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23 de maio de 2014

Sob denúncias, SP vai emprestar R$ 2,5 bi para Metrô e comprar oito trens para CPTM

Ministério Público oficializa pedido de afastamento de conselheiro do Tribunal de Contas suspeito de integrar máfia dos trilhos. Alckmin autoriza novas compras para Metrô e CPTM

Alckmin lança edital de extensão da Linha Verde: obras sob investigação e denúncias de conluio
São Paulo – O governo do estado de São Paulo divulgou hoje (23) a autorização de abertura de crédito de R$ 2,5 bilhões para obras de expansão da Linha 2-Verde do Metrô do trecho Vila Prudente-Dutra, além de designar a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) como gerenciadora de licitação para "fabricação e fornecimento" de oito trens.

A gestão do governador Geraldo Alckmin (PSDB) decide abrir novos contratos no mesmo dia em que o Ministério Público Estadual oficializa o pedido de afastamento do conselheiro Robson Marinho, do Tribunal de Contas do Estado (TCE), suspeito de ter recebido dinheiro da empresa Alstom, envolvida em cartéis e corrupção de agentes públicos em torno de contratos do Metrô e da CPTM. Marinho, secretário da Casa Civil no governo Mário Covas (PSDB), teve flagrada pela Justiça suíça uma conta no exterior na qual foi
Na semana passada, o Metrô confirmou o cancelamento da licitação para as obras da Linha 18-Bronze, que vai ligar o ABC paulista a São Paulo por um monotrilho, por recomendação do próprio TCE. 

O tribunal enxergou no edital exigências suspeitas de beneficiar empresas específicas no certame. Como a prática é objeto de investigação dos Ministérios Públicos Estadual e Federal, além da Polícia Federal e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), a convocação de empresas interessadas na disputa aguarda nova redação que garanta maior transparência, e que não tem prazo para ficar pronta.

Para as obras no Metrô, lei aprovada pela Assembleia Legislativa autoriza o governo a abrir crédito de até R$ 2,5 bilhões em moeda nacional junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), à Caixa Econômica Federal ou ao Banco do Brasil. O texto permite ainda que o governo opte por buscar crédito junto a instituições privadas nacionais. Já a CPTM foi denominada coordenadora de uma futura licitação para fabricação e fornecimento de oito trens no âmbito do planejamento da empresa para expansão da frota até 2025.

A CPTM deverá ainda prestar assessoria técnica à Secretaria de Transportes Metropolitanos para garantir a contratação da Banco Europeu de Investimento como "consultoria de apoio técnico" para o negócio.

por Diego Sartorato, da RBA publicado 23/05/2014 16:07, última modificação 23/05/2014 18:37
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