ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

12 de fevereiro de 2014

Estação Adolfo Pinheiro do metrô será aberta nesta quarta

A estação Adolfo Pinheiro da linha 5-lilás do metrô de São Paulo será inaugurada nesta quarta-feira (12) pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB).

É a primeira estação aberta na cidade em mais de dois anos as últimas foram as estações Luz e República da linha 4-amarela, em setembro de 2011.

Após a inauguração oficial, às 10h, a estação será aberta para visitação na avenida Adolfo Pinheiro, 301. A entrada será gratuita, assim como a viagem até a estação do largo 13 de Maio.

Inicialmente, essa viagem só poderá ser feita das 10h às 15h, de segunda à sexta-feira. Para prosseguir para outras estações da linha, será necessário pagara a tarifa de R$ 3 –funcionários do Metrô vão orientar os usuários.

Depois de período de testes, a estação irá operar no horário integral do metrô das 4h40 à 0h10.
A Adolfo Pinheiro é a primeira estação da ampliação da linha 5-lilás, obra de 11,5 km que vai ligar a estação Largo Treze até a estação Chácara Klabin, na linha 2-verde, passando pela linha 1-azul. A previsão é que a obra completa seja entregue em 2016.

No total, o Metrô espera receber 14 mil usuários por dia na estação Adolfo Pinheiro.

ATRASO

A inauguração da estação estava prevista para o dia 1º, mas foi adiada devido à exigências de segurança solicitadas pelo Corpo de Bombeiros.

Foi o terceiro adiamento em poucos meses. A inauguração no dia 1º havia sido informada por Alckmin no último dia 17. Um mês antes, a data informada pelo governador era 25 de janeiro. Antes, a previsão era para dezembro de 2013.

Mas o atraso da obra foi ainda maior. As escavações para a construção da estação começaram em 2009, com a promessa dela ficar pronta em 2010.
Segundo o Metrô, o cronograma foi prejudicado pela troca de uma adutora antiga e paradas por ordem judicial, devido ao processo que apura suspeitas de fraude na licitação da linha.
Editoria de Arte/Folhapress
Fonte: Folha de SP

As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do Blog Diário da CPTM