Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

21 de março de 2014

Mundo: Trens da Espanha terão vagões com uso de celular proibido

A Renfe, empresa pública que administra a maior parte dos trilhos ferroviários da Espanha, anunciou nesta quinta-feira (20), que os trens de alta velocidade (AVE) da companhia terão o uso de telefone celular proibido em alguns de seus vagões.

Segundo a imprensa espanhola, o objetivo é permitir que os passageiros possam descansar ou trabalhar sem distrações ou incômodos durante sua viagem. Além de proibir que se converse ou ouça música pelo telefone, o sistema de anúncios de voz dos trens terá volume mais baixo e a iluminação será menos intensa.
A opção pode ser implantada já a partir de junho e, a princípio, o passageiro que desejar viajar com mais silêncio ao seu redor não terá que pagar mais por isso.

A empresa também anunciou que vai testar um serviço de busca e entrega de bagagens dos passageiros do trem de alta velocidade "de porta a porta", para aumentar a comodidade dos viajantes.
Ele estará disponível nos trens de alta velocidade, de longa distância e nos trens turísticos. A ideia é que a bagagem dos passageiros seja retirada na casa deles e entre em até 48 horas no endereço da cidade de destino. Além disso, a instalação de rede de conexão sem fio à internet nos trens da Renfe será estudada em um projeto piloto.

As novidades serão colocadas em prática no decorrer do ano, segundo o jornal "El País".

As medidas fazem parte de uma política de popularização das viagens em alta velocidade da empresa, que tiveram aumento de 23% no número de passageiros no último ano. A tarifa geral da passagem caiu em média 11%, e os bilhetes de ida e volta tiveram uma redução de 20%. Além disso, se a passagem é comprada com antecipação, os descontos podem chegar a 70%.

Fonte: G1