Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

4 de abril de 2014

Alfinete vira arma contra "encoxadores" do metrô

Devido aos recentes casos de abuso sexual registrados no transporte público de São Paulo, um grupo feminista resolveu protestar de maneira diferente. Alfinetes estão sendo distribuídos para mulheres em uma estação de metrô para coibir a ação dos chamados “encoxadores”.

A campanha é do Movimento Mulheres em Luta, que distribuiu os kits - acompanhados da frase “Não me encoxa que eu não te furo” - desde as 7 horas desta sexta-feira na estação Capão Redondo do metrô.

Segundo nota divulgada no site do grupo, a medida busca denunciar a violência e o assédio às mulheres no transporte público e “exigir do Metrô e do governo do estado que façam uma campanha de conscientização e combate aos assédios”.

“O primeiro responsável por essa situação é o governo do estado, que não dá condições dignas de transporte para a população. Em segundo lugar, é necessária também, a educação e coação no próprio transporte público. Ausentes todas essas medidas, em meio ao caos e situação de barbárie, nossa obrigação é assegurar o direito de autodefesa das mulheres”, diz o texto.

#nãomereçoserestuprada

Recentemente, a campanha contra o estupro criada pela jornalista Nana Queiroz ganhou grande repercussão nas redes sociais. Várias mulheres aderiram ao movimento e publicaram fotos sem roupa segurando placas com a frase “Eu não mereço ser estuprada” cobrindo os seios.

A iniciativa surgiu após a publicação da pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que apontou que 65% da população acredita que mulheres que vestem roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas.

Após a grande repercussão, que teve resposta até mesmo da presidente Dilma Rousseff, especialistas passaram a questionar a metodologia da pesquisa realizada pelo instituto.

Marina Pinhoni
Fonte: Exame