ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

4 de julho de 2014

Jogo do Brasil faz SP ter rodízio ampliado, ruas fechadas e mais metrô


O rodízio de veículos na cidade de São Paulo será ampliado mais uma vez nesta sexta-feira (4). Veículos com placas finais 9 e 0 não poderão circular no centro expandido das 7h às 20h.

O motivo é a realização do jogo do Brasil contra a Colômbia pelas quartas-de-final da Copa do Mundo, às 17h, em Fortaleza.

Trabalhadores devem encerrar o expediente mais cedo por causa da partida. A CET promete colocar todo seu efetivo nas ruas para orientar o trânsito.

É a quarta vez em duas semanas que a prefeitura implanta o rodízio estendido. A medida foi adotada em dias de jogos do Brasil e de partidas da Copa em Itaquera depois do grande congestionamento de 17 de junho, data do segundo confronto da seleção brasileira no Mundial, quando houve mais de 300 km de lentidão nas vias monitoradas pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

A prefeitura recomenda a saída escalonada dos trabalhadores para amenizar o congestionamento nas ruas e avenidas antes do jogo. No serviço público municipal, o ponto facultativo começa às 12h. As agências bancárias funcionarão das 8h30 às 12h30, de acordo com a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban).

A administração municipal sugere que a população use preferencialmente o transporte coletivo. Para facilitar os deslocamentos, as faixas exclusivas de ônibus à direita, que normalmente operam somente nos horários de pico, terão seu funcionamento estendido até as 20h. A circulação e o estacionamento dos demais veículos nas faixas exclusivas ficarão proibidos até o mesmo horário.

A circulação de veículos que transportam produtos perigosos está vetada na cidade ao longo do dia.

Fan Fest e Vila Madalena
No centro, a CET fará quatro interdições das 12h às 21h por causa da Fan Fest, realizada no vale do Anhangabaú. Ficarão bloqueadas nesse período as ruas Xavier de Toledo, Sete de Abril, a Ladeira da Esplanada e o viaduto do Chá. A rua Líbero Badaró também poderá ser interditada.

Na Vila Madalena, bairro da zona oeste que tem recebido grande número de torcedores e turistas, haverá pelo menos nove bloqueios de vias a partir de 10h em uma operação feita em parceira com a Polícia Militar.

O bairro terá 160 banheiros químicos, atuação de agentes de fiscalização de ambulantes e de funcionários do PSIU. Os bares e restaurantes devem fechar até a 1h de sábado.

Na madrugada, entre 1h e 2h, funcionários da prefeitura começam a fazer o trabalho de desconcentração, uma abordagem para explicar às pessoas a necessidade de deixarem o local. Às 2h, terá início o serviço de limpeza.

Metrô e CPTM

O Metrô irá operar com frota máxima nas linhas 1-azul (Jabaquara-Tucuruvi), 2-verde (Vila Prudente-Vila Madalena), 3-vermelha (Itaquera-Barra Funda) e 5-lilás (Capão Redondo-Largo Treze).

Na linha 4-amarela (Luz-Butantã), a concessionária ViaQuatro aumentará gradualmente o número de trens em circulação a partir das 11h para atender a antecipação de pico.

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) reduzirá os intervalos nas seis linhas, entre 13h e 16h30. A circulação dos trens de carga será interrompida nesse horário. Composições ficarão de prontidão em locais estratégicos para entrar em operação caso seja necessário.

Uol