17 de janeiro de 2014

Metrô-SP passa por expansão

Criada em 1968, a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) iniciou suas operações quatro anos depois, com viagens no pequeno trecho entre as estações Jabaquara e Saúde. Hoje, são quatro linhas em operação, com 65,3 quilômetros de rede e 58 estações. Este número, no entanto, deve ser ampliado em breve.

Isso porque, estão em andamento obras para expansão do Metrô de São Paulo, com a construção de novas estações e a criação de novas linhas. Uma delas diz respeito ao prolongamento da Linha 5-Lilás, ligando a Estação Largo Treze, em Santo Amaro, à Estação Chácara Klabin, que faz parte da Linha 2-Verde.

Outra novidade para os próximos anos no transporte paulista será o chamado Monotrilho. A Linha 15-Prata está sendo construída entre Ipiranga e Cidade Tiradentes. Ao final da obra, serão 18 estações, 25,8 km de vias elevadas. Já a Linha 17-Ouro, que terá 7,7 km de extensão, ligará o Aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital, à estação Morumbi, da Linha 9-Esmeralda da CPTM.

A última obra para a expansão do Metrô sendo realizada atualmente é a que corresponde à fase dois da Linha 4-Amarela, administrada a partir de uma parceria público-privada (PPP). No momento, estão sendo construídas mais cinco estações - Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire, Fradique Coutinho, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia. Com isso, a extensão da linha passará de 8 para 12 km.

Folha Dirigida 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do blog Diário da CPTM.
Observações:

  • Último trem do terminal de Jundiaí para Francisco Morato tem partida programada às 23h30.
  • A transferência entre linhas é garantida desde que o usuário esteja em sua última estação de transferência até as 00h. Para mais informações, confira o Regulamento de Viagem. ​​​​
De domingo a 6ª feira, das 4h à meia-noite, e aos sábados das 4h à 1h (sentido único, do centro de São Paulo para os bairros e municípios da Região Metropolitana).