Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

6 de fevereiro de 2014

Trem apresenta falha de tração e afeta circulação na Linha 3 do Metrô

Problema ocorreu por volta das 17h55 desta quinta-feira na Estação Brás. Composição foi esvaziada e circulação, normalizada às 18h45, diz Metrô.

Um trem apresentou falha de tração por volta das 17h55 desta quinta-feira (6) na Estação Brás do Metrô, na Linha 3-Vermelha (Palmeiras-Barra Funda/Corinthians-Itaquera), e precisou ser esvaziado, de acordo com a assessoria de imprensa da empresa.

O problema foi resolvido às 18h13. Apesar disso, os trens circularam até as 18h45 com velocidade reduzida e maior tempo de parada nas plataformas, segundo o Metrô. 

No horário, a circulação foi normalizada.
De acordo com o Metrô, foi feito um controle no fluxo de passageiros principalmente na Estação Barra Funda-Palmeiras, por uma questão de segurança dos usuários nas plataformas, no período em que a circulação foi afetada pelo problema.

Há dois dias, também durante o horário de maior movimento, uma falha em uma composição na linha levou os dispositivos de segurança a serem usados por passageiros que estavam em sete vagões diferentes. 

A operação na maior parte da linha ficou interrompida por cerca de 5 horas. 

Houve tumulto e parte das estações ficou fechada.

O Metrô informou que dos 40 trens que operam na Linha 3-Vermelha ao menos 19 sofreram algum tipo de dano nos tumultos que ocorreram nesta terça-feira (4). 

Segundo a assessoria de imprensa do Metrô, os danos mais comuns foram a quebra ou risco dos vidros e a quebra das proteções dos botões de segurança, que foram acionados pelos usuários para abrir as portas quando os trens estavam parados dentro dos túneis entre uma estação e outra.

Caos no serviço 

O secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, afirmou nesta quinta-feira (6) que será firmado um protocolo entre a sua pasta, que comanda as polícias civil e militar, e a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, responsável pelo Metrô e pela CPTM, para melhorar a comunicação e a “intervenção” das forças de segurança em dias de caos no serviço de trens.

Segundo Grella, a ideia é a polícia ter informações mais rápidas para poder decidir qual força será enviada. 

A reunião será na segunda-feira e foi marcada em razão confusão nas estações como na última terça-feira (4). 

“Nós temos que ter uma agilização nesse contato para ter um quadro real do que está acontecendo e saber que força policial vai ser mandada”, afirmou.

 Fonte: G1 SP