sábados das 4h à 1h (sentido único, do centro de São Paulo para os bairros e municípios da Região Metropolitana).