ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

23 de junho de 2014

Sem feriado, SP vive prova de fogo na Copa nesta segunda-feira

Cidade terá esquema especial no Metrô e rodízio prolongado.
Interdições dificultarão volta para casa antecipada por causa de jogo.

 A capital paulista vive uma prova de fogo da acessibilidade na Copa do Mundo, nesta segunda-feira (23), quando dois jogos devem mobilizar torcedores brasileiros. Na Arena Corinthians, na Zona Leste de São Paulo, acontecerá, às 13h, a partida Holanda e Chile. Já às 17h, o Brasil enfrentará Camarões no Mané Garrincha (DF). O principal temor é de que a cidade volte a viver um caos no trânsito como aconteceu antes do jogo do Brasil contra a México, na terça-feira (17).

 No horário do jogo entre Holanda e Chile, o obstáculo serão as interdições na região de Itaquera, como a da Radial Leste, previstas inicialmente para começarem às 7h. As vias só devem ser liberadas cerca de duas horas após a partida, ou seja, por volta das 17h. Caso as empresas voltem a liberar os funcionários duas horas antes do jogo do Brasil, os motoristas que morarem na Zona Leste serão obrigados a pegar vias alternativas à principal via de acesso à região para chegar em casa.

Na sexta-feira (20), em mais um esforço para reduzir o impacto no trânsito, a administração municipal fez uma série de reuniões com diferentes setores, como construção civil e comércio, pedindo que liberem seus funcionários de forma escalonada. 

A Prefeitura propõe que a liberação seja dividida entre as 13h e as 15h para evitar um novo problema no trânsito. A vice-prefeita e coordenadora do comitê governamental para a Copa em São Paulo (SPCopa), Nádia Campeão, fez um apelo ao “bom senso” patrões. Nesta segunda-feira, é ponto facultativo para os funcionários públicos. Os bancos vão abrir e fechar mais cedo, das 8h até 12h30.

 Na tentativa de facilitar o tráfego, a Prefeitura autorizou o prolongamento do horário do rodízio de veículos, de 7h até 20h, aplicável às placas com final 1 e 2; e a ampliação do horário de funcionamento das faixas exclusivas de ônibus, incorporando o período diurno inteiro entre os horários regulares de pico da manhã e da noite.

 Também serão transmitidas mensagens de orientação à população para organizar o tráfego. Uma delas é para que se evitem deslocamentos desnecessários e que se opte por transporte coletivo. Outra é para que ofereça carona e evite a Radial Leste.

 Trânsito – interdições

 Como no jogo de abertura da Copa, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai bloquear 26 pontos onde não será permitida a circulação de nenhum tipo de veículo. Em seis pontos passarão apenas veículos credenciados para a abertura e, outros dois, serão utilizados pelos moradores e comerciantes da região. As interdições começaram às 10h.

 O perímetro da área de restrição veicular é formado pelas seguintes vias: R. Dr. Luís Aires (Radial Leste), sentido Bairro, a partir do Túnel Águia de Haia; Av. José Pinheiro Borges (Radial Leste), sentido Centro, desde o Viaduto Cassiano Gabus Mendes; Av. Calim Eid, sentido Bairro, a partir do Viaduto Milton Leão; Av. Itaquera, sentido Bairro, junto à Rua Cesar Diaz; Av. Miguel Inácio Curi, sentido Centro, 200 metros após a Av. Itaquera; R. Tomazzo Ferrara, sentido Centro, junto à R. Castelo do Piauí.

 A Radial Leste, junto ao túnel da Avenida Águia de Haia, será bloqueada ao tráfego em dias de jogos. Portanto, todos os veículos que seguem no sentido Bairro serão desviados para o Túnel Águia de Haia nos jogos. Nesses dias, o túnel vai operar em sentido único de direção até o cruzamento com a Avenidda dos Campanellas.

 Na região central, o motorista também deve ficar atento. A CET fará bloqueios a partir de 11h, com previsão de liberação às 21h, por causa do Fifa Fan Fest, no Vale do Anhangabaú. Haverá interdições: na Rua Xavier de Toledo com Avenida São Luís, no Viaduto do Chá em toda a sua extensão e no cruzamento da Praça Ramos de Azevedo com Rua Conselheiro Crispiniano. Se houver aglomeração de público na Rua Líbero Badaró, a via também será bloqueada juntamente com a Rua Boa Vista a partir da Praça da Sé.

 No site da CET há mais informações sobre as interdições e mapas com vias alternativas para quem precisar passar pela Zona Leste. 

 A CET vai ativar, a partir das 13h, nove bloqueios operacionais na região da Vila Madalena, na Zona Oeste de São Paulo. O bairro boêmio está, desde a abertura da Copa do Mundo, recebendo torcedores brasileiros e estrangeiros.

A operação será feita em conjunto com a Polícia Militar. Os bloqueios criarão uma macrorregião que forma um grande retângulo cujos pontos são ligados pelos seguintes cruzamentos: Rua Wisard x Rua Girassol; Rua Girassol x Rua Aspicuelta; Rua Aspicuelta x Rua Simão Alvares; Rua Simão Alvares x Rua Ministro Costa e Silva; Rua Mourato Coelho x Rua Inácio Pereira da Rocha; Inácio Pereira da Rocha x Fidalga; Rua Moraes x Rua Wisard;
Rua Fradique Coutinho x Rua Purpurina e Rua Fidalga x Rua Purpurina.

A medida visa preservar a segurança das pessoas que se dirigem ao local para acompanhar as transmissões dos jogos do mundial. A operação deve se repetir em todas as partidas do Brasil na Copa.
Metrô/CPTM

 O transporte público é a maneira mais recomendada para chegar ao estádio, que desde a abertura dos jogos não registrou problemas. Para quem tem ingressos para acesso pelo setor Leste e Norte, o 'Expresso Copa' vai sair da estação Luz com direção à estação Corinthians-Itaquera a partir das 10h. Na volta, os trens voltam com intervalos de 4 minutos e param nas estações Brás e Tatuapé. Os torcedores do setor Oeste devem optar pelo Metrô e descer em Arthur Alvim. Nesta segunda, em função dos jogos, as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 4-Amarela começarão a funcionar mais cedo, às 4h, para melhor. O Metrô também terá oferta especial de viagens ao longo de praticamente todo o dia.

Ônibus

 Linhas de ônibus municipais terão itinerários modificados seis horas antes e duas horas após o término de cada partida em Itaquera. Além disso, será criada uma nova linha para o evento. Para consultar as alterações, visite o site da SPTrans.

 Previsão do tempo

A quinta-feira terá tempo encoberto, frio e vento. A chuva não deve ser forte e deve parar antes do jogo. Os termômetros devem passar de 14ºC, mas a sensação de frio será intensa por causa do vento, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Opções de lazer

 Os torcedores que estiverem em São Paulo podem aproveitar para visitar os pontos turísticos indicados pelos Guia das Cidades da Copa do G1.

Na Vila Madalena, apenas moradores destas vias poderão ultrapassar o bloqueio com seus veículos. As ruas só serão liberadas quando o número de pessoas já estiver reduzido ao ponto de não causar mais conflito entre pedestres e veículos.
 Depois disso, equipes de limpeza irão recolher o lixo deixado nas vias. Na quarta-feira, foram retiradas 40 toneladas de detritos nas vias do bairro. 

Após reclamações de moradores por conta do cheiro e do entulho, a Prefeitura estruturou um receptivo para o local. O bairro terá, a partir deste sábado (21), 40 banheiros químicos que ficarão permanentemente nas ruas. Nos dias de jogos do Brasil, partidas na Arena Corinthians e finais de semana, mais 40 banheiros químicos serão instalados.

A gestão municipal também promete reforçar a atuação de agentes de fiscalização de ambulantes, funcionários do PSIU, e incrementar os serviços de limpeza, uma das principais reclamações dos moradores da região.

G1