12 de junho de 2014

Vai ter Copa, mas com jeitinho brasileiro

Depois de 64 anos, a bola voltará a rolar no Brasil em um jogo de Copa do Mundo. Desde o fatídico dia 16 de julho de 1950, quando a seleção perdeu a final para o Uruguai, por 2 a 1, calando mais de 200 mil pessoas no Maracanã, os brasileiros sonhavam com uma nova oportunidade de vencer um Mundial em casa. E essa chance chegou. Para o resto do mundo, e para os brasileiros mais entusiasmados, seria a combinação perfeita, pois não poderia haver lugar melhor para uma Copa do Mundo do que o “país do futebol”, pentacampeão mundial, maior celeiro de craques do planeta e terra do Rei Pelé.

 

Mas o “país do futebol” também tem outros nomes, como “país do jeitinho”, “país da desorganização” e “país da última hora”, que acabaram sobressaindo durante os anos de preparativos para a competição. Com isso, as emoções, que deveriam ser restritas aos estádios e às festas do povo na rua, começaram pouco depois do anúncio oficial do Brasil como sede da 20ª Copa do Mundo da Fifa.

 

O país teve quase sete anos para organizar o Mundial, tempo de sobra para modernizar aeroportos, construir hotéis, melhorar o trânsito nas grandes cidades e construir ou reformar estádios. Surgiram até projetos mirabolantes, como o trem-bala para ligar São Paulo ao Rio de Janeiro. Mas poucas obras de infraestrutura chegaram a sair do papel. Aeroportos ainda passam por reformas e tiveram que ser “maquiados”, como o terminal de Confins, que recebeu tapumes para esconder as partes inacabadas. E, quando faltava menos de um mês para o início do Mundial, algumas arenas ainda não estavam prontas, inclusive o Itaquerão, em São Paulo, palco do jogo de abertura, hoje, entre Brasil e Croácia.

 

Os atrasos provocaram uma série de reclamações do presidente da Fifa, Joseph Blatter, e do secretário geral da entidade, Jérôme Valcke, que chegou a sugerir um “chute no traseiro” do Brasil para que as obras fossem aceleradas. A burocracia, a mudança de governo – Dilma Rousseff foi eleita para substituir Lula – e a demora na aprovação da Lei Geral da Copa (que garante certos privilégios à Fifa) também contribuíram para travar os trabalhos. Foram anos de trocas de farpas entre dirigentes da Fifa e governantes brasileiro, seguidas de pedidos de desculpas e reconciliações.

 

Como se não bastasse, no meio do caminho apareceram milhares de pessoas. Durante a Copa das Confederações, em junho de 2013, a onda de protestos populares que varreu o país chegou a ameaçar a realização do Mundial no Brasil. Sobraram manifestações, algumas violentas, contra os gastos públicos na construção de estádios e por mais investimentos em saúde e educação. Políticos e cartolas se assustaram. A Fifa jamais admitiu, mas circularam boatos de que haveria um “plano B” para mudar a Copa de local. Inglaterra, Alemanha e Estados Unidos seriam alguns dos candidatos.

 

Mas, enfim, depois de tanta polêmica, o Brasil, que esperava realizar a “Copa das Copas”, terá que se contentar com o “vai ter Copa”.

 

Fonte: O Tempo

 

 

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do blog Diário da CPTM.
Observações:

  • Último trem do terminal de Jundiaí para Francisco Morato tem partida programada às 23h30.
  • A transferência entre linhas é garantida desde que o usuário esteja em sua última estação de transferência até as 00h. Para mais informações, confira o Regulamento de Viagem. ​​​​
De domingo a 6ª feira, das 4h à meia-noite, e aos sábados das 4h à 1h (sentido único, do centro de São Paulo para os bairros e municípios da Região Metropolitana).

Apartamento em Francisco Morato finaciado pela Caixa

Apartamento em Francisco Morato finaciado pela Caixa
ÚNICO DA REGIÃO ENTREGUE TOTALMENTE ACABADO, COM PISO EM TODAS AS ÁREAS ✅ ESCRITURA GRÁTIS! 💥 APARTAMENTOS LOCALIZADOS A 1,8 KM DA ESTAÇÃO BALTAZAR FIDÉLIS 💥 Se você: ✅ Trabalha registrado ✅ Possui renda familiar de R$ 2200 ou mais ✅ Possuis FGTS Não perca mais tempo, saiba que você possui um excelente potencial de financiamento e não pode deixar essa oportunidade escapar! SUA OPORTUNIDADE CHEGOU ✅ 1 Vaga ✅ Condomínio com portaria 24hs. ✅ Piscina ✅ Salão de Festas ✅ Churrasqueira ✅ Quadra ✅ Playground ✅ Plantas de 46 e 46 M². O único da região que entrega totalmente acabado e pronto para morar ***Use seu FGTS *** Financiamento Caixa Econômica Federal *** Entrega garantida pela Caixa prevista para maio de 2019. Localização Município: Francisco Morato CEP do imóvel: 07996-005 Bairro: Res São Luis VISITAS SOMENTE COM AGENDAMENTO PRÉVIO Fale com agora mesmo no telefone ou WhatsApp com: RICARDO - 11-987405205