Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

18 de maio de 2014

Itaquerão passa no teste de gringos (com ressalva)

Três estrangeiros usam o sistema de trens montado para a Copa e também visitam a arena

O francês Tristan elogiou o trem da CPTM e até fez amizade com os corintianos / Leo Martins/DiarioSP

Por: Filipe Sansone

A Copa do Mundo vai começar daqui a 25 dias. Grande parte dos 68 mil torcedores que assistirão à estreia do Brasil no Mundial, no Itaquerão, na Zona Leste da capital, utilizará o sistema de transporte público oferecido na cidade. Da Estação Luz, no Centro, sairá o Expresso da Copa, trem da CPTM ligando diretamente as estações Luz e Corinthians-Itaquera, com início de atividade três horas antes da abertura dos portões.

Juntos, o trem expresso e a Linha 3-Vermelha do Metrô terão capacidade de transportar 90 mil pessoas por hora no sentido do estádio, o que, garante o Metrô, é mais do que suficiente.

Muitos dos torcedores que vão para a partida inicial da Copa não são da cidade nem mesmo do país. Para verificar como os estrangeiros vão encarar o trajeto até o Itaquerão e o que pensam do estádio e do entorno, o DIÁRIO acompanhou um francês, uma argentina e um peruano da Estação Luz até o local do jogo em trajeto feito na Linha 11 - Coral da CPTM.

Os três estão na cidade há, no máximo, um mês e tiveram de enfrentar problemas muito parecidos com os quais os torcedores que não forem de carro até o estádio terão de encarar.

Em geral, o trio aprovou as condições do trem e os arredores do estádio, que será cenário para o trecho percorrido a pé pelo público que sai da estação Corinthians-Itaquera. Entretanto, cada um deles fez ressalvas sobre a sinalização nas estações do Metrô e da CPTM para chegar ao trem expresso e para caminhar até o Itaquerão.

O fato de o palco onde vai ocorrer a primeira partida do Mundial ainda não estar pronto totalmente – nem as obras nos arredores dele – preocupou todos eles. Metrô e CPTM garantem que toda estrutura necessária já está pronta. Veja nestas páginas as principais impressões de cada um deles.

TRISTAN LARSEN - Francês de Paris

DO QUE GOSTOU: “A Estação da Luz é magnífica. É um bom ponto para começar o trajeto para o estádio. O trem que será utilizado para a Copa me parece bastante moderno, só faltam as televisões que a gente vê no Metrô. Outra coisa importante é que os trens têm câmeras de segurança, o que ajuda no combate a furtos. O trem chega rápido ao estádio”.

DO QUE NÃO GOSTOU: “Acredito que o fluxo de torcedores deve ser  grande, por isso será preciso mais funcionários em vários pontos orientando quem vai para o jogo. As placas do Fifa FanFest estão confusas, porque não dá para entender que o estádio e o local do Fifa Fanfest  são distantes um do outro. As obras do estádio me parecem bem atrasadas”.

GERMAN RODRIGUES ARRAIZ FLORES -  Peruano de Lima

DO QUE GOSTOU: “Todas as pessoas para as quais pedi informação foram muito solícitas. O trem é limpo e tem ar-condicionado, o que ajuda bastante. O estádio também está bastante bonito, acho que o Mundial vai ser bem interessante. Agora, quero ver como vão ser os protestos durante a Copa e se não vão ocorrer problemas por causa disso”.

DO QUE NÃO GOSTOU: “Faltam pessoas para orientar o fluxo dos passageiros na Estação Luz. Muitos podem ficar perdidos, porque há o Metrô e o trem e é normal que haja a dúvida sobre qual transporte pegar. O grande problema em relação ao estádio é que não tem local para comer fora dele. Todos seriam forçados a comer dentro do estádio, o que acho complicado, já que lá  é muito caro”.

NATÁLIA SOLEDAD ARNEZ MARISCAL - Argentina de Buenos Aires

DO QUE GOSTOU: “As placas dentro da Estação Luz são bem explicativas. Se você sabe que precisa ir para a CPTM, então dificilmente vai ficar perdido. Além disso, os corredores, quando estão cheios de pessoas, acabam levando todos ao local certo para pegar o trem, é praticamente só seguir o fluxo. Os funcionários do Metrô nos orientaram bem”.

DO QUE NÃO GOSTOU:  “As faixas que indicam onde está o estádio são  confusas. Quem vem de fora não sabe onde fica a Estação Itaquera. Acho que as faixas da Fifa FanFest também precisariam deixar mais claro como se chega até o estádio. Eu pelo menos levei uns cinco minutos para entender. Quem chega de trem ica perdido, pois o estádio está de um lado e a placa aponta para outro”.

Metrô e CPTM terão duas linhas paralelas

O Metrô e a CPTM atenderão à demanda por transporte com duas linhas paralelas. Os usuários poderão utilizar a Linha 3-Vermelha do Metrô ou a Linha 11-Coral da CPTM, que contam com estações a cerca de 900 metros de distância das entradas da arena. O trajeto do torcedor poderá ser definido de acordo com a entrada do estádio e ele será orientado a utilizar a linha que mais o aproxime de seu portão: quem for ao acesso oeste do estádio será orientado a utilizar o Metrô e desembarcar na estação Artur Alvim. Já quem for ao acesso leste da arena deverá utilizar a CPTM, desembarcando na estação Corinthians-Itaquera.

Na Linha 11, em dias de jogos do Mundial, funcionará o Expresso da Copa, trem que vai ligar diretamente as estações Luz e Corinthians-Itaquera, com operação começando três horas antes da abertura dos portões do estádio. No jogo inicial da Copa, no dia 12 de junho, esse serviço terá início às 12h30 (três horas antes do início da cerimônia de abertura). Qualquer pessoa poderá utilizar esse trem, que sairá de uma plataforma específica na Estação da Luz. O tempo total de viagem estimado é de 19 minutos.


Diário de SP