30 de abril de 2014

Passageiro desmaia após agressão de seguranças da CPTM

Tentativa de entrada sem pagar passagem terminou em briga generalizada; segundo empresa, cinco pessoas foram detidas

Imagens gravadas por telefone celular e publicadas no Twitter e no Facebook na tarde desta quarta-feira, 30, mostram uma briga entre seguranças da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e passageiros da empresa. Em um dos vídeos, é possível ver agentes dando golpes de cassetetes em pessoas dentro de um vagão de trem, até que uma das pessoas é retirada do vagão, bate a cabeça e aparenta ficar desmaiado. Outros passageiros tentam acalmar os seguranças, até que o vídeo se encerra.




No outro vídeo, o mesmo rapaz fica quatro minutos desacordado sobre uma poça de sangue. "Moço, é melhor você parar de filmar, porque eles estão agredindo todo mundo", diz uma voz feminina para o rapaz que fazia as imagens. Neste mesmo vídeo, um homem é visto em pé, ao lado do desmaiado, quando dois policiais militares o puxam para o chão e o imobilizam. Com cassetetes na mão e pisando sobre ele, um dos policiais grita: "E agora, ladrão? E agora, ladrão?" O rapaz mostra a palma das mãos para o policial, em um sinal de que não oferecia resistência.

Este vídeo termina quando uma mão se aproxima do celular. É possível ouvir "Vai, vai, vai, rapa fora. Pra fora da estação", mas não dá para ver se a ação foi feita por seguranças da CPTM ou por policiais.




A confusão aconteceu na Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André, da Linha 10-Turquesa. As imagens mostram que a estação ficou paralisada, com o trem parado na plataforma. Parte dos passageiros ficou parada nas escadas de acesso à plataforma, impedidos de acessar o trem. Outra parte ficou dentro da composição, impedidos de sair.

Segundo a CPTM, o fato ocorreu no último domingo, dia 27, por volta das 18h30. A empresa sustenta que um grupo de dez jovens tentou embarcar no trem sem pagar passagem, por isso houve a confusão. "Ao ser orientado pelos vigilantes para retornar e pagar normalmente a passagem no bloqueio, teve início um conflito com agressão física entre o grupo e os vigilantes", diz a empresa, em nota.

Políciais militares que atuam em uma base instalada na saída da Estação foram chamados para dar apoio aos agentes. "Parte do grupo abandonou o local e cinco foram detidos pela PM e levados ao 1º Distrito Policial de Santo André, onde foi registrado o Boletim de Ocorrência. Um dos jovens envolvidos na ocorrência foi levado ao Pronto Socorro de Santo André e dispensado logo após o atendimento médico", diz o texto.

"A CPTM está colaborando com as investigações. Imagens gravadas pelo sistema de monitoramento da estação serão encaminhadas as autoridades competentes para auxiliar na elucidação dos fatos. A Companhia também está apurando os fatos dessa ocorrência e todos os agentes presentes serão ouvidos. Caso seja verificado o não cumprimento dos procedimentos internos serão tomadas medidas administrativas cabíveis", termina a nota da empresa.

Segundo informações do boletim de ocorrência sobre o caso, a confusão começou ainda na catraca da estação. Os seguranças declararam à Polícia Civil que notaram a tentativa de parte do grupo de embarcar sem pagamento da passagem, segurando a catraca para que mais de uma pessoa passasse, e impediram a ação.

Já três dos detidos, negaram à polícia que entraram na estação sem comprar bilhete.

Estadão
Comentários
0 Comentários
As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do blog Diário da CPTM.
Observações:

  • Último trem do terminal de Jundiaí para Francisco Morato tem partida programada às 23h30.
  • A transferência entre linhas é garantida desde que o usuário esteja em sua última estação de transferência até as 00h. Para mais informações, confira o Regulamento de Viagem. ​​​​
De domingo a 6ª feira, das 4h à meia-noite, e aos sábados das 4h à 1h (sentido único, do centro de São Paulo para os bairros e municípios da Região Metropolitana).

Apartamento em Francisco Morato finaciado pela Caixa

Apartamento em Francisco Morato finaciado pela Caixa
ÚNICO DA REGIÃO ENTREGUE TOTALMENTE ACABADO, COM PISO EM TODAS AS ÁREAS ✅ ESCRITURA GRÁTIS! 💥 APARTAMENTOS LOCALIZADOS A 1,8 KM DA ESTAÇÃO BALTAZAR FIDÉLIS 💥 Se você: ✅ Trabalha registrado ✅ Possui renda familiar de R$ 2200 ou mais ✅ Possuis FGTS Não perca mais tempo, saiba que você possui um excelente potencial de financiamento e não pode deixar essa oportunidade escapar! SUA OPORTUNIDADE CHEGOU ✅ 1 Vaga ✅ Condomínio com portaria 24hs. ✅ Piscina ✅ Salão de Festas ✅ Churrasqueira ✅ Quadra ✅ Playground ✅ Plantas de 46 e 46 M². O único da região que entrega totalmente acabado e pronto para morar ***Use seu FGTS *** Financiamento Caixa Econômica Federal *** Entrega garantida pela Caixa prevista para maio de 2019. Localização Município: Francisco Morato CEP do imóvel: 07996-005 Bairro: Res São Luis VISITAS SOMENTE COM AGENDAMENTO PRÉVIO Fale com agora mesmo no telefone ou WhatsApp com: RICARDO - 11-987405205