Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

24 de janeiro de 2014

Obras de modernização na CPTM alteram operação dos trens no fim de semana

Neste fim de semana, 25 e 26 de janeiro, a CPTM dará continuidade às obras de modernização em suas linhas. Por isso, os trens irão circular com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira a programação e antecipe sua viagem: 

Linha 7-Rubi [Luz - Francisco Morato - Jundiaí]
Domingo: das 4h até às 18h, não haverá circulação de trens no trecho entre as estações Pirituba e Baltazar Fidélis devido às obras de modernização e de construção da nova Estação Franco da Rocha. Para atender aos usuários, serão disponibilizados ônibus de conexão, com paradas na estação Franco da Rocha para embarque e desembarque. As senhas deverão ser retiradas nas estações. Nos demais trechos, das 4h às 18h, os intervalos médios entre trens serão de 16 minutos entre Luz e Pirituba e de 15 minutos entre Baltazar Fidelis e Jundiaí. Das 18h até o fim da operação comercial, os trens circularão com maiores intervalos: tempo médio de 17 minutos de Luz a Pirituba e de 34 minutos de Pirituba a Francisco Morato. 

Linha 9-Esmeralda [Osasco-Grajaú] 
Domingo: das 4h até o fim da operação comercial, serão realizados trabalhos nos equipamentos de via permanente e na rede área. A circulação ficará interrompida entre as estações Presidente Altino e Osasco, até 14h. Para completar a viagem nesse trecho, o usuário deverá utilizar os trens da Linha 8-Diamante. Os intervalos médios serão: 25 minutos entre Presidente Altino e Grajaú, das 4h às 14h, e de 25 minutos entre Osasco e Grajaú, das 14h até o fim da operação. 

Linha 11-Coral/Extensão [Guaianazes - Estudantes]
Sábado: das 18h até o fim da operação comercial, haverá serviços no sistema de rede aérea no trecho entre as estações Jundiapeba e Brás Cubas. O intervalo médio será de 35 minutos entre as estações Guaianazes e Estudantes. 

Linha 12-Safira [Brás - Calmon Viana]
Sábado: das 4h ate o fim da operação comercial serão feitas intervenções no sistema de rede aérea próximo à Estação Aracaré. Das 18h até o fim da operação, os trabalhos estarão concentrados entre as estações Comendador Ermelino e Itaim Paulista. Dessa forma, os intervalos médios na linha serão: 
*das 4h às 18h - 10 minutos entre as estações Brás e Calmon Viana e 20 minutos entre as estações Itaquaquecetuba e Calmon Viana. 
*das 18h até o fim da operação comercial - 35 minutos entre Brás e Calmon Viana, sendo a necessário fazer transferência de composições em Itaquaquecetuba.

Domingo: As obras de modernização serão realizadas entre as estações Brás e Calmon Viana e não haverá circulação de trens. Os trajetos serão feitos de ônibus nos seguintes trechos:
* De Brás a Tatuapé - usuário deve utilizar o Expresso Leste e haverá conexão com ônibus da SPTrans e EMTU.
*De Tatuapé a Itaim Paulista - ônibus de conexão com parada para embarque e desembarque em São Miguel Paulista.
*De Itaim Paulista a Poá- ônibus de conexão com parada para embarque e desembarque em Itaquaquecetuba.
*De Itaim Paulista a Guaianazes - ônibus de conexão atenderá o trecho.

As senhas para a utilização do ônibus deverão ser retiradas nas estações. 

Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição a Central de Atendimento ao Usuário, no telefone 0800- 0550121.