Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

19 de maio de 2014

Festa do Divino antecipa Expresso Turístico de Mogi

No mês de junho, com o objetivo de atender os visitantes da Festa do Divino, maior evento de Mogi das Cruzes e a maior Festa em Louvor ao Divino Espírito Santo do Brasil, a CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos] realizará no primeiro sábado, 07/06, a viagem do Expresso Turístico Luz-Mogi das Cruzes. Portanto, em junho, o Expresso Turístico não prestará serviço no segundo sábado, 14, como anteriormente programado.

 

A Festa do Divino

 

Realizada desde 1613, a tradicional festa em louvor ao Espírito Santo recebeu, em 2013, 380 mil visitantes e contou com a participação de 2.500 voluntários que apoiaram o evento com cerca de 60 apresentações folclóricas e mais de 130 variedades de pratos culinários. No dia 7, quando haverá a viagem do Expresso Turístico, está previsto grande fluxo de pessoas devido à realização da Entrada dos Palmitos, principal atração da festa. Trata-se de cortejo formado por mais de 5 mil pessoas, que relembra a chegada da população da zona rural para os festejos do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes, trazendo como oferta os primeiros frutos da colheita. Percorrendo as ruas centrais da cidade, em carros de bois usados para o transporte dos palmitos, o cortejo remete à época da fartura, pois o palmito era encontrado em abundância na região no período colonial. Neste ano, a Festa do Divino começa no dia 29 de maio e termina no dia oito de junho.

 

Sobre o Expresso Turístico

 

O Expresso Turístico, criado pela STM [Secretaria dos Transportes Metropolitanos] e CPTM, em parceria com a Secretaria do Turismo, e com o apoio da ABPF [Associação Brasileira de Preservação Ferroviária], IPHAN [Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional] e das prefeituras de Jundiaí, Mogi das Cruzes e Santo André, faz sucesso entre o público. Desde o início de operação em abril/2009 até março/2014 já foram atendidos cerca de 73 mil turistas em 471 viagens, o que representa índice médio de ocupação em torno de 89% no período. Em 2013, mais de 15 mil turistas viajaram nos três trajetos.

 

Trem: o passeio é feito a bordo de um trem, composto por uma locomotiva da CPTM e dois carros de aço inoxidável fabricados no Brasil na década de 60. Cedidos pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária [ABPF], os vagões foram restaurados pela CPTM. São 174 poltronas para acomodar confortavelmente os turistas, além de espaço reservado para cadeira de rodas [com cinto de segurança e ancoragem da cadeira]. Ao longo do percurso sobre os trilhos, que dura cerca de 1 hora e meia, monitores dão informações históricas sobre a ferrovia. A viagem para Mogi das Cruzes também conta com um vagão - bicicletário.

 

Passagem: o preço unitário da passagem é de R$ 34,00, exceto para os embarques na Estação Prefeito Celso Daniel - Santo André, com destino a Paranapiacaba, que saem por R$ 31,00. O bilhete é vendido das 6h às 18h30, todos os dias, na bilheteria da Estação da Luz, localizada no acesso à Pinacoteca, e na Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André [Linha 10-Turquesa]. Há descontos de 50% na compra de até três passagens para acompanhantes. O trem parte da plataforma 4 da Estação da Luz, às 8h30, e o retorno para São Paulo ocorre às 16h30, com chegada às 18h.

 

O bilhete da CPTM contempla somente a viagem de trem até um dos três destinos. Roteiros complementares, que são de responsabilidade dos operadores de turismo regionais, devem ser adquiridos diretamente nas agências de turismo.

 

Os destinos

 

Mogi das Cruzes: entre as possibilidades de lazer e cultura estão o Parque das Neblinas, que oferece diversas atividades ambientais, além das igrejas da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo. Outra opção é o famoso "circuito das flores" que oferece ao visitante a chance de conhecer as propriedades dos produtores da região e comprar produtos diretamente dos proprietários.

 

Jundiaí: a cidade conta com diversas atrações turísticas, como, por exemplo, o Museu da Companhia Paulista, que apresenta a história das ferrovias da região de Jundiaí. Lá também é possível aproveitar realizar trilhas e caminhadas na Serra do Japi, que tem 354 quilômetros quadrados de área e é uma das poucas regiões remanescentes da Mata Atlântica. Há também o chamado "circuito das frutas", roteiro que proporciona uma imersão pelas fazendas da região produtoras de uva, caqui, morango, entre outras frutas.

 

Paranapiacaba: permite conhecer detalhes sobre o desenvolvimento da ferrovia no Brasil. Há passeios de Maria Fumaça pelo circuito cultural [Vila Inglesa ou Nos Trilhos da SPR], além de roteiros histórico/ambiental [Expresso Paranapiacaba] e ecológico, nas trilhas da Serra do Mar ou Nascentes do Rio Grande.

 

CPTM