ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

7 de abril de 2014

Expansão do Metrô até Guarulhos deve equilibrar linhas 11 e 12 da CPTM

As obras de expansão da Linha 2-Verde do Metrô entre as estações Vila Prudente (São Paulo) e Dutra (Guarulhos) deverão proporcionar um equilíbrio de demanda às linhas 11-Coral e 12-Safira, ambas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).A expectativa foi divulgada, pelo governador Geraldo Alckmin, como um dos objetivos da obra, em ofício encaminhado ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado (Alesp), o deputado estadual Samuel Moreira (PSDB). As três linhas terão pontos de interligação.

No documento, Alckmin solicita aos deputados que aprovem com urgência o anteprojeto de lei que permite ao Estado realizar operação de crédito com instituições financeiras como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Caixa Econômica Federal (CEF) ou Banco do Brasil (BB), para as obras. O valor do financiamento destinado é de até R$2,5 bilhões.

De acordo com o projeto, a expectativa é que sua articulação com as linhas metroferroviárias promova maior diversidade de destinos aos usuários e melhor distribuição da demanda na rede. A situação deve causar alívio principalmente para os usuários da Linha 11-Coral, que passa, no Alto Tietê, pelos municípios de Ferraz de Vasconcelos, Poá, Suzano e Mogi das Cruzes. 

De acordo com levantamento recente da Secretaria de Estado de Transportes Metropolitanos, a linha apresenta a situação mais crítica do Estado. Nela, quase 68% dos passageiros enfrentam diariamente trens lotados. De 84.480 embarques, 55.684 são considerados como carregamento críticos, quando é ultrapassada a quantidade de seis pessoas por metro quadrado.

Outro benefício esperado é para o trânsito em importantes vias de ligação com a Capital, já que, após a expansão, a Linha-2, cruzará com os eixos viários de ônibus existentes, propiciando a reorganização do transporte coletivo. Também possibilitará captação de demanda das rodovias Fernão Dias e Dutra, proveniente dos automóveis, das linhas de ônibus municipais, intermunicipais, interestaduais e de fretamento.

PROLONGAMENTO 

A expansão da Linha 2-Verde entre a Vila Prudente e Dutra terá 13,6 km de extensão, acrescidos de 823 metros após a Estação Dutra para o retorno dos trens. Serão 13 estações, excluindo a Estação Vila Prudente. O inicio das obras esta previsto para dezembro de 2014. 

O trecho inicial Vila Prudente - Vila Formosa tem previsão de conclusãopara junho de 2020. O trecho Vila Formosa - Dutra deverá estar concluído em agosto de 2021. Atualmente a linha já está em operação no trecho entre as estações Vila Madalena e Vila Prudente.

   Diário de Suzano