30 de junho de 2014

Estudos do trem Sorocaba-SP estão parados e sem previsão de retomada

Sequer há prazo para o início do funcionamento do trem, anunciada para 2016 e depois para 2019

 A CPTM prevê a parada do trem em quatro estações: no centro de Sorocaba, bairro Brigadeiro Tobias, São Roque e o destino final, em SP

 Há mais de seis meses estão parados todos os trâmites para instalar a linha de Sorocaba a São Paulo do trem regional que transportará os passageiros entre as duas cidades em viagens planejadas para durarem menos de uma hora.

 Agora sequer há previsão para o início do funcionamento do trem, que inicialmente foi anunciada para 2016 e depois adiada para 2019. Também deixa de ser divulgado quando serão retomados os estudos para instalar a linha férrea de passageiros Sorocaba-São Paulo. A única garantia é que tais projetos deixarão de ser avaliados neste ano, já que os estudos deste trecho serão retomados após a conclusão da linha que está sendo considerada prioritária e atende o tronco São Paulo a Campinas, segundo divulga o próprio governo do Estado.

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), vinculada à Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM) e responsável pelos estudos para a instalação do trem, no momento depende do trabalho de outra pasta do governo estadual, a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo. E é nesta segunda Secretaria que está o Conselho Gestor das Parcerias Públicas Privadas (PPPs), que avalia a viabilidade da proposta apresentada pelo setor privado. Segundo a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional, o Conselho Gestor das PPPs trabalha para que seja feita a licitação da linha São Paulo-Jundiaí-Campinas-Americana até o final do ano. Após essa licitação é que iniciará a avaliação de outros quatro trechos, entre eles o de Sorocaba, mas deixa de prever uma data aproximada para iniciar a análise da proposta da linha de Sorocaba, já que existem outros trechos que também dependem de estudos.

O projeto funcional da linha Sorocaba-São Paulo foi concluído ainda em 2012, segundo informou a CPTM durante reunião em Sorocaba no final daquele mesmo ano. Na ocasião foi informado que faltavam os projetos básico e o executivo, que seriam os próximos que precisavam ser contratados. A CPTM explica que naquela mesma época foi apresentada uma Manifestação de Interesse da Iniciativa Privada (MIP) ao Governo Estadual, pelas empresas BTG Pactual e EDLP Estação da Luz Participações.

A MIP, que depende da avaliação do Conselho Gestor das PPPs, propõe a construção de infraestrutura, implantação de equipamentos e sistemas e compra de material rodante para a operação de uma rede integrada de linhas de trens de 416 km, abrangendo as cidades de Santos, Mauá, São Caetano, Santo André, Jundiaí, Campinas, Americana, São José dos Campos, Taubaté e Sorocaba, que se conectará a uma estação no centro da cidade de São Paulo. De acordo com a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, o Conselho Gestor das PPPs concluiu que há viabilidade para a construção da linha São Paulo-Jundiaí-Campinas-Americana e trabalha para que a licitação do trecho seja feita até o fim do ano.

 Conheça a promessa

 A CPTM prevê a parada do trem Sorocaba-São Paulo em quatro estações: no centro de Sorocaba, bairro Brigadeiro Tobias, São Roque e o destino final na cidade de São Paulo será a estação Água Branca. Partirá de Sorocaba margeando as proximidades da rodovia Raposo Tavares (SP-270) e chegará em São Paulo ladeando a rodovia Castelo Branco (SP-280). O intervalo das partidas está previsto para ocorrer a cada 15 minutos e objetivo é que a passagem do trem custe menos do que o valor gasto com o deslocamento com o carro e ainda seja competitivo com o valor do ônibus. A estimativa é de 54 viagens ao dia entre os dois destinos. Inicialmente foi anunciado que a composição gastaria 40 minutos entre Sorocaba e São Paulo, mas depois esse tempo foi elevado para 51 minutos.

Na estação Água Branca, na região da Lapa, zona oeste da Capital, atualmente passam os trens que atendem a linha 7-Rubi da CPTM. Na mesma Água Branca há projetos para ser integrada a futura linha do trem regional para Jundiaí, além da também planejada linha 6-Laranja do Metrô. Há estudos para que aquela mesma estação seja ponto de partida do futuro trem regional São Paulo-Santos. A estação Água Branca fica a dez quilômetros da praça da Sé, a 18 km do Aeroporto de Congonhas e 33 km do Aeroporto de Guarulhos.

 Metrô de superfície

 

Outro projeto discutido para Sorocaba é o metrô de superfície (que pode ser um Veículo Leve sobre Trilhos - VLT). Segundo o estudo da Urbes - Trânsito e Transportes, o projeto do Trem Regional, que ligaria Sorocaba a São Paulo, e do Contorno Ferroviário, possibilitam a implantação de um VLT, aproveitando o leito ferroviário existente. Esse tipo de transporte seria no trecho da antiga Estrada de Ferro Sorocabana, que parte de um ponto próximo ao rio Sorocaba e vai até Iperó.

Leandro Nogueira

leandro.nogueira@jcruzeiro.com.br

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do blog Diário da CPTM.
Observações:

  • Último trem do terminal de Jundiaí para Francisco Morato tem partida programada às 23h30.
  • A transferência entre linhas é garantida desde que o usuário esteja em sua última estação de transferência até as 00h. Para mais informações, confira o Regulamento de Viagem. ​​​​
De domingo a 6ª feira, das 4h à meia-noite, e aos sábados das 4h à 1h (sentido único, do centro de São Paulo para os bairros e municípios da Região Metropolitana).

Apartamento em Francisco Morato finaciado pela Caixa

Apartamento em Francisco Morato finaciado pela Caixa
ÚNICO DA REGIÃO ENTREGUE TOTALMENTE ACABADO, COM PISO EM TODAS AS ÁREAS ✅ ESCRITURA GRÁTIS! 💥 APARTAMENTOS LOCALIZADOS A 1,8 KM DA ESTAÇÃO BALTAZAR FIDÉLIS 💥 Se você: ✅ Trabalha registrado ✅ Possui renda familiar de R$ 2200 ou mais ✅ Possuis FGTS Não perca mais tempo, saiba que você possui um excelente potencial de financiamento e não pode deixar essa oportunidade escapar! SUA OPORTUNIDADE CHEGOU ✅ 1 Vaga ✅ Condomínio com portaria 24hs. ✅ Piscina ✅ Salão de Festas ✅ Churrasqueira ✅ Quadra ✅ Playground ✅ Plantas de 46 e 46 M². O único da região que entrega totalmente acabado e pronto para morar ***Use seu FGTS *** Financiamento Caixa Econômica Federal *** Entrega garantida pela Caixa prevista para maio de 2019. Localização Município: Francisco Morato CEP do imóvel: 07996-005 Bairro: Res São Luis VISITAS SOMENTE COM AGENDAMENTO PRÉVIO Fale com agora mesmo no telefone ou WhatsApp com: RICARDO - 11-987405205