ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

10 de janeiro de 2014

SP terá trem com padrão de metrô até o fim do semestre

Os trens da linha 8-diamante, que liga São Paulo a Itapevi, na região metropolitana, terão "padrão metrô" até o fim deste semestre. É o que garante o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes.

A informação foi publicada na edição de hoje do jornal "Diário de S.Paulo". De acordo com Fernandes, até junho o governo do Estado pretende concluir a instalação do CBTC (Comunication-Based Train Control), que é um sistema de sinalização mais moderno para a via. 

No total 41,6 km da via terão o novo sistema implantado. Com o controle automatizado, o governo pretende reduzir os intervalos entre os trens, nos horários de pico, de cinco minutos para três minutos. Este é o intervalo de operação entre as composições do metro de São Paulo. 

De acordo com o secretário, o CBTC deverá estar implantado nas demais linhas da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) até o final do ano que vem. No total, foram gastos mais de R$ 750 milhões na compra dos equipamentos que pretendem modernizar as linhas já existentes. 

Em agosto, o mesmo sistema entrou em operação na linha 2-verde do Metrô. A ideia é também instalar o CBTC nas demais linhas, com exceção da 4-amarela que já foi construída com os equipamentos modernos.