Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

9 de junho de 2014

PM leva 13 grevistas para delegacia após tumulto em estação de metrô

Treze metroviários em greve foram levados pela Polícia Militar para o 36º DP (Vila Mariana) após tumulto na estação de metrô Ana Rosa, na zona sul de São Paulo. A PM não especificou o motivo.

 

"A delegacia de polícia é o melhor lugar para averiguar o que aconteceu", disse à reportagem do UOL o major da PM Robson Cabana.

 

De acordo com ele, houve depredação de patrimônio público dentro da estação e denúncia de agressão a um funcionário do Metrô que trabalhava na estação Paraíso.

 

Os grevistas chegaram à estação Ana Rosa às 4h, segundo o secretário-geral do sindicato dos metroviários, Alex Fernandes, e 15 eram mantidos dentro da estação pela PM desde então.

 

Por volta das 7h45, um grupo de grevistas (cerca de 250 pessoas) iniciou uma passeata pela rua Vergueiro em direção ao centro da cidade. Segundo os metroviários, eles irão marchar até a estação Sé e também até a sede da Secretaria de Segurança Pública, onde devem pedir a liberação das 13 pessoas levadas à delegacia.

 

A estação Ana Rosa foi aberta aos passageiros pouco antes das 8h.

 

Greve entra no quinto dia

 

Esta segunda-feira (9) marca o quinto dia da greve dos metroviários em São Paulo. Faltam apenas três dias para o início da Copa do Mundo, no Itaquerão, que tem o metrô como principal via para chegar ao estádio.

 

Ao lado dos que marcham em direção ao centro da cidade estão integrantes do Movimento Passe Livre (que organizou uma série de manifestações na capital a partir de junho 2013), com palavras de ordem em apoio à greve no metrô.

 

"Trabalhador, vem apoiar, a greve é justa para o transporte melhorar" e ainda "Metroviário, pode lutar, que o povo vai te apoiar" são frases usadas por eles na manhã de hoje.

 

Com a greve dos metroviários, o rodízio de veículos foi suspenso mais uma vez. A lentidão no trânsito começa a diminuir, segundo dados da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). De acordo com o órgão, às 10h, o congestionamento em São Paulo totalizava 173 quilômetros, 11 quilômetros a menos que o que era registrado às 9h30. Apesar da redução, o congestionamento em São Paulo nesta segunda-feira ainda está 74% acima da média para o período.

 

No início desta manhã, apenas as linhas 4-amarela, operada por concessionária, e 5-lilás iniciaram a operação no horário normal. Às 5h30, a linha 3-vermelha passou a funcionar. Está operando entre as estações Tatuapé e Marechal Deodoro. Às 6h20, passaram a funcionar as linhas 1-azul e 2-verde. Funcionam os trechos entre as estações Ana Rosa e Luz (linha 1-azul) e Ana Rosa a Vila Madalena (linha 2-verde). As linhas 4-amarela e 5-lilás funcionam normalmente, assim como toda a linha da CPTM.

 

UOL