ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

6 de fevereiro de 2014

Falha no sistema de energia afeta circulação da Linha 9 da CPTM

Passageiros enfrentavam problemas na Linha 9 da CPTM nesta quinta-feira (6) (Foto: Ardilhes Moreira/G1)
Trens circulavam com maior tempo de parada na noite desta quinta (9). 
Passageiros relataram espera de 20 minutos na estação Morumbi.

Os trens da Linha 9 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) operavam com velocidade reduzida na noite desta quinta-feira (6). De acordo com funcionários na estação Morumbi, o motivo do problema é uma "falha no sistema de energia".

Avisos sonoros indicam que os trens, além de circular com velocidade reduzida, também estavam com maior tempo de parada. O passageiro Wesley de Souza Pereira, de 33 anos, afirmou que esperava na plataforma da estação Morumbi por cerca de 20 minutos para que o trem, sentido Grajau, retomasse a viagem.

Muitos passageiros desistiram de esperar e deixaram a estação para pegar um ônibus na volta para casa. Pouco antes das 20h30, quando dois trens que estavam na plataforma seguiram viagem, os funcionários chegaram a anunciar que o sistema estava sendo normalizado.

Reflexos 

Mais cedo, um trem apresentou falha de tração na Estação Brás do Metrô, na Linha 3-Vermelha (Palmeiras-Barra Funda/Corinthians-Itaquera), e precisou ser esvaziado, de acordo com a assessoria de imprensa da empresa. O problema foi resolvido às 18h13. Apesar disso, os trens circularam até as 18h45 com velocidade reduzida e maior tempo de parada nas plataformas, segundo o Metrô.

Há dois dias, também durante o horário de maior movimento, uma falha em uma composição na linha levou os dispositivos de segurança a serem usados por passageiros que estavam em sete vagões diferentes. A operação na maior parte da linha ficou interrompida por cerca de 5 horas. Houve tumulto e parte das estações ficou fechada

G1