11 de março de 2014

Meio-dia é o novo horário de pico de SP

Pesquisa do Metrô revela que mais de 6 milhões de viagens são feitas por dia na hora do almoço

Um estudo do Metrô, divulgado nesta segunda pela Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos, revelou que São Paulo e região metropolitana têm, atualmente, um novo horário de pico.

A flutuação de viagens se intensificou nos últimos anos durante o almoço, deixando para trás períodos consagrados de alto congestionamento, como às 6h e às 17h.

Hoje, mais de seis milhões de pessoas circulam por volta do meio dia. Nos horários da manhã e do fim da tarde, pouco mais de 4,5 milhões se deslocam na capital e região, principalmente à pé.

O crescimento da oferta de matrículas estudantis (5,4 milhões em 2012 e alta de 2%) e do transporte  escolar (2 milhões e alta de 51%) são os principais motivos.

O estudo, realizado em 2012 e 2013, levou em consideração o intervalo de tempo entre 2007 e 2012 e mais de oito mil domicílios foram visitados em 31 regiões.

Também ficou constatado que houve aumento do transporte sobre trilhos (metrô e trem) entre os modos de viagem, bem como diminuição do uso de carros e de motos por parte da população de mais renda.

Trabalho também figura no topo das razões pelas quais as pessoas se deslocam, graças ao crescimento da oferta de empregos (9,8 milhões em 2012 e alta de 8%), segundo o governo.

A pesquisa também destacou que a frota de veículos particulares cresceu 18%. Em 2012, havia 4,2 milhões de unidades.

População tem feito mais transferências

Quem utiliza o transporte sobre trilhos tem feito mais transferências entre as estações. Comparado a 2007, o ano de 2012 teve queda  de 3% na opção por nenhuma transferência no metrô. Já para os trens, a diminuição foi de 6%. Por sua vez, no metrô, o número de passageiros que fazem ao menos uma transferência cresceu 1%. Nos trens da CPTM, o crescimento foi de 8% para duas delas.

 DIÁRIO DE S. PAULO
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do blog Diário da CPTM.
Observações:

  • Último trem do terminal de Jundiaí para Francisco Morato tem partida programada às 23h30.
  • A transferência entre linhas é garantida desde que o usuário esteja em sua última estação de transferência até as 00h. Para mais informações, confira o Regulamento de Viagem. ​​​​
De domingo a 6ª feira, das 4h à meia-noite, e aos sábados das 4h à 1h (sentido único, do centro de São Paulo para os bairros e municípios da Região Metropolitana).

Apartamento em Francisco Morato finaciado pela Caixa

Apartamento em Francisco Morato finaciado pela Caixa
ÚNICO DA REGIÃO ENTREGUE TOTALMENTE ACABADO, COM PISO EM TODAS AS ÁREAS ✅ ESCRITURA GRÁTIS! 💥 APARTAMENTOS LOCALIZADOS A 1,8 KM DA ESTAÇÃO BALTAZAR FIDÉLIS 💥 Se você: ✅ Trabalha registrado ✅ Possui renda familiar de R$ 2200 ou mais ✅ Possuis FGTS Não perca mais tempo, saiba que você possui um excelente potencial de financiamento e não pode deixar essa oportunidade escapar! SUA OPORTUNIDADE CHEGOU ✅ 1 Vaga ✅ Condomínio com portaria 24hs. ✅ Piscina ✅ Salão de Festas ✅ Churrasqueira ✅ Quadra ✅ Playground ✅ Plantas de 46 e 46 M². O único da região que entrega totalmente acabado e pronto para morar ***Use seu FGTS *** Financiamento Caixa Econômica Federal *** Entrega garantida pela Caixa prevista para maio de 2019. Localização Município: Francisco Morato CEP do imóvel: 07996-005 Bairro: Res São Luis VISITAS SOMENTE COM AGENDAMENTO PRÉVIO Fale com agora mesmo no telefone ou WhatsApp com: RICARDO - 11-987405205