Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

10 de maio de 2014

Greve pode paralisar linhas da CPTM por tempo indeterminado

Sindicatos dos trabalhadores da empresa do governo do Estado decidiram por paralisação na quinta-feira

Os sindicatos que representam os trabalhadores da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) devem entrar em greve por tempo indeterminado, a partir da próxima quinta-feira, dia 15. Passageiros de 22 cidades da Grande São Paulo podem ficar sem o serviço a partir da 0h desse dia. As seis linhas da companhia controlada pelo governo do Estado transportam diariamente 2,8 milhões de usuários, em média.

A principal reivindicação é aumento salarial. Segundo Eluiz Alves de Matos, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de São Paulo, a companhia fez uma proposta de 3,97% - abaixo da inflação. "Estamos em negociação desde janeiro, e a CPTM alegou que essa é a proposta final, mas a categoria a rejeitou", disse Matos.

A última paralisação deflagrada por funcionários da CPTM foi em 13 de junho do ano passado, em meio aos primeiros protestos que mobilizaram a cidade contra o aumento do preço da tarifa de ônibus, de metrô e de trens suburbanos. Naquele dia, as Linhas 9-Esmeralda, 11-Coral e 12-Safira tiveram os serviços paralisados, afetando cerca de 1 milhão de passageiros, segundo balanço da própria companhia. A CPTM teve de contratar ônibus emergencialmente para fazer os percursos parecidos com os das linhas.

Mobilização. A decisão pela greve da semana que vem foi tomada em assembleia na noite de quinta-feira, 8. CPTM e representantes dos trabalhadores vão se reunir na segunda-feira no Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo (TRT-SP) para tentar chegar a um acordo. Às 18h da quarta-feira, dia 14, uma nova reunião dos trabalhadores está prevista para ocorrer na sede do sindicato, que representa os funcionários da antiga Estrada de Ferro Santos-Jundiaí (o que corresponde às Linhas 7-Rubi e 10-turquesa).

"Se o governo ou a CPTM tiverem interesse em fazer um acordo, que apresentem a proposta. Se não, essa assembleia servirá para delinear o movimento que vai acontecer a partir da meia-noite", disse Matos.

Além dessa entidade, participam do movimento os Sindicatos dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Sorocabana (Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda), dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Central do Brasil (11-Coral e 12-Safira) e a Associação dos Engenheiros Ferroviários no Estado de São Paulo.

Em nota, a CPTM diz que fez todos os esforços para concluir o acordo de forma satisfatória e que espera reverter a posição dos trabalhadores no TRT.

Estadão

As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do blog Diário da CPTM.