Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

5 de junho de 2014

Sem metrô, SP suspende rodízio e cria linhas especiais

Devido à greve dos metroviários, será acionado o Plano de Transporte em Situação de Emergência nesta quinta-feira

Com a decisão da assembleia dos metroviários de parar as operações nas linhas do Metrô de São Paulo a partir da meia-noite, a SPTrans informou que acionará o Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência (Paese) nesta quinta-feira. As linhas que operam com destino às estações de metrô serão estendidas e também haverá reforço de frota, com a criação de três linhas especiais para atender os passageiros da Linha 3-Vermelha, na zona leste.

Apenas a Linha 4-Amarela operará normalmente, segundo a ViaQuatro, concessionária privada que opera o trecho. "A oferta de trens será dimensionada conforme a demanda de passageiros ao longo do dia. Caso seja necessário, a linha vai operar com a frota plena de 14 trens", disse em nota.

A SPTrans solicitou à Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (Emtu) que estenda os itinerários de suas linhas intermunicipais que operam nas zonas norte, Sul, leste e oeste até a região central. A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) também adotará no início da operação comercial - às 4h - uma série de medidas para atender ao possível aumento da demanda.

Confira a relação das linhas de ônibus alteradas para atender o público do Metrô:

Região Leste – Linha Vermelha
Serão criadas linhas especiais para atender o público vindo do Metrô

Itaquera – Parque D. Pedro II
Saída do Terminal Itaquera no período da manhã e da Av. Exterior (Pq. D. Pedro II) no período da tarde.
A linha deverá seguir o seguinte itinerário:
IDA: Terminal Itaquera (Estação Corinthians-Itaquera), R. Dr. Luiz Aires (Estação Artur Alvim), Av. Antonio Estevão de Carvalho (Estações Patriarca e Guilhermina-Esperança), Av. Conde de Frontin (Estações Vila Matilde e Penha), R. Melo Freire (Estações Carrão e Tatuapé), Viaduto Pires do Rio, Av. Alcântara Machado (Estação Belém), Viaduto Alcântara Machado, R. da Figueira (Estação Pedro II), Viaduto Diário Popular, Pq. D. Pedro II.
VOLTA: Pq. D. Pedro II, Av. do Exterior, acesso ao Viaduto Trinta e Um de Marco, Av. Alcântara Machado, Acesso a rampa Ascendente Viaduto Alcântara Machado, Viaduto Alcântara Machado, Av. Alcântara Machado (Estação Belém), Viaduto Pires do Rio, R. Melo Freire (Estações Tatuapé e Carrão), Av. Conde de Frontin (Estações Penha e Vila Matilde), Av. Antonio Estevão de Carvalho (Estações Guilhermina-Esperança e Patriarca), R. Dr. Luiz Aires (Estação Artur Alvim), Terminal Itaquera (Estação Corinthians-Itaquera).

Metrô Artur Alvim – Parque Dom Pedro II – VIA TIQUATIRA
Saída do Metrô Artur Alvim.
A linha deverá seguir o seguinte itinerário:
IDA: Rua Boipeva (Estação Artur Alvim), Av. Águia de Haia, Rua Juciri, Av. José Pinheiro Borges, Vd. Nova Radial, Av. Calim Eid, Av. Gov. Carvalho Pinto, Vd. Gen. Milton Tavares de Souza, Av. Gabriela Mistral, Rua Mario de Castro, Rua Carlos Meira, Rua Rodovalho Junior, Rua Cap. João Cesário, Rua Cap. Avelino Carneiro, Rua Com. Cantinho, Rua Cel. Rodovalho, Av. Celso Garcia,
Av. Rangel Pestana, Lgo. Da Concórdia, Vd. do Gasômetro, Rua do Gasômetro (Estação Pedro II), Vd. Diário Popular, Pq. D. Pedro II (Av. do Exterior).
VOLTA: Pq. D. Pedro II (Av. do Exterior), Vd. 25 de Março, Av. Rangel Pestana, Vd. Alberto Marino, Lgo. Da Concórdia, Av. Celso Garcia, Rua Cel. Rodovalho, Rua Com. Cantinho, Pça Oito de Setembro, Av. Penha de França, Av. Gabriela Mistral, Vd. Gen. Milton Tavares de Souza, Av. Gov. Carvalho Pinto, Av. Calim Eid, Vd. Nova Radial, Av. José Pinheiro Borges (Estação Corinthians-Itaquera), Retorno (Shop. Itaquera), Av. José Pinheiro Borges, acesso e Rua Boipeva (Estação Artur Alvim).

Metrô Artur Alvim – Pq. D. Pedro II – VIA RADIAL
IDA: Rua Boipeva (Estação Artur Alvim), Av. Águia de Haia, Rua Guariata, Rua Patativa, Rua Taperaçu, Av. Águia de Haia, Rua BR. De Tromai, R. Dr. Luiz Aires, Av. Antonio Estevão de Carvalho (Estações Patriarca e Guilhermina-Esperança), Av. Conde de Frontin (Estações Vila Matilde e Penha), R. Melo Freire (Estações Carrão e Tatuapé), Viaduto Pires do Rio, Av. Alcântara Machado (Estação Belém), Viaduto Alcântara Machado, R. da Figueira (Estação Pedro II), Viaduto Diário Popular, Pq. D. Pedro II.
VOLTA: Pq. D. Pedro II, Av. do Exterior, acesso ao Viaduto Trinta e Um de Março, Av. Alcântara Machado, Acesso a rampa Ascendente Viaduto Alcântara Machado, Viaduto Alcântara Machado, Av. Alcântara Machado (Estação Belém), Viaduto Pires do Rio, R. Melo Freire (Estações Carrão e Tatuapé), Av. Conde de Frontin (Estações Vila Matilde e Penha), Av. Antonio Estevão de Carvalho (Estações Patriarca e Guilhermina-Esperança), R. Dr. Luiz Aires, Rua BR. De Tromai, Av. Águia de Haia, Rua Guariata, Rua Patativa e Rua Boipeva (Estação Artur Alvim).

Estação Corinthians Itaquera
As linhas abaixo serão prolongadas até o Metrô Artur Alvim, via Nova Radial.

2780/10 Jd. Camargo Novo – Metrô Itaquera
2766/10 Jd. Camargo Velho – Metrô Itaquera
273F/10 Vila Mara – Metrô Itaquera

As linhas abaixo serão estendidas até o centro de Itaquera
3786/10 Cidade Tiradentes – Metrô Itaquera
3785/10 Cohab Barro Branco – Metrô Itaquera

Estação Artur Alvim
Metade da frota da linha 273X/10 Jardim das Oliveiras – Metrô Artur Alvim deve ser prolongada até a região central utilizando as seguintes vias: Corredor Radial Leste, Av. Alcântara Machado, Rua da Figueira, Vd. Diário Popular,

Av. Exterior, Vd. 31 de Março e Av. Alcântara Machado.  Estes ônibus estarão identificados com o letreiro “PARQUE D. PEDRO II”.

Já a linha 273R/10 Jardim Robru – Metrô Artur Alvim operará com metade da frota estendida até o Terminal A.E. Carvalho e a outra metade até a região central, identificada pelo letreiro “PARQUE D. PEDRO II” e utilizando as seguintes vias: Corredor Radial Leste, Av. Alcântara Machado, Rua da Figueira, Vd. Diário Popular, Av. Exterior, Vd. 31 de Março e Av. Alcântara Machado.

Estação Patriarca
A linha abaixo será prolongada até a região central, operando em sistema circular utilizando as seguintes vias: Av. Itinguçu, Av. Paraguaçu Paulista, Av. Antonio Estevão de Carvalho, Av. Radial Leste, Rua da Figueira, Vd. Diário Popular, Av. Exterior, Vd. 31 de Março e Av. Alcântara Machado.

2756/10 Guaianazes – Metrô Patriarca (utilizando letreiro Pq. D. Pedro II)

Estação Vila Matilde
A linha abaixo será prolongada até o Terminal Aricanduva, operando em sistema circular utilizando as seguintes vias: Av. Amador Bueno da Veiga, Rua Padre João, Rua Caquito, Rua Carlos Meira, Rua Rodovalho Júnior, Rua Henrique de Souza, Rua Capital Avelino Carneiro, Rua Comendor Cantinho, Rua Coronel Rodovalho, Terminal Aricanduva, Rua Vereador Cid Galvão da Silva, Rua Capitão João Cesário, Praça Oito de Setembro, Rua Penha de França, Rua Padre Antonio Benedito, Rua Dr. João Ribeiro e Av. Amador Bueno da Veiga.

273N/10 Cidade Kemel II – Metrô Vila Matilde (utilizando letreiro Terminal Aricanduva)
2770/10 Est. José Bonifácio – Metrô Vila Matilde (utilizando letreiro Terminal Aricanduva)

Estação Penha
A linha abaixo será prolongada até a região central, operando em sistema circular utilizando as seguintes vias: Corredor Radial Leste, Rua da Figueira,

Vd. Diário Popular, Av. do Exterior, Vd. 31 de Março e Av. Alcântara Machado.

407N/10 Terminal Cidade Tiradentes – Metrô Penha (utilizando letreiro Term. Parque D. Pedro II).

Estação Carrão
A linha 3778/10 Jardim Santa Terezinha – Metrô Carrão deve operar com metade da frota prolongada até a região central, pelas seguintes vias: Corredor da Av. Radial Leste, Rua da Figueira, Vd. Diário Popular, Av. Exterior, Av. Rangel Pestana, Rua Venceslau Brás, Praça da Sé, Pça Dr. João Mendes, Rua Anita Garibaldi, Av. Rangel Pestana, Vd. 31 de Março e Av. Alcântara Machado. Estes veículos estarão identificados com o letreiro “PRAÇA DA SÉ”.

As linhas abaixo serão prolongadas até a região central, operando em sistema circular utilizando as seguintes vias: Corredor Radial Leste, Rua da Figueira, Vd. Diário Popular, Av. Exterior, Vd. 31 de Março, Rua da Figueira, Av. Rangel Pestana, Rua Piratininga, rampa ascendente, Vd. Alcântara Machado e Av. Alcântara Machado.

507T/10 Term. Sapopemba – Metrô Carrão (utilizando letreiro Term. Parque D. Pedro II).
3761/10 3ª Divisão – Metrô Carrão (utilizando letreiro Term. Parque D. Pedro II).
407E/10 Jardim Santo André – Metrô Carrão (utilizando letreiro Term. Parque D. Pedro II)

As linhas abaixo serão prolongadas até a região central, operando em sistema circular utilizando as seguintes vias: Corredor Radial Leste, Rua da Figueira, Vd. Diário Popular, Av. Exterior, Vd. 31 de Março, Rua da Figueira, Av. Rangel Pestana, Rua Piratininga, rampa ascendente, Vd. Alcântara Machado e Av. Alcântara Machado.

3773/10 Res. Santa Bárbara – Metrô Carrão (utilizando letreiro Term. Parque D. Pedro II)
407K/10 Term. São Mateus – Metrô Carrão (utilizando letreiro Term. Parque D. Pedro II)

Estação Tatuapé
As linhas abaixo deverão operar em sistema circular até o Tatuapé.

2762/10 Ermelino Matarazzo – Metrô Tatuapé
2765/10 Vila Císper – Metrô Tatuapé
2767/10 Cid. Pedro J. Nunes – Metrô Tatuapé
2769/10 Jd. Romano – Metrô Tatuapé

As linhas abaixo serão prolongadas até a região central, operando em sistema circular utilizando as seguintes vias: Corredor Radial Leste, Rua da Figueira, Vd. Diário Popular, Av. Exterior, Vd. 31 de Março, Rua da Figueira, Av. Rangel Pestana, Rua Piratininga, rampa ascendente, Vd. Alcântara Machado e Av. Alcântara Machado.

372U/10 Vila Santa Isabel – Metrô Tatuapé (utilizando letreiro Parque D. Pedro II)
3762/10 Jardim Iva – Metrô Tatuapé (utilizando letreiro Parque D. Pedro II)
3763/10 Terminal Vila Carrão – Metrô Tatuapé (utilizando letreiro Parque D. Pedro II)
407J/10 Jardim Soares – Metrô Tatuapé (utilizando letreiro Parque D. Pedro II)

As linhas abaixo serão prolongadas até a região central, operando em sistema circular utilizando as seguintes vias: Corredor Radial Leste, Rua da Figueira, Vd. Diário Popular, Av. Exterior, Vd. 31 de Março, Rua da Figueira, Av. Rangel Pestana, Rua Piratininga, rampa ascendente, Vd. Alcântara Machado e Av. Alcântara Machado.

373M/10 Jardim Guairacá – Shopping Metrô Tatuapé (utilizando letreiro Parque D. Pedro II)
4010/10 Jardim Nossa Senhora do Carmo – Metrô Tatuapé (utilizando letreiro Parque D. Pedro II)

A linha abaixo será prolongada até a região central, operando em sistema circular utilizando as seguintes vias: Corredor Radial Leste, Rua da Figueira, Vd. Diário Popular, Av. do Exterior, Vd. 31 de Março e Av. Alcântara Machado.

407P/10 Terminal Cidade Tiradentes – Metrô Tatuapé (utilizando letreiro Parque D. Pedro II)

Estação Belém
As linhas abaixo deverão operar com metade da frota prolongada até a região central, operando em sistema circular utilizando as seguintes vias:

3746/10 Jardim Imperador – Metrô Belém (utilizando letreiro Praça da Sé)
407R/10 Terminal Vila Carrão – Metrô Belém (utilizando letreiro Praça da Sé)
574R/10 Terminal Sapopemba/Teotônio Vilela – Metrô Belém (utilizando letreiro Praça da Sé)

A linha abaixo será prolongada até o Largo da Concórdia, operando em sistema circular utilizando as seguintes vias: Av. Celso Garcia, Av. Rangel Pestana, Largo da Concórdia, Viaduto do Gasômetro, Rua do Gasômetro, Rua Jairo Góis e Av. Rangel Pestana.

407F/10 Terminal São Mateus – Metrô Belém (utilizando letreiro Largo da Concórdia)

Estação Bresser Mooca
A linha abaixo será prolongada até o Largo da Concórdia, operando em sistema circular utilizando as seguintes vias: Av. Celso Garcia, Av. Rangel Pestana, Largo da Concórdia, Viaduto do Gasômetro, Rua do Gasômetro, Rua Jairo Góis e Av. Rangel Pestana.

573A/10 Metrô Bresser – Vila Alpina (utilizando letreiro Largo da Concórdia)

As linhas abaixo terão sua frota reforçada
208V/10 Term. A.E. Carvalho – Parque D. Pedro II
1177/10 Term. A.E. Carvalho – Estação da Luz
233A/10 Jardim Helena – Ceret
278A/10 Penha – Ceasa

Região Sul – Linha Azul
Estação Jabaquara

As linhas abaixo serão prolongadas até a Estação Saúde do Metrô, operando em sistema circular utilizando as seguintes vias: Av. Jabaquara, Rua Paracatu,
Rua Biobedas, Av. Miguel Estéfano e Av. Jabaquara.

5022/10 Vila Santa Margarida – Jabaquara (utilizando letreiro Saúde)
5702/10 Refúgio Santa Terezinha – Metrô Jabaquara (utilizando letreiro Saúde)

Estação Conceição
As linhas abaixo serão prolongadas até a Estação Ana Rosa do Metrô, operando em sistema circular utilizando as seguintes vias: Av. Hugo Beolchi, Av. Jabaquara, Rua Domingos de Moraes, Rua Vergueiro, Retorno Rua Vergueiro, Rua Vergueiro, Rua Domingos de Moraes, Av. Jabaquara e Av. Hugo Beolchi.

5757/10 Cidade Júlia – Metrô Conceição (utilizando letreiro Ana Rosa)
5752/10 Vila Missionária – Metrô Conceição (utilizando letreiro Ana Rosa)
5759/10 Parque Primavera – Metrô Conceição (utilizando letreiro Ana Rosa)

Estações Praça da Árvore, Saúde e São Judas
As linhas abaixo serão prolongadas até a Estação Paraíso do Metrô, operando em sistema circular utilizando as seguintes vias: Av. Jabaquara, Rua Domingos de Morais, Rua Vergueiro, Rua Dr. João Morais, Rua Apeninos, Rua Paraíso, Rua Vergueiro, Rua Domingos de Morais e Av. Jabaquara.

4727/10 Jd. Clímax – Metrô Praça da Árvore (utilizando letreiro Paraíso)
4732/10 Vila Livieiro – Metrô Saúde (utilizando letreiro Paraíso)
4742/10 Jd. Clímax – Metrô São Judas (utilizando letreiro Paraíso)

Estação Paraíso
A linha abaixo será prolongada até a região central, operando em sistema circular utilizando as seguintes vias: Rua Vergueiro, Av. Liberdade, Pça. João Mendes, Rua Conde de Pinhal, Rua da Glória, Av. Liberdade e Rua Vergueiro.

5791/10 Eldorado – Metrô Vergueiro (utilizando letreiro Praça João Mendes)

As linhas abaixo terão sua frota reforçada
5791/10 Eldorado – Metrô Vergueiro
5290/10 Divisa de Diadema – Praça João Mendes
5106/10 Jardim Selma – Largo São Francisco
574A/10 Americanópolis – Largo do Cambuci

Região Norte – Linha Azul
Estações Tucuruvi e Parada Inglesa

As linhas abaixo serão prolongadas até a região central, operando em sistema circular utilizando as seguintes vias: Av. Luis Dumont Villares, Av. Ataliba Leonel, Rua Alfredo Guedes, Av. Cruzeiro do Sul, Rua da Cantareira, Rua Mauá, Viaduto Eng. Romero Zander, Rua Vinte e Cinco de Janeiro, Rua Djalma Dutra, Rua São Caetano, Av. do Estado, Av. Cruzeiro do Sul, Av. Zaki Narchi e Av. Luis Dumont Villares.

1772/10 Jd. Filhos da Terra – Metrô Tucuruvi (utilizando letreiro Luz)
1705/10 Jd. São João – Metrô Tucuruvi (utilizando letreiro Luz)
1709/10 Jd. Joamar – Metrô Tucuruvi (utilizando letreiro Luz)

Estação Jardim São Paulo / Ayrton Senna

As linhas abaixo serão prolongadas até a região central, operando em sistema circular utilizando as seguintes vias: Av. Leôncio de Magalhães, Pça. Orlando Silva, Av. Ataliba Leonel, Rua Alfredo Guedes, Av. Cruzeiro do Sul, Rua da Cantareira, Rua Mauá, Viaduto Eng. Romero Zander, Rua Vinte e Cinco de Janeiro, Rua Djalma Dutra, Rua São Caetano, Av. do Estado, Av. Cruzeiro do Sul, Av. Zaki Narchi, Pça. Orlando Silva e Av. Leôncio de Magalhães.

178Y/10 Vila Amélia – Metrô Jardim São Paulo (utilizando letreiro Luz)

Estação Santana
As linhas abaixo serão prolongadas até a região central, operando em sistema circular utilizando as seguintes vias: Av. Cruzeiro do Sul, Rua Voluntários da Pátria, Rua Paineira do Campo, Av. Santos Dumont, Av. Tiradentes, Pça. da Luz, Rua Prates, Rua Ribeiro de Lima, Av. Tiradentes, Av. Santos Dumont, Rua Paineira do Campo e Rua Voluntários da Pátria.

1741/10 Vila Dionísia – Metrô Santana (utilizando letreiro Praça da Luz)
1745/10 Vila Nova Cachoeirinha – Shopping Center Norte (utilizando letreiro Praça da Luz)
1756/10 Pedra Branca – Metrô Santana (utilizando letreiro Praça da Luz)
1757/10 Conj. Dos Bancários – Metrô Santana (utilizando letreiro Praça da Luz)
1758/10 Jardim Antártica – Metrô Santana (utilizando letreiro Praça da Luz)

As linhas abaixo serão prolongadas até a região central, operando em sistema circular utilizando as seguintes vias: Av. Cruzeiro do Sul, Rua da Cantareira, Av. Senador Queiroz, Rua Florêncio de Abreu, Viaduto Eng. Romero Zander, Av. Tiradentes, Rua Pedro Vicente e Av. Cruzeiro do Sul.

1764/10 Jardim Corisco – Metrô Santana (utilizando letreiro Luz)
1766/10 Jardim Cabuçu – Metrô Santana (utilizando letreiro Luz)
1771/10 Vila Zilda – Metrô Santana (utilizando letreiro Luz)
1782/10 Vila Nova Galvão – Metrô Santana (utilizando letreiro Luz)
1783/10 Cachoeira – Metrô Santana (utilizando letreiro Luz)

A linha abaixo será prolongada até a região central, operando em sistema circular utilizando as seguintes vias: Av. Cruzeiro do Sul, Rua da Cantareira, Rua João Teodoro, Av. Tiradentes, Av. Prestes Maia, Retornando em sistema circular sobre o Túnel Tom Jobim, Av. Prestes Maia, Av. Tiradentes, Rua Pedro Vicente e Av. Cruzeiro do Sul.

271M/10 Parque Novo Mundo – Metrô Santana (utilizando letreiro Praça do Correio)

Estação Carandiru
As linhas abaixo serão prolongadas até a região central, operando em sistema circular utilizando as seguintes vias: Av. Cruzeiro do Sul, Rua da Cantareira, Rua João Teodoro, Av. Tiradentes, Av. Prestes Maia, Retornando em sistema circular sobre o Túnel Tom Jobim, Av. Prestes Maia, Av. Tiradentes, Rua Pedro Vicente e Av. Cruzeiro do Sul.

1721/10 Vila Ede – Metrô Carandiru (utilizando letreiro Praça do Correio)
2010/31 Parque Edu Chaves – Metrô Carandiru (utilizando letreiro Praça do Correio)

As linhas abaixo terão sua frota reforçada
175T/10 Metrô Santana – Metrô Jabaquara
175P/10 Metrô Santana – Ana Rosa

Confira as medidas da CPTM em ralação à greve no Metrô:

Os trens circularão com menor intervalo, em todas as linhas, além dos horários considerados de pico, durante a manhã e também à tarde, caso os metroviários não retomem suas atividades durante o dia.

A estação Corinthians-Itaquera da CPTM estará FECHADA para embarque e desembarque enquanto durar a greve. Portanto, os trens do Expresso Leste não farão parada nessa estação.

A CPTM já solicitou a SPTrans a alteração do itinerário dos ônibus com destino à Corinthians-Itaquera, de forma  a redistribuir os coletivos nas demais estações, visando equalizar o fluxo de usuários.

A operação da Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato) será estendida até a Estação Brás.

Haverá reforço no contingente de segurança  nas estações.

A integração com o Metrô nas estações de transferência (Palmeira-Barra Funda, Brás, Tamanduateí, Santo Amaro, Tatuapé e Luz - só para a Linha 1-Azul) ficará fechada até que se inicie a circulação dos trens. A integração com a Linha 4-Amarela, nas estações Pinheiros e Luz, funcionará normalmente.

Para evitar o acúmulo nas plataformas, será adotado controle de fluxo de usuários nas estações mais movimentadas.

A CPTM afixará cartazes com orientações na entrada das estações de transferência entre CPTM e Metrô. Também serão emitidos AP (avisos públicos) nos trens e estações.

Fonte: Terra