ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

11 de março de 2014

Uso dos trens da CPTM cresceu 62% em cinco anos

Pesquisa de mobilidade urbana divulgada pelo Metrô revela que fluxo da CPTM chegou 3,2 milhões de viagens por dia em 2012

O Metrô de São Paulo divulgou na ultima segunda-feira, 10, a pesquisa de mobilidade urbana da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). 

Os dados revelam que ao todo, 54% das viagens motorizadas da região são feitas de transporte coletivo. A pesquisa ouviu 8.115 pessoas, em 31 regiões, de agosto a dezembro de 2012 e entre março e abril de 2013.

De acordo com a pesquisa, o modal que mais cresceu foi o trem. Em cinco anos (a pesquisa considera o período entre 2007 e 2012 para efeito comparativo), o fluxo da CPTM aumentou em 62%, chegando a 3,2 milhões de viagens por dia. Do total de usuários de transporte público, 45% das pessoas optam pelo Metrô.

O total de viagens realizadas via transporte público cresceu 15% em relação a 2007 (quando havia sido realizada a última pesquisa de mobilidade), chegando a 43,7 milhões de viagens por dia nas 32 cidades da região. As informações foram coletadas antes da instalação das faixas exclusivas de ônibus pela Prefeitura da Cidade. 

Outra novidade foi o registro de um novo horário de pico: ao meio-dia é o período em que se percebe o maior deslocamento de pessoas. No horário, cerca de 5 milhões de viagens são realizadas na Grande São Paulo, contra 4,5 milhões de manhã e à tarde. Em 2007, o maior deslocamento ocorria de manhã, com 4 milhões de viagens.

O principal motivo para o aumento do fluxo de veículos no horário é a entrada e saída de crianças nas escolas. O horário também recebe um grande número de pessoas que optam por almoçar em casa e que iniciam ou finalizam o expediente no período.

Do Portal do Governo do Estado