Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

17 de janeiro de 2014

Metrô-SP passa por expansão

Criada em 1968, a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) iniciou suas operações quatro anos depois, com viagens no pequeno trecho entre as estações Jabaquara e Saúde. Hoje, são quatro linhas em operação, com 65,3 quilômetros de rede e 58 estações. Este número, no entanto, deve ser ampliado em breve.

Isso porque, estão em andamento obras para expansão do Metrô de São Paulo, com a construção de novas estações e a criação de novas linhas. Uma delas diz respeito ao prolongamento da Linha 5-Lilás, ligando a Estação Largo Treze, em Santo Amaro, à Estação Chácara Klabin, que faz parte da Linha 2-Verde.

Outra novidade para os próximos anos no transporte paulista será o chamado Monotrilho. A Linha 15-Prata está sendo construída entre Ipiranga e Cidade Tiradentes. Ao final da obra, serão 18 estações, 25,8 km de vias elevadas. Já a Linha 17-Ouro, que terá 7,7 km de extensão, ligará o Aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital, à estação Morumbi, da Linha 9-Esmeralda da CPTM.

A última obra para a expansão do Metrô sendo realizada atualmente é a que corresponde à fase dois da Linha 4-Amarela, administrada a partir de uma parceria público-privada (PPP). No momento, estão sendo construídas mais cinco estações - Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire, Fradique Coutinho, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia. Com isso, a extensão da linha passará de 8 para 12 km.

Folha Dirigida