10 de janeiro de 2014

Inauguração de monotrilho em São Paulo é adiada e fica para março

Monotrilho da linha-15 Prata (Foto: Rafael Miotto/ G1 )
Secretário e imprensa percorreram trecho de dois quilômetros a 20km/h.
Estação deve ser inaugurada em março, mas aberta ao público até junho.

O secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Jurandir Fernandes, disse nesta sexta-feira (10) que o monotrilho da Linha-15 Prata será inaugurado com atraso em março e aberto definitivamente ao publico somente em junho.

Em julho de 2013,o governador Geraldo Alckmin havia prometido inaugurar o monotrillho em janeiro deste ano. Houve ainda uma previsão inicial do governo do estado de que o sistema fosse inaugurado ainda em 2010. 

Jurandir Fernandes rebateu a expectativa de que os trens pudessem estar operando já em 2010. "Em 2010 foi assinado o contrato para a compra dos trens, é estranho alguém falar isso, eu vi isso no site, é verdade. Quem colocou isso no site, naquela ocasião, eu fui procurar saber, não sabia o que estava falando. Como pode inaugurar algo em 2010, se os trens foram comprados em 2010? Os trens começaram a ser testados em 2012 no Canadá e estão sendo entregues agora. Eu não sei se foi erro, precisa perguntar para quem fez esta afirmação na época", disse Fernandes.

Fernandes realizou nesta manhã a primeira viagem experimental do monotrilho ao lado da imprensa e autoridades. Apesar de estar na agenda oficial de Alckmin, o governador não compareceu à viagem teste.

Viagem experimental

A viagem, que começou na futura Estação Oratório, na Vila Prudente, e foi feita a 20km/h, foi a primeira com pessoas de fora da equipe técnica. Segundo Fernandes, o monotrilho de São Paulo é o maior do mundo e deve ser inaugurado em março. No entanto, mesmo com a inauguração, só será aberto ao público entre maio e junho depois de mais testes.
O primeiro trecho a entrar em funcionamento será de quase 3 km e ligará a Estação Oratório à Estação Vila Prudente, onde poderá ser feita a conexão com o Metrô.

Apesar da viagem ter sido feita a 20km/h, por ainda estar em fase de testes, o secretário disse que a velocidade pode chegar a 80km/h, mas deve funcionar a 70km/h, por medidas de segurança. As obras ainda não foram concluídas e antes de entrar no trem, foi possível observar que o vão entre o trem e a plataforma é maior do que a média. A viagem terminou no pátio de manutenção, cerca de dois km depois da Estação Oratório. 
A Linha 15-Prata do Metrô, quando concluída, terá 18 estações, 26,6 km de extensão e deve ligar o Ipiranga ao Hospital Cidade Tiradentes, na Zona Leste. Os trens terão sete carros com capacidade para 150 pessoas cada um.

"Em 2015, já nos comprometemos com a prefeitura de levar a linha até a Jacu-Pêssego. Em 2016, chega na Tiradentes", disse Jurandir.

Colisão 
Em dezembro, um trem da Linha 15-Prata chocou-se com um molde de madeira usado para acabamentos nas obras e ficou avariado durante testes. O acidente aconteceu quando a composição deixava o Pátio Oratório.
Monotrilho da linha-15 Prata (Foto: Rafael Miotto/ G1)

Segundo a assessoria de imprensa do Metrô, o acidente ocorreu com o primeiro trem do monotrilho.  "A composição raspou em um molde de madeira afixado para acabamento das obras civis, causando pequeno dano na primeira saia de proteção do primeiro carro do trem". A empresa afirmou ainda que trata-se de "avaria mínima" em um módulo substituível, e o problema será "prontamente reparado".
Vão entre o embarque e o trem ainda é grande. Até a inauguração, governo diz que ainda faltam ajustes e distância será menor (Foto: Rafael Miotto/G1)

Fonte: G1
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