Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

21 de fevereiro de 2014

Projeto quer autorizar animais de estimação em trens e ônibus de SP

Cães e gatos de até 10kg poderiam circular em gaiolas. Atualmente somente cães guias são autorizados no transporte público.

Um projeto de lei do verador Paulo Frange (PTB) que autorizar animais de estimação de até 10kg em ônibus e trens de São Paulo. Atualmente, somente cães guias são permitidos no transporte público da cidade. 

"A situação no transporte do animal em São Paulo precisa ser solucionada. Não temos mais como separar o animal doméstico das pessoas que passaram a ter esses animais como parte da família", explica Frange.

De acordo com o texto do projeto de lei, publicado no Diário Oficial da Cidade na ultima quarta-feira (19), a ideia é limitar o horário em que os animais poderiam circular e também o peso permitido. "Criamos um texto para poder trabalhar o assunto sem atrapalhar o transporte público", afirma o vereador, que defende proibir a entrada de animais entre as 6h e 9h e também das 16h às 19h.

Além disso, cães e gatos de até 10kg só poderiam ser transportados em gaiolas ou compartimentos apropriados. "Em países de primeiro mundo isso é muito normal. Pessoas circulam normalmente com os animais só com a coleira. Mas é um outro sistema de transporte. Aqui ainda é diferente", diz Frange.

O texto, que ainda deve ser aprovado pela Comissão de Justiça, também prevê a apresentação de carteira de vacinação do animal atualizada antes de entrar em ônibus e trens. O vereador afirma ainda que será possível avaliar a cobrança de passagem para os animais.

A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) informaram que seguem o decreto estadual 1502, que proíbe o transporte de animais, a não ser cães guias.


G1