9 de abril de 2014

Após polêmica, Metrô de SP lança campanha contra assédio sexual

Campanha de conscientização já está sendo veiculada pelas redes sociais.

Em março, comercial em rádio dizia que lotação era boa para 'xavecar'.

 

O Metrô de São Paulo está divulgando por meio de suas páginas nas redes sociais desde a sexta-feira (4) campanha de conscientização contra o abuso sexual nos trêns e estações. Nesta quarta-feira (4), a campanha começará a ser veiculada em vinheta nos monitores internos das composições, dos  de cartazes, além da distribuição de folhetos aos usuários nos horários de pico.

 

O Metrô, por meio de nota, que trabalha continuamente com campanhas de cidadania e de alerta aos usuários sobre condutas que possam colocar em risco a segurança de todos. Além disso, a empresa desenvolve estratégias de segurança com o objetivo de coibir a prática de crimes em suas dependências.

Segundo o Metrô, equipes de segurança contam com agentes uniformizados e à paisana, além de câmeras de vigilância em trens e estações. São mais de mil agentes treinados. Apesar disso, o Metrô coloca à disposição dos usuários o serviço do SMS-Denúncia (97333-2252), ferramenta que promove agilidade no combate às práticas irregulares, infrações ou crimes.

 

Campanha semelhante veiculada pela Rádio Transamérica FM em nome da companhia no final do mês passado criou polêmica entre os usuários do Metrô. As inserções comerciais diziam que a lotação nos vagões era boa para "xavecar a mulherada".

A companhia disse que a peça não tinha autorização para ser veiculada e anunciou que iria processar a rádio. "O Metrô reitera que repudia tal conteúdo absurdamente defendido pela rádio Transamérica", informou em nota, na ocasião. A rádio, por sua vez, divulgou inicialmente nota na qual defendeu o caráter humorístico da peça e dizendo que não tinha intenção de incentivar qualquer tipo de abuso.

 

'Encoxadores'

 

A Polícia Civil de São Paulo está investigando a ação de criminosos que, além de assediar mulheres no transporte público, filmam, fotografam e divulgam imagens na internet. Até o dia 20 de março, foram presos 17 suspeitos de abuso no Metrô e nos trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

O crime, conhecido como "frotteurismo" (ato de se esfregar em outra pessoa), é chamado nas comunidades virtuais investigadas pelos termos "encoxadas" e "encoxadores".

Para praticar o delito, homens usam telefones celulares, máquinas fotográficas e até microcâmeras escondidas para registrar o próprio abuso contra vítimas dentro de ônibus ou de vagões e plataformas lotados do Metrô e da CPTM. O objetivo é encostar na vítima, principalmente nas nádegas ou nos seios, ou exibir o órgão sexual masculino.

 

Alfinetes

 

Feministas do movimento Mulheres em Luta distribuíram alfinetes para mulheres contra "encoxadores" no Metrô de São Paulo na manhã de sexta-feira. O objeto pontiagudo foi distribuído com a mensagem "Não me encoxa que eu não te furo", lema da campanha.

Segundo as organizadoras, a ação pretende dar "condições mínimas para que as mulheres se protejam em casos de abuso". O Metrô informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que o movimento não tem vínculo com a companhia.

 

G1

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do blog Diário da CPTM.
Observações:

  • Último trem do terminal de Jundiaí para Francisco Morato tem partida programada às 23h30.
  • A transferência entre linhas é garantida desde que o usuário esteja em sua última estação de transferência até as 00h. Para mais informações, confira o Regulamento de Viagem. ​​​​
De domingo a 6ª feira, das 4h à meia-noite, e aos sábados das 4h à 1h (sentido único, do centro de São Paulo para os bairros e municípios da Região Metropolitana).

Apartamento em Francisco Morato finaciado pela Caixa

Apartamento em Francisco Morato finaciado pela Caixa
ÚNICO DA REGIÃO ENTREGUE TOTALMENTE ACABADO, COM PISO EM TODAS AS ÁREAS ✅ ESCRITURA GRÁTIS! 💥 APARTAMENTOS LOCALIZADOS A 1,8 KM DA ESTAÇÃO BALTAZAR FIDÉLIS 💥 Se você: ✅ Trabalha registrado ✅ Possui renda familiar de R$ 2200 ou mais ✅ Possuis FGTS Não perca mais tempo, saiba que você possui um excelente potencial de financiamento e não pode deixar essa oportunidade escapar! SUA OPORTUNIDADE CHEGOU ✅ 1 Vaga ✅ Condomínio com portaria 24hs. ✅ Piscina ✅ Salão de Festas ✅ Churrasqueira ✅ Quadra ✅ Playground ✅ Plantas de 46 e 46 M². O único da região que entrega totalmente acabado e pronto para morar ***Use seu FGTS *** Financiamento Caixa Econômica Federal *** Entrega garantida pela Caixa prevista para maio de 2019. Localização Município: Francisco Morato CEP do imóvel: 07996-005 Bairro: Res São Luis VISITAS SOMENTE COM AGENDAMENTO PRÉVIO Fale com agora mesmo no telefone ou WhatsApp com: RICARDO - 11-987405205