Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

10 de abril de 2014

Dois novos trens série 9000 entram em operação na Linha 11-Coral

Na manhã desta quinta-feira [10], o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e o presidente da CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos], Mário Bandeira, entregaram dois novos trens para o serviço Expresso Leste, que opera entre as estações Luz e Guaianazes, na Linha 11-Coral.

Na ocasião, o secretário também vistoriou as obras de modernização da Estação Palmeiras - Barra Funda, que atende as linhas 7-Rubi [Luz-Francisco Morato] e 8-Diamante [Júlio Prestes-Itapevi]. A estação recebeu novos equipamentos: um elevador e duas escadas rolantes. Com os novos dispositivos, a estação está totalmente acessível às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Trens série 9000

Os dois novos trens fazem parte de um lote de nove composições adquiridas para reforçar a frota do Expresso Leste, na Linha 11-Coral. Os demais entrarão em operação nos próximos meses. Com essa entrega, a frota da CPTM contabiliza 98 novos trens desde 2006.

Com salão contínuo de passageiros [passagem livre entre os carros], os trens possuem monitoramento com câmeras na parte externa e interna e são acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência [conta com sinalização visual para identificação de assentos preferências, mapa dinâmico e áudio, espaço para cadeirantes].

Expresso Copa
A Linha 11-Coral atenderá aos torcedores que assistirão aos jogos da Copa na Arena Corinthians, em Itaquera. Para atender esse público, a CPTM e o Metrô organizarão esquemas especiais para a operação. Os usuários da CPTM vão dispor do serviço Expresso Copa, com trens percorrendo o trecho entre as estações Luz e Corinthians-Itaquera, em 19 minutos, sem parada nas estações intermediárias. O Expresso entrará em circulação duas horas antes da abertura do estádio. A operação será intercalada com o Expresso Leste. Portanto um trem direto e outro parador, partindo da Estação da Luz, alternadamente a cada quatro minutos.

Estação Palmeiras-Barra Funda

Foram concluídas as obras de modernização na Estação Palmeiras-Barra Funda. Os usuários contam agora com duas escadas rolantes que atendem as plataformas 1 e 2, que dá acesso à Linha 8-Diamante [Júlio Prestes-Itapevi] e um elevador com acesso às plataformas 5 e 6, da Linha 7-Rubi [Luz-Francisco Morato].

No ano passado, a estação passou por intervenções que ampliaram a área de mezanino, melhorando a circulação dos usuários, foram instalados novos bloqueios e a Central de Atendimento ao Usuário, localizada naquela estação, foi reformada.