Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

30 de março de 2014

Funcionários da CPTM fazem assembleia na segunda-feira

Caso a empresa não acene com algum tipo de acordo, trabalhadores poderão realizar greve nos próximos dias

Funcionários das linhas 11-Coral e 12-Safira, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), deverão se reunir pela terceira vez no ano com os empregados de outras linhas da rede ferroviária, na próxima segunda-feira, para debater os acordos feitos com a empresa no ano passado e que, segundo a diretoria do Sindicato da Central do Brasil, não foram cumpridos.

Em contato com o Dat, a diretoria da entidade revela que desta assembleia, caso a CPTM não acene com qualquer tipo de acordo, pode surgir uma data para acontecer uma paralisação nos trens. "Essa reunião promete ser bem atribulada por ser a terceira do ano e nem todos concordam (com as discussões), mas certamente se a CPTM não atender nossa reivindicação poderemos escolher uma data para realizar uma paralisação", informou o sindicato.

A direção também explicou que a possibilidade de parar os trens já na próxima semana foi cogitada, mas acabou descartada pela categoria devido à proximidade da data. De acordo com o sindicato, alguns funcionários queriam uma paralisação para o dia 1º ou o dia 4 (de abril), mas não havia como fazer isso em pouco tempo.

Para o sindicato, o não pagamento do Programa de Participação nos Resultados (PPR) e a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salário (PCCS) são os pontos-chaves da insatisfação com a companhia férrea.

A campanha salarial deste ano promete ser mais complicada do que 2013 porque o sindicato irá negociar os acordos feitos há um ano e deverá iniciar a campanha salarial de 2014, por isso, para a direção, os trens poderão parar duas vezes neste ano.

A CPTM foi procurada e enviou uma nota explicando que "está em negociação salarial com todos os sindicatos da categoria e desconhece qualquer assembleia ou paralisação marcada".

Fonte: DAT