ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

23 de junho de 2014

Três estações da Linha 11 devem ganhar bicicletários até final do ano

Mais três estações da Linha 11-Coral da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) devem ganhar bicicletários até o final deste ano. 

De acordo com a empresa, todas as estações da linha deverão ter o serviço. Além disso, três estações da Linha 12-Safira também devem ser beneficiadas.

Segundo a CPTM, a instalação de bicicletários está contemplada em todos os projetos de reconstrução das estações da Companhia, incluindo as estações das Linhas 11-Coral e 12-Safira, que atendem a região do Alto Tietê. Assim, as estações de Suzano, Poá e Ferraz de Vasconcelos devem receber o serviço até o final de 2014, em conjunto com as obras de modernização.

Outras cinco estações que passarão por obras de reconstrução, na Linha 11, também vão ganhar o equipamento. São elas as estações Antônio Gianetti Neto, Jundiapeba, Brás Cubas, Mogi das Cruzes e Estudantes. 

Já na Linha 12-Safira, receberão bicicletários as estações Manoel Feio, Itaquaquecetuba e Aracaré, que também serão reconstruídas. Atualmente, na Linha 12, apenas a estação Calmom Viana possui o serviço. No local há vagas para 84 bicicletas. Somente no mês de abril, o equipamento registrou 3.172 acessos.
BICICLETÁRIO Hoje, a CPTM conta com 26 bicicletários. Juntos, eles oferecem aproximadamente 4,1 mil vagas. A companhia explica que a implantação do serviço e a definição de vagas dependem de diversos fatores, entre os quais se destacam a localização geográfica, topografia do terreno, demanda prevista e disponibilidade de outros modais. 

Os equipamentos funcionam diariamente, inclusive nos feriados, de domingo a sexta-feira, das 4 horas à meia-noite e aos sábados das 4 à 1 hora. Todos eles são gratuitos, exceto a unidade de Mauá administrada pela associação de ciclistas Ascobike, que cobra mensalidade de R$ 20 dos sócios e diária de R$ 2 de eventuais usuários. 

"À exceção dos bicicletários de Mauá, Santo André é administrado pela EMTU, e o de Pinheiros, administrado pela Via 4, os demais são de responsabilidade da própria CPTM", atenta. 

Para utilizar o serviço é preciso efetuar cadastro da bicicleta nos bicicletários administrados pela CPTM. Neste caso, o ciclista deve preencher e assinar a ficha de cadastro de forma legível e entregá-la para o segurança do bicicletário. 

Também é preciso apresentar a documentação de identificação com foto. O cadastro é feito online e conta com o uso de uma webcam que fotografa a bicicleta e dono. Esse procedimento gera um código de barras, que é afixado na bicicleta como um lacre de segurança. "A leitura do código permite identificar as informações do usuário, evitando roubos", finaliza a companhia.

Diário de Suzano