ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

26 de fevereiro de 2014

Cansei de ser sardinha: internautas protestam contra transporte público

Foi lançado este mês o Tumblr colaborativo “Cansei de ser sardinha”. A iniciativa do site Catraca Livre é um protesto contra a má qualidade do transporte público brasileiro. Em menos de um mês de atividade, já foram compartilhada quase 300 imagens, sendo que boa parte delas de São Paulo.

Trens do Metrô e da CPTM lotados são os principais alvos dos internautas que se dizem “enlatados”, como os simpáticos peixes. Por ironia, uma das linhas mais criticadas é a 4-Amarela, justamente a mais moderna do sistema sobre trilhos paulistanos. Por ficarem em áreas de transferência entre linhas, as estações Paulista e Pinheiros registram lotação quase que diariamente.

Outra campeã de reclamação – e não poderia ser diferente – é a estação da Sé, no coração da capital paulista. A conexão mais movimentada de São Paulo já não escapa das lotações diárias e, a qualquer sinal de pane nas linhas 1-Azul ou 3-Vermelha, a situação acaba se tornando caótica.

Estações das zonas leste e central também lideram a lista de reclamações. Pela CPTM, as estações terminais Luz e Guaianazes vivem lotadas e complicando a movimentação da Linha 11-Coral. No Metrô, a estação Brás, que faz ligação com a CPTM, é outra muito criticada pelos internautas.

Ônibus

Quem pensa em evitar o transporte sobre trilhos para utilizar os ônibus coletivos pode ter uma experiência tão desagradável quanto uma estação da Sé lotada às 18h. Algumas linhas da SPTrans também apresentam superlotação e dois fatores podem piorar ainda mais a situação do passageiro: o calor e o trânsito, afinal, a maioria dos ônibus de São Paulo não possui ar-condicionado.

Para não ser injusto, somente uma vez (e nunca mais) entrei em um ônibus com refrigeração. Talvez fosse algo experimental, pois nunca ouvi falar em outros coletivos com tal característica.

E assim o paulistano segue o seu caminho. Enlatado como uma sardinha, disputando espaço com seus semelhantes e sem expectativa de melhora em curto prazo.

Serviço:

Cansei de ser Sardinha

http://canseidesersardinha.tumblr.com/
 

Fonte: Terra