Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

13 de maio de 2014

Estação Domingos de Moraes da CPTM é modernizada e ganha novos equipamentos

Obras incluem novo elevador de acesso à plataforma, nova comunicação visual - com opções em braile - sala de apoio ao usuário na plataforma, entre outras novidades

A estação Domingos de Moraes, da Linha 8-Diamante (Júlio Prestes-Itapevi-Amador Bueno), foi totalmente modernizada, garantindo mais conforto e acessibilidade aos usuários. As obras, que incluem novo elevador de acesso à plataforma, nova comunicação visual - com opções em braile - sala de apoio ao usuário na plataforma, banheiros públicos comuns e adaptados para pessoas com deficiência, entre outras novidades, foram entregues nesta terça-feira, 13.

Ao todo, foram investidos R$ 10 milhões na modernização. "Estamos reformando as estações da CPTM e essa, a Domingo de Moraes, é mais uma delas. As estações terão mais acessibilidade, com rampa, elevador, comunicação em braile, comunicação mais eficiente, câmeras de vídeo, segurança e centro de controle. Outras estações que estão em obras são: Ferraz de Vasconcelos, Poá, Suzano, Jaraguá, São Miguel, o acesso norte, e Francisco Morato", comentou o governador Geraldo Alckmin.

A es tação também recebeu itens de segurança reforçados, como bilheterias blindadas e novos sistemas eletrônicos de monitoramento e comunicação, como circuito fechado de TV, vídeo e sonorização. As obras de modernização na Linha 8 da CPTM também acontecem na infraestrutura das estações, com a implantação de novos equipamentos de via permanente, sistemas de sinalização e energia.

O governador destacou que outras seis estações já estão em processo de licitação para obras de readequação (Jardim Belval, Jardim Silveira, Quitaúna, Imperatriz Leopoldina, Com. Sampaio e Gen. Miguel Costa) - com previsão de início no segundo semestre deste ano - e revelou que a nova concepção da CPTM também inclui a modernização dos trens.

"A motorização dos carros passou de 33% para 50%. Todos com ar condicionado. Na CPTM, 76% dos carros têm ar condicionado. É um numero maior que o Metrô, que é 52%. E nós vamos receber até janeiro mais 65 trens zero km, o que dá 520 novos carros. Então, com essa aquisição a modernização da CPTM chegara perto dos 100%", disse Alckmin.


Do Portal do Governo do Estado