Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

1 de março de 2014

Metrô terá operação especial durante o Carnaval

O Metrô preparou um esquema especial de operação para atender a população durante o Carnaval. Amanhã, dia 28, para atender os usuários que estiverem saindo da cidade, todas as linhas metroviárias contarão com frota máxima de trens em circulação.

Para quem não for viajar, mas pretende assistir aos desfiles das escolas de samba no Sambódromo, a dica é deixar o carro em casa e utilizar linhas de ônibus da SPTrans que partem dos terminais de ônibus das estações Palmeiras/Barra Funda e Portuguesa/Tietê do Metrô, com tarifa de R$ 3,00 e integração com bilhete único.

Nas estações, para evitar acidentes, a recomendação é respeitar a sinalização e evitar aglomerações nas plataformas e mezaninos. Além disso, para não ter que "encarar" filas de última hora, o usuário também deve optar pela compra antecipada de suas passagens.

No sábado e no domingo de Carnaval, o número de trens em operação em todas as linhas metroviárias será equivalente a de um final de semana normal. Já na segunda-feira, dia 3, véspera do feriado, a frota em operação será semelhante à que circula num domingo, porém, com reforço de 236 viagens a mais na Linha 1-Azul e 251 viagens extras na Linha 3-Vermelha. Na terça-feira, dia 4, a oferta de viagens em todas as linhas metroviárias será equivalente a de um domingo.

Quarta-Feira de Cinzas terá circulação de trens antecipada

Após o feriado, para facilitar o retorno dos paulistanos que forem passar o carnaval fora da cidade, as estações abrirão mais cedo na quarta-feira de cinzas, dia 5. Para atender aos que retornam do feriado prolongado, a circulação dos trens será antecipada para as 4 horas da manhã nas linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 4-Amarela, por onde desembarcam os usuários que chegam pelos terminais rodoviários Tietê, Jabaquara e Barra Funda.

Em razão disso, os usuários contarão com 14 viagens adicionais na Linha 1; 12 viagens extras na Linha 2 e 22 viagens a mais na Linha 3.

Na Linha 5-Lilás, a operação terá início no horário habitual; ou seja, a partir das 4h40.