ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

31 de dezembro de 2013

Metrô e CPTM funcionam 24 horas durante a virada

Algumas estações, porém, só funcionarão para desembarque na madrugada; confira o esquema
Como estímulo para todo mundo deixar o carro em casa durante a virada, o metrô e a CPTM vão funcionar ininterruptamente na madrugada do dia 31 para o dia 1º. É preciso ficar atento, porém, já que algumas estações do metrô funcionarão apenas para embarque ou desembarque. Na CPTM, nem todas as estações estarão abertas. Confira:

Metrô

Até 2h do dia 1º, será possível usar qualquer estação das linhas 1-Azul, 2-Verde (com exceção da Trianon-Masp, que estará fechada a partir das 18h), 3-Vermelha e 4-Amarela. Depois desse horário, somente as estações Paraíso (Linha 1- Azul), Brigadeiro, Consolação (Linha 2- Verde) e Paulista (Linha 4- Amarela) estarão abertas para embarque e desembarque. Todas as outras continuarão funcionando apenas para desembarque. Às 4h40, a operação volta ao normal.

Para evitar filas, o Metrô recomenda comprar os bilhetes de ida e volta com antecedência.

CPTM

As linhas 7-Rubi (Luz-Francisco Morato), 8-Diamante (Júlio Prestes-Itapevi), 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú), 10-Turquesa (Luz-Rio Grande da Serra), 11-Coral (Luz-Estudantes) e 12-Safira (Brás-Calmon Viana) estarão abertas para embarque e desembarque até 1h do dia 1º. A partir deste horário, apenas as estações Brás, Tatuapé,Itaquera, Luz, Pinheiros, Santo Amaro, Barra Funda e Tamanduateí - que fazem integração com o metrô - estarão abertas para a transferência dos usuários e para desembarque. O intervalo entre os trens será de 15 minutos. As demais estações do sistema continuarão funcionando ao longo da madrugada só para desembarque.

Ônibus
A prefeitura vai deixar 77 linhas funcionando durante a madrugada - oito delas na região da Paulista, onde acontece a festa de Réveillon. No entanto, 25 linhas terão seu itinerário alterado por causa do evento. Veja aqui quais ramais vão circular

Fonte: Veja

Trens da CPTM vão circular em toda madrugada na virada do ano

Na madrugada da virada do ano, a CPTM irá prolongar e alterar a circulação de trens para atender aos usuários que vão participar da festa na Avenida Paulista.

As estações das linhas 7-Rubi , 8-Diamante, 9-Esmeralda,10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira estarão abertas para embarque e desembarque até 1h00 do dia 1º de janeiro.

Após a 1h00, somente as estações Brás, Tatuapé, Corinthians Itaquera, Luz, Pinheiros, Santo Amaro, Palmeiras/Barra Funda e Tamanduateí, que fazem integração gratuita com o metrô, estarão abertas para a transferência dos usuários e para o desembarque. Nesse período, o intervalo entre as composições será de 15 minutos. As demais estações do sistema continuarão funcionando na madrugada só para desembarque de usuários. A CPTM manterá trens em prontidão, caso ocorra um aumento da demanda.

30 de dezembro de 2013

Metrô terá operação especial no Réveillon

Na virada do ano, para facilitar o deslocamento dos usuários que forem aos eventos programados na Avenida Paulista, a circulação de trens em todas as linhas de metrô será ininterrupta durante toda a madrugada.

Quem pretende comemorar a chegada de 2014 na citada avenida encontrará no Metrô a melhor alternativa de transporte para chegar ao local da festa. Os usuários poderão embarcar em qualquer estação das linhas 1-Azul, 2-Verde (exceto a estação Trianon-Masp), 3-Vermelha e 4-Amarela até as duas horas da manhã. Após esse horário, apenas as estações Paraíso, da Linha 1- Azul, Brigadeiro e Consolação, da Linha 2- Verde e Paulista, da Linha 4- Amarela, permanecerão abertas para embarque e desembarque. Todas as demais continuarão em funcionamento, porém somente para desembarque.

Estação Trianon-Masp fecha mais cedo no dia 31
Na terça-feira, 31 de dezembro, a estação Trianon-Masp, na Linha 2, será fechada às 18h e reabrirá somente às 4h40 do dia 1º. A mudança ocorre por questões de segurança, devido a proximidade desta estação ao local da festa. A medida será informada aos usuários por meio de cartazes e mensagens sonoras.

Para garantir a segurança dos usuários durante a noite de Réveillon, o Metrô também reforçará o contingente de empregados da segurança nas estações. Para uma viagem tranquila, o Metrô recomenda aos usuários que sigam as orientações dos empregados e não formem aglomerações nas plataformas e mezaninos das estações. Para não ter que conviver com filas de última hora, a dica é a compra antecipada das passagens.

No primeiro dia de 2014, todas as linhas do Metrô voltam a operar nos horários habituais, com reabertura das estações a partir das 4h40.

Retorno tem antecipação de horário
Na quinta-feira (2), para atender aos usuários que retornam à capital, o início da operação será antecipado para as quatro horas da manhã nas linhas 1, 2, 3 e 4. Na Linha 5, a abertura das estações ocorrerá no horário normal, às 4h40.

O Blog Diário da CPTM deseja a todos um feliz 2014!

Em 2013 tivemos muitas novidades. Foram centenas de matérias sobre tudo o que envolve o transporte sobre trilhos em SP e esperamos ter feito um trabalho à altura da qualidade que nossos leitores exigem.

2014 está chegando e o futuro que queremos, está em nossas mãos.

Desejamos a todos um Feliz 2014 cheio de alegria e realizações e esperamos fazer mais um ano recheado de informação para você, caro leitor.

Um abraço especial do Grupo Diário da CPTM

29 de dezembro de 2013

Passageiros enfrentam lentidão em 4 linhas da CPTM neste domingo

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) continua com obras de modernização em quatro linhas neste domingo. Por isso, os trens irão circular com maiores intervalos em alguns trechos das linhas 8-Diamante, 9-Esmeralda, 11-Coral e 12-Safira.

Desde as 4h, todo o trecho da Linha 8-Diamante, entre Júlio Prestes e Itapevi, opera com velocidade reduzida por causa de uma obra entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Júlio Prestes. A restrição deve durar o dia todo.

Pela Linha 9-Esmeralda, o aumento do intervalo ocorre das 4h até 21h por causa de um trabalho de manutenção na rede elétrica na estação Autódromo.

Dois trechos da Linha 11-Coral estão em obras, segundo a CPTM. Até o final da operação comercial, os serviços estarão concentrados na região do Tatuapé e entre as estações CalmonViana e Jundiapeba. Neste segundo trecho, a circulação de trens foi interrompida. Para atender aos usuários, serão disponibilizados ônibus de conexão no trecho interditado, com parada na Estação Suzano para embarque e desembarque.

Desde ontem, operários trabalham na manutenção do sistema aéreo entre as estações São Miguel Paulista e Itaim Paulista da Linha 12-Safira. De acordo com a CPTM, os trens devem circular com maiores intervalos até o final da operação neste domingo.

Terra

27 de dezembro de 2013

Obras de modernização alteram intervalos da CPTM no fim de semana

Neste fim de semana, 28 e 29 de dezembro, a CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos] dará continuidade às obras de modernização em suas linhas. Por isso, os trens irão circular com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira a programação e antecipe sua viagem:

Linha 8 - Diamante [Júlio Prestes - Itapevi]

Sábado e Domingo: das 4h de sábado até o fim da operação comercial de domingo, serão realizadas obras externas entre as Estações Palmeiras-Barra Funda e Júlio Prestes.

Linha 9 - Esmeralda [Grajaú - Osasco]

Domingo: das 4h às 21h, os trabalhos serão executados no sistema de energia na Estação Autódromo.

Linha 11 - Coral/Expresso Leste [Luz - Guaianazes]

Domingo: das 4h até o fim da operação comercial, os serviços estarão concentrados nos equipamentos de via na região da Estação Tatuapé.

Linha 11 - Coral/Extensão [Guaianazes - Estudantes]

Domingo: das 4h até o fim da operação comercial, serão realizados serviços de segregação de vias, e não haverá circulação de trens entre as Estações Calmon Viana e Jundiapeba. Para atender aos usuários, serão disponibilizados ônibus de conexão no trecho interditado, com parada na Estação Suzano para embarque e desembarque.

Linha 12 - Safira [Brás - Calmon Viana]

Sábado e Domingo: das 18h de sábado até o fim da operação comercial de domingo, serão realizadas obras no sistema de rede aérea entre as estações São Miguel Paulista e Itaim Paulista.

Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição a Central de Atendimento ao Usuário, no telefone 0800- 0550121.

Monotrilho fica avariado após colisão durante teste em São Paulo

Avaria causada na parte inferior da composição (Foto: Cristiano Novais/CPN/Estadão Conteúdo)

Composição chocou-se com estrutura de madeira usada na obra.
Metrô avalia que avaria foi 'mínima' e diz que será feito reparo imediato.

Um trem da Linha 15-Prata chocou-se com um molde de madeira usado para acabamentos nas obras e ficou avariado durante testes realizados neste sexta-feira (27). O acidente aconteceu quando a composição deixava o Pátio Oratório, na Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello. A Linha 15 ligará o Ipiranga ao Hospital Cidade Tiradentes, na Zona Leste de São Paulo

Segundo a assessoria de imprensa do Metrô, trata-se do primeiro trem do monotrilho.  "A composição raspou em um molde de madeira afixado para acabamento das obras civis, causando pequeno dano na primeira saia de proteção do primeiro carro do trem". A empresa afirmou ainda que trata-se de "avaria mínima" em um módulo substituível, e o problema será "prontamente reparado"

O teste realizado nesta sexta teve limitação da velocidade em 3 a 4 km/h. Os testes dinâmicos do trem serão constantes a partir do início de janeiro, segundo o Metrô.

A Linha 15-Prata do Metrô, quando concluída, terá 18 estações e 26,6 km de extensão. O primeiro trecho, entre as estações Vila Prudente e Oratório, deverá ser colocado em operação no início de 2014.

G1

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Falha afeta circulação de trens na Linha 7 - Rubi da CPTM

Problema ocorreu entre as estações de Pirituba e Jaraguá.
Empresa acionou ônibus do sistema Paese.

Uma falha no sistema de energia prejudica desde as 13h55  desta sexta-feira (27) a circulação de trens entre as estações de Pirituba e Jaraguá da Linha 7- Rubi da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Não há previsão de quando o problema será solucionado.

A CPTM acionou o Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência (Paese), que colocou 40 ônibus à disposição para circulação no trecho afetado.

A partir das 17h, os trens passaram a circular nos dois sentidos entre as estações Luz e Pirituba e entre as estações Pirituba e Francisco Morato, com necessidade de baldeação entre os trechos para seguir viagem.

O trem-publicitário de R$ 200 milhões do governador Alckmin


Foto: Vanessa Carvalho/AE

Dizem que o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, não quer ver nem trem de brinquedo na frente. Dizem, também, que uma mentira contada várias vezes pode se transformar em verdade. Por isso, para tentar desviar do “trensalão” – apelido “carinhoso” que o escândalo envolvendo as administrações do PSDB à frente do governo paulista e licitações de trem do Metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) ganhou nas redes sociais –, o governador contratou não apenas uma, mas logo três agências de publicidade para a hercúlea missão de mostrar o que não é.

Governador paulista quer ficar bem na fita

Por isso, os contribuintes paulistas, mais do que ganhar transporte público de qualidade, confortável e regular, ganharam de presente noel de Alckmin uma enxurrada de caras peças publicitárias, em horário nobre televisivo e outros meios, para mostrar que o governador é um bom moço. E para dar mais confiabilidade à mensagem, ao seu lado lhe sorri uma esposa afável e sorridente. Como se tudo estivesse indo as mil maravilhas. Só quem depende do Metrô e dos trens da CPTM todos os dias em São Paulo sabe que o buraco é bem mais embaixo, e profundo.

As agências Propeg, Lua Branca e Nova SB, as contratadas-beneficiadas, falarão sobre os trenzinhos alckmistas. O objetivo é massificar a ideia de que Alckmin é um bom governador às portas do início da campanha à reeleição em 2014. “Para isso, a verba de publicidade, que era de 100 milhões de reais, dobrou”, informou, no início de dezembro, na revista Veja, o colunista Ricardo Setti.

26 de dezembro de 2013

Detran-SP abre 1º posto em estação de metrô

O Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) abriu nesta quinta (26) sua primeira unidade de atendimento dentro de uma estação de metrô. O posto fica na área externa da estação Marechal Deodoro (linha 3 vermelha) e funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h. Nela são oferecidos 13 serviços relacionados a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e a veículos.

Segundo o diretor-presidente do Detran-SP, Daniel Annenberg, o objetivo é implantar gradativamente outros postos avançados, sempre em locais de fácil acesso, não só na capital, mas também em outras cidades do Estado. “Com isso o cidadão consegue otimizar seu tempo, uma vez que ele pode resolver diversas pendências relativas aos seus documentos pessoais e do veículo no mesmo lugar.”

Com 230 metros quadrados de área, o local tem capacidade de 800 atendimentos por dia. A unidade oferece atendimento com senha, pagamento de taxas com cartão de débito e condições de acessiblidade, entre outros benefícios. Entre os serviços oferecidos, estão o de primeira habilitação, segunda via, mudança de categoria, renovação, licenciamento, comunicação de venda e alteração de endereço dentro da mesma cidade.

Fonte: Carpress

Furtos e roubos disparam no metrô de São Paulo. Saiba como se proteger

Segundo especialista, distração é um dos principais motivos para que as pessoas sejam furtadas André de Oliveira

Os roubos — quando há ameaça à vítima — dentro do metrô de São Paulo cresceram 71% no em novembro, em comparação com o mesmo mês de 2012, segundo dados da SSP (Secretaria da Segurança Pública), divulgados na terça-feira (24). Os furtos também subiram. Entre janeiro e novembro deste ano, em relação ao ano passado, a alta foi de 58%.

R7 ouviu o especialista em segurança Marcy Campos Verde, que afirma ser possível minimizar a chance de ser alvo dos bandidos dentro do metrô.

— O criminoso vai olhar, em um primeiro momento, quem tem alguma coisa que valha a pena, qual retorno ele vai ter. Em um segundo momento, ele vai ver quem está mais fácil, distraído.


Veja outras orientações do especialista:

Procurar não chamar atenção.Segundo Verde, evitar mostrar smartphones ou um relógio caro, por exemplo, podem diminuir a chance de ser escolhido por um assaltante.

Estar onde houver mais pessoas.Vagões com poucas pessoas ou sem ninguém podem facilitar a ação de criminosos, inclusive armados. A dica é permanecer onde tiver mais gente.

Pertences próximos ao corpo.Bolsas, mochilas e carteiras devem estar sempre em frente ao corpo.

Atenção com soneca e música.Quem gosta de dormir durante a viagem pode ser furtado, mesmo com a mochila na frente, de acordo com o especialista. Em muitos casos, o passageiro pode não perceber que alguém está abrindo o zíper da bolsa.  Ele ainda alerta que nem sempre os outros veem esses crimes acontecerem.

Cuidado com a carteira. Nas bilheterias ou locais de recarga de bilhete, o usuário deve sempre levar o dinheiro que vai usar separado. De acordo com Verde, mostrar o que há dentro da carteira em uma fila pode ser um chamariz para algum bandido que esteja de olho.

Outro lado
Procurada, a assessoria de imprensa do Metrô enviou na tarde desta quarta-feira (25) uma nota em que ressalta o reconhecimento internacional do transporte paulistano e ressaltou que o índice de crimes é de uma ocorrência por milhão de passageiros transportados mensalmente. A taxa, segundo a companhia, está dentro dos padrões mundiais. 

Leia a nota na integra:

O Metrô de São Paulo é reconhecido internacionalmente como um dos melhores do mundo. Recebeu em 2012 o prêmio de Melhor Metrô das Américas, concedido durante o The Metros Awards, a principal premiação do setor metroviário internacional, pelo alto índice de confiabilidade, segurança e regularidade. A Companhia informa que o indicador de ocorrências que incluem furtos vem se mantendo estável no sistema desde 2011. O Metrô registra 1 ocorrência por grupo de 1 milhão de passageiros transportados. Esse índice está abaixo dos padrões internacionais estipulado para metrôs, que é de 1,5 ocorrência/milhão.  Para manter o nível de segurança, a rede metroviária conta com 3.077 câmeras ao longo de suas 5 linhas em todas as 64 estações. Todas são integradas aos Centros de Controle de Segurança, e estão em plataformas, áreas de acesso e circulação das estações, e trens. Cada composição conta em média com 24 câmeras. Os Centros de Controle de Segurança mantém contato ponto a ponto com a Central de Operações da Polícia Militar (Copom). As 64 estações têm rondas permanentes feitas por 1.264 agentes de segurança que trabalham uniformizados e também descaracterizados (sem uniforme). O Metrô também disponibiliza o serviço SMS-Denúncia, pelo telefone 9 7333-2252, incentivando os passageiros a denunciarem qualquer tipo de irregularidade nos trens e estações. Além disso, a Companhia investe em campanhas de alerta aos usuários, por meio de cartazes e avisos sonoros constantes em trens e estações, recomendando cuidados especiais com bolsas, mochilas e objetos de valor.

R7

25 de dezembro de 2013

Metrô recebe licença ambiental para ligação Estação Morumbi (CPTM) – Estação Panamby

A Companhia do Metrô recebeu da Secretaria do Verde e Meio Ambiente do Município de São Paulo (SVMA), no último dia 19 de dezembro, a Licença Ambiental de Instalação (LAI) para construção de mais um trecho da Linha 17 - Ouro, referente a 650 metros de vias elevadas que farão a conexão da futura estação Morumbi, integrada à existente Linha 9 - Esmeralda da CPTM, à futura Estação Panamby, da Linha 17- Ouro, em sistema monotrilho.

A previsão é que o trecho em obras esteja concluído no final de 2014 e permita a ligação do Aeroporto de Congonhas, por meio da Estação Congonhas, à rede metroferroviária com os trens percorrendo uma extensão de 7,7 quilômetros.

Para viabilizar a transferência para a linha da CPTM será construída a Estação Morumbi, na Linha 17.

A Linha 17-Ouro, quando inteiramente operacional, vai beneficiar mais de 400 mil pessoas por dia e será essencial para toda a população da Região Metropolitana de São Paulo. Serão 18 estações e 17,7 km de vias elevadas entre os bairros do Jabaquara e Morumbi, onde os passageiros contarão com a conexão à Linha 4-Amarela. O monotrilho 17- Ouro promoverá uma melhora expressiva nos deslocamentos dos usuários das regiões Sul e Sudoeste.

Do Departamento de Imprensa do Metrô

Haddad sanciona lei que permite chamar a polícia em caso de aparelho sonoro em ônibus

Equipamentos de som só poderão ser usados com fones de ouvido; projeto original previa multa de R$ 5 mil, mas artigo foi vetado pelo prefeito

O prefeito Fernando Haddad publicou nesta terça-feira, 24, no Diário Oficial da Cidade, um decreto proibindo qualquer tipo de aparelho sonoro sem o uso de fones de ouvido no interior dos ônibus da cidade de São Paulo. A restrição também se aplica aos celulares, que são usados por alguns passageiros como tocadores de músicas durante as viagens. Caso a pessoa se recuse a desligar o equipamento, a medida autoriza a convocação da polícia.

De acordo com a lei, de número 15.937, a proibição foi adotada para garantir a "preservação do conforto acústico dos usuários" e o "combate à poluição sonora" no interior dos veículos, administrados pela São Paulo Transporte (SPTrans).

O texto diz ainda que a regra passa a ser aplicada, além dos coletivos, em "todos os tipos de veículos sobre trilhos", apesar de o Metrô e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) serem de responsabilidade do governo do Estado.

Aprovada na Câmara Municipal em novembro, a lei, cujo projeto é de autoria da vereadora Sandra Tadeu (DEM), institui que, se o infrator não desligar o aparelho, ele "será convidado a se retirar do veículo". Se isso não ocorrer, "será solicitada a intervenção policial". A lei tem 90 dias para ser regulamentada pelo poder executivo.

Multa. Haddad vetou o artigo 4.º do projeto de lei, que autorizava o poder público a multar em R$ 5 mil o infrator. Em caso de reincidência, o valor da multa seria dobrado.

Uma placa terá que ser afixada dentro de cada ônibus indicando a proibição e as penalidades caso o passageiro se recuse a desligar o equipamento. Essa comunicação também informará o número de telefone da SPTrans (156).

Em junho de 1965, a Câmara de São Paulo já havia promulgado uma lei que proibia o uso de aparelhos sonoros no interior dos coletivos, "salvo mediante auditivo pessoal para os aparelhos de rádio". Essa lei já permite a intervenção policial nos casos em que os passageiros se recusarem a desligar os equipamentos.

Um projeto semelhante ao aprovado por Haddad foi criado no ano passado em Campinas, no interior do Estado. Ele também prevê que a polícia seja acionada em caso de descumprimento das regras.

Metrô. Procurada, a Assessoria de Imprensa do Metrô informou que, como os trens rodam dentro do município de São Paulo, deve obedecer às leis paulistanas. A empresa disse que aguardará a regulamentação da lei para ver se precisará adotar as placas informativas nos vagões. O Metrô já faz campanhas solicitando o uso consciente dos aparelhos sonoros. A CPTM não respondeu.

Estadão

Metrô SP prepara grande concurso para 2014

A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) confirmou a realização de um grande concurso já no 1º semestre de 2014. De acordo com informações da assessoria de imprensa do órgão, o edital está sendo finalizado e deve abranger todas as áreas do Metrô, com as carreiras universitárias, técnicas, operativas e administrativas. A quantidade de vagas a serem ofertadas deve ser definida em breve.

A informação já havia sido adiantada por Alfredo Falchi Neto, gerente de Recursos Humanos da companhia, em entrevista exclusiva concedida à FOLHA DIRIGIDA em novembro de 2012. “Estamos planejando uma seleção, que acontecerá em 2014, para todos os cargos da companhia, incluindo o de operador de transporte metroviário (OTM-1)”, disse à época.

Atualmente, os salários do Metrô podem chegar a R$12.228,40, para o cargo de Especialista I. Já o salário de OTM-1, cargo que exige ensino médio completo, pode chegar a R$2.494,73. No entanto, estes valores ainda podem ser atualizados. A validade do último concurso, realizado em 2011, para diversos cargos do órgão se encerra no dia 11 de maio de 2014. No total, 11.264 candidatos participaram da seleção, sendo que, até novembro deste ano, foram convocadas 1.350 pessoas.

O concurso passado ofertou 63 vagas, além da formação de cadastro de reserva, para as carreiras de Advogado Jr, Analista Desenvolvimento Gestão Jr, Engenheiro Jr, Engenheiro Segurança Trabalho, Médico Trabalho, Técnico Segurança Trabalho, Técnico Sistemas Metroviários, Auxiliar Enfermagem Trabalho, Assistente Administrativo Jr, Oficial Logística Almoxarifado I, Operador Transporte Metroviário I, Oficial Manutenção Instalações I, Oficial Manutenção Industrial e Usinador Ferramenteiro.

Todos os contratados passam por um período de integração, promovido pela gerência de Recursos Humanos, para que possam conhecer um pouco mais sobre a empresa e às áreas de atuação. “Para cargos operativos e técnicos há treinamentos específicos. Para os OTMs-1 esse período dura por volta de quatro meses. Os agentes de segurança têm outro tipo de treinamento, mais complexo, que envolve a parte física”, contou Falchi.

Necessidade

De acordo com o diretor de imprensa do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários e em Empresas Operadoras de Veículos Leves sobre Trilhos no Estado de São Paulo, Tiago Pereira, a necessidade de realização de novos concursos para o órgão é primordial, para suprir a carência de funcionários. “Nós trabalhamos com um quadro bem reduzido. Há estações que deveriam ter de quatro a cinco trabalhadores, mas que atuam com apenas três. Além disso, no caso dos operadores de trem, há um excesso de horas-extras”, diz. “Também há muitos aposentados na ativa”, acrescenta. De acordo com Tiago, a companhia vem realizando uma série de concursos internos, o que libera mais vagas nos cargos de base, como é o caso de operador de transporte metroviário (OTM-I). “Pensamos que um novo concurso deve contratar mais para este cargo. No entanto, faltam funcionários em todas as áreas”, finaliza.

Fonte: Folha Dirigida

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24 de dezembro de 2013

Mundo: Trem chinês pega passageiros sem parar na estação

Chineses criam um novo conceito para o transporte público que promete ser sucesso nas cidades. A  ideia é possibilitar que passageiros entrem e saiam dos trens nas estações sem que eles tenham que parar, o quê evitaria os tumultos que ocorrem nessas horas. 

Para isso, compartimentos com passageiros seriam recolhidos de uma plataforma e deixados em outra, com fluidez e sem ter que parar.
Veja vídeo para entender melhor
Os passageiros entram em um compartimento ligado à plataforma da estação enquanto esperam o trem chegar. Quando ele passa, o compartimento se move sobre ele, levando os passageiros que estão dentro, sem que o trem tenha que parar. O melhor da tecnologia é que evita o “empurra-empurra” que acontece quando as pessoas estão entrando e saindo do trem ao mesmo tempo.

Fonte: dm.com

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23 de dezembro de 2013

Mesmo com faixas, motoristas não trocam carros por ônibus

Passageiro aguarda ônibus na avenida 23 de Maio, no Paraíso, na zona sul de SP; número de passageiros ficou igual durante 2013
Apesar da prioridade ao transporte público ter se tornado a principal bandeira do prefeito Fernando Haddad (PT) em seu primeiro ano de mandato, os ônibus ainda não atraíram os usuários de outras modalidades.

O número de passageiros transportados no sistema municipal de janeiro a novembro foi de 2,7 bilhões, praticamente igual ao registrado no mesmo período do ano passado -queda de 0,02%.

Ao mesmo tempo, a frota de veículos registrados cresceu 3% e a média de congestionamento aumentou 8%.


Já o Metrô, que não teve nenhuma nova linha, viu a média de passageiros subir 4%.

A gestão Haddad avalia que as medidas surtirão efeito em 2014, mas já vê sinais de melhora nos últimos meses.

Considerando apenas o período de julho a novembro, o número de passageiros transportados cresceu 0,7%.

Segundo o secretário de Transportes, Jilmar Tatto, em dezembro houve um aumento de 20 mil usuários pagantes por dia útil, em média.

"Começou a virar em outubro. Tem dois eventos aí, que é a aceleração das faixas e a mudança na zona leste, com a melhoria da operação", afirma Adauto Farias, diretor de gestão da SPTrans.

A primeira faixa de ônibus da gestão foi implantada em fevereiro, mas a maior parte dos 291 km de pistas exclusivas -85%- surgiu depois dos protestos de junho.

Já as mudanças na zona leste ocorreram após o descredenciamento da viação Itaquera Brasil, que tinha a pior avaliação de qualidade de todo o sistema.

MEDIDAS

Com a popularidade em baixa, Haddad elegeu ações na área de transporte como prioritárias para 2014.

A prefeitura pretende começar mais obras de corredores de ônibus, incentivar o uso do Bilhete Único Mensal e implantar uma outra modalidade com opção semanal.

A escolha, por um lado, é uma resposta à demanda das manifestações de junho, responsáveis pela queda em sua avaliação - pesquisa Datafolha mostra que o prefeito tem apenas 18%
de aprovação entre os paulistanos, mesmo índice de depois dos protestos contra o aumento da tarifa.

Os índices de reprovação -39% acham o governo ruim ou péssimo- se devem também ao reajuste no IPTU, que foi barrado na Justiça.

Por outro lado, Haddad tenta criar uma marca forte para quando houver atingido a metade do mandato.

As faixas de ônibus têm aprovação de 88% da população, segundo pesquisa do Datafolha, e de 77% dos usuários de automóveis.

Para especialistas, também foi uma decisão acertada. "O tempo de viagem se reduz e os veículos aumentam a produtividade, ou seja, fazem mais viagens. Com isso, diminui o tempo de espera nos pontos e a lotação dos veículos, e os custos com a frota podem cair", afirma Orlando Strambi, professor de transportes da Poli-USP.

O urbanista Jaime Lerner, ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná, que implantou corredores nas vias curitibanas e enfrentou resistência popular, avalia que com as faixas "São Paulo deu grande passo".

"Agora, é necessário um novo salto de qualidade na operação, para que a população tenha confiança no transporte. Ninguém muda para uma coisa que não acha melhor", avalia.

Fonte: Folha

22 de dezembro de 2013

Novas estações devem elevar para 8 mi usuários de metrô e trem em SP

O secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, afirma que em 2014 em média 8 milhões de passageiros por dia devem usar o metrô e trens da CPTM, com a inauguração de novas estações. Ele comenta sobre a restrição de carros na capital e as denúncias de carte.

A implantação de corredores de ônibus pela prefeitura de São Paulo trouxe mais passageiros para o metrô?

Não sabemos a origem dos passageiros, se são de ônibus ou de carro, mas de setembro a outubro, nós crescemos. Em novembro tivemos a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) batendo recorde, chegando a 3 milhões de passageiros por dia. E o metrô encostou em 4,9 milhões. A soma dos dois era de 7,2 milhões e encostou em 8 milhões de passageiros, com média de 7,7 milhões por dia. Em 2014, a média ficará nos 8 milhões e em 2015, com as novas linhas, deve passar a 9,3 milhões. Em 2011, era de 5,9 milhões passageiros/dia.

O senhor vê necessidade de restrição dos carros na capital?

Um pouco naturalmente isso vai acontecendo. Os preços vão ficando absurdos para estacionar. Muitas pessoas já fazem cálculos que é mais barato deixar o carro em casa. Se estiver em horário de pico e não conseguir pegar metrô ou ônibus, pega um táxi. Fora do horário de pico dá sim para pegar metrô ou ônibus na hora em que precisar. Já há mudança de comportamento nesse estilo. Existe tendência mundial de retomada de transporte não-motorizado, seja caminhadas a pé, seja bicicletas. 

Nesses processos de denúncias relacionadas ao metrô, Siemens e Alstom podem ser declaradas inidôneas. Isso pode prejudicar obras?

Não temo isso. E se forem declaradas inidôneas é por justa razão. É importante destroçar, destruir esses carteis. Sob todos os aspectos são um mal tremendo. Tem que tomar providências, mas não é fácil, por isso o Cade está aí há tantos anos e não conseguiu até hoje provar. No segundo momento, queremos nosso dinheiro de volta, caso seja comprovado o cartel. E nesse momento, estaremos processando essas empresas e declarando-as inidôneas em decorrência, mas existem outros fornecedores surgindo no mundo.

A ViaQuatro pede indenização pela demora na entrada de operação da Linha 4-Amarela. O Estado terá que indenizar a companhia em cerca de R$ 100 milhões?

[A Linha 4-Amarela] deveria ter começado com seis estações e começou com duas. Ao começar com duas, fez investimento para seis e só tinha receita para duas. Existe pleito, mas a fase dois não depende disso. É algo em torno de R$ 87 milhões, mas como tem correções do período que ocorreu pode chegar a esse valor [R$ 100 milhões]. Na linha atual, estamos trabalhando diferente. Só vamos considerar a fase dois iniciada, quando entregar Vila Sônia. Tudo que acontecer antes é decorrência de antecipação de operação e será acordado entre as partes. Não haverá o problema do faseamento.

Estadão

Metrô paulistano terá 12 novas estações em 2014

Secretário diz que todas as incertezas quanto a financiamento, desapropriações e licenças ambientais nas quatro grandes linhas estão 'resolvidas'

Pelos planos do governo de São Paulo, 2014 terá a abertura de 12 estações de metrô, trem e monotrilho. O número é alto, mas há dois anos não são feitas inaugurações de paradas de metrô, desde que as últimas estações da Linha 4-Amarela entraram em operação. Isso sem considerar três estações e outras duas linhas inteiras, que deveriam ser entregues no ano que vem e foram postergadas para 2015 ou depois
De acordo com o secretário de Transportes Metropolitanos de São Paulo, Jurandir Fernandes, o planejamento do governo era de que não houvesse nenhuma inauguração em 2013, mas inicialmente duas estações deveriam ser entregues neste ano: Adolfo Pinheiro, na Linha 5-Lilás, e Itapevi, na Linha 8-Diamante, ambas adiadas para 2014. "Tivemos de administrar todas as obras em licitação, dois monotrilhos, isso consumiu 2011, 2012 e 2013", afirma. Fernandes admite que no início houve "incertezas" com relação às obras, principalmente sobre financiamento, desapropriações e licenças ambientais. "As quatro grandes obras de metrô em andamento estão todas resolvidas e agora é questão de velocidade de obras."

Em 2014, Fernandes diz que inaugurações ocorrerão "sistematicamente". Além das Estações Adolfo Pinheiro e Itapevi, estão previstas as paradas Mendes-Vila Natal e Varginha, na Linha 9-Esmeralda; Fradique Coutinho, Oscar Freire e Higienópolis-Mackenzie, na Linha 4-Amarela; e sete estações na Linha 15-Prata entre Vila Prudente e Jardim Planalto. "Praticamente chegaremos a 100 quilômetros de extensão no metrô (ante os 74 quilômetros atuais), mas faltarão algumas estações que não ficarão prontas em 2014. Não dá para garantir que os 30 quilômetros que havíamos pensado em fazer serão entregues em 2014."

O planejamento já descarta, por exemplo, as Estações Morumbi e Vila Sônia, na Linha 4, e a Sapopemba, na Linha 15. A secretaria também deixou para 2015 a entrega da Linha 13-Jade, entre a Estação Engenheiro Goulart e o Aeroporto de Cumbica; e a Linha 17-Ouro, entre Congonhas e Morumbi.

Essa linha, por sinal, ainda não tem nem definição de data para o início das obras nas pontas. Por enquanto, só o trecho central, ligando Congonhas à CPTM, está em construção. A extensão para o Jabaquara e, do outro lado, ao Morumbi, continua sem previsão. "Nós tínhamos alguns problemas mais demorados, como reassentamentos grandes de muita gente", justificou Fernandes.

Ainda assim, ele se mostra otimista. "Em 2015, entregaremos praticamente todas as estações e linhas previstas", garante o secretário. Já a Linha 18-Bronze, entre Tamanduateí e Estrada do Alvarenga, prevista inicialmente para ser entregue em 2015, agora deve ter as obras iniciadas no ano que vem e concluídas em até cinco anos.

Mudança de cenário. O secretário garante ainda que nos próximos sete anos o metrô terá "mudança completa no cenário", chegando a 175 quilômetros de extensão em 2020. Pela previsão de Fernandes, já nos próximos quatro anos a rede metroferroviária que hoje soma 335 quilômetros chegará a 450 quilômetros. "A rede com esse tamanho começa a dar maior equilíbrio e estabilidade para que as pessoas possam deixar o carro em casa", afirma, ao ser questionado quando o paulistano que anda de carro poderá adotar o metrô com mais tranquilidade. / COLABOROU CAIO DO VALLE

Guilherme Soares Dias - O Estado de S. Paulo
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Passageiro atirado para fora de trem da CPTM ganha indenização de R$ 50 mi

Um passageiro que foi arremessado para fora de um trem da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) ganhou uma indenização de R$ 50 mil. A decisão veio através de um posicionamento da 19ª Câmara de Direito Privado do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo).

De acordo com o processo, Célio Roberto Barros de Oliveira caiu de um trem superlotado da CPTM, que circulava com as portas abertas em razão da superlotação. Com a queda, ele acabou se chocando com uma barra de ferro, sofreu perfuração de pulmão e fratura na costela.

Em primeira instância, o passageiro ganhou uma indenização de R$ 11 mil por danos morais. Ambas as partes recorreram. De um lado, Oliveira pleiteava uma indenização maior, enquanto a CPTM alegava não ter culpa no acidente, que teria sido causado pela própria vítima.


O desembargador Ricardo Negrão, relator do caso, viu mais elementos a favor da versão apresentada pelos representantes do passageiro.

— Os depoimentos pessoais colhidos em audiência conduzem à certeza de que o autor não viajava como ‘pingente’ ou ‘perigosamente do lado de fora do trem’. Como os demais passageiros, o autor era transportado em vagão superlotado, com as portas abertas, situação suficiente para sua queda, no momento em que o trem passava pela curva onde ocorreu o acidente.

Em relação à indenização, Negrão também viu elementos para aumentar o valor fixado. Os desembargadores João Camillo de Almeida Prado Costa e Mario de Oliveira acompanharam o voto do relator. Ainda cabe recurso no caso.

R7

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Novo sistema de sinalização já funciona aos domingos na Linha 2-Verde do Metrô

J49 partindo de Santos-Imigrantes / Foto: Ricardo Guimarães
Começou a funcionar na semana passada (em toda a extensão da linha) um sistema que promete reduzir em 20% a espera dos passageiros na linha 2-verde do metrô de São Paulo, inicialmente o sistema só funciona aos domingos. "De acordo com o desempenho apresentado pelo sistema, a operação nesse modo será estendida para os sábados e posteriormente para dias comerciais", afirma a empresa.

Chamado de CBTC (Comunication-Based Train Control), ele é mais moderno que o atual e promete reduzir o intervalo entre os trens, que hoje é de 160 segundos, em média.

No formato atual, a localização dos trens é enviada à central de operações por cabos de fibra ótica apenas em alguns pontos fixos. Por segurança, as composições precisam ficar a 150 metros umas das outras.

O novo modelo, baseado em comunicação por radiofrequência, permite a localização em tempo real em todos os trechos --o que garante uma distância menor entre as composições.

Na prática, o menor intervalo pode ajudar a reduzir a superlotação. No ano passado, a média de ocupação da linha 2-verde no horário de pico da tarde foi de 5,7 passageiros por metro quadrado.

Fonte: Diário da CPTM 

20 de dezembro de 2013

Estação União de Vila Nova: Entre uma estação e ruínas históricas, 400 famílias

Projeto de estação de trem União de Vila Nova, na zona leste, angustia moradores em bairro que abriga patrimônio histórico esquecido pelo poder público

Há cerca de seis anos, moradores do Jardim Matarazzo, bairro na zona leste de São Paulo, deram suas rubricas a um abaixo-assinado reivindicando uma nova estação da CPTM próxima a suas casas. O empreendimento reduziria a caminhada de dois quilômetros para se chegar às estações Comendador Ermelino ou São Miguel Paulista, na linha 12-Safira. Em vez de uma conquista, o projeto da estação de trem União de Vila Nova se tornou uma ameaça, para os mais de mil moradores que vivem próximos à linha férrea.

O croqui prevê que a nova estação e seu paisagismo ocupem o espaço de três ruas paralelas, onde os moradores calculam que vivem 400 famílias, em diferentes situações mobiliárias.

"A gente assinou (a reivindicação) para ser desapropriado", disse José Nunes, 53 anos, há 15 dono de uma casa que pode ser tomada pelo novo empreendimento da CPTM. Nas três ruas, casas de alvenaria que foram construídas há até 40 anos dividem espaço com barracos de uma ocupação de cerca de duas décadas beirando a linha do trem. No local, há imóveis que estão em área irregular; outros em situação regular, mas que não possuem escritura; e outros, como o de Nunes, que estão regulares e com escritura.

"Falam que vão tirar a gente daqui há tantos anos já. Não sei se um dia vai acontecer mesmo", afirmou Paulo Araújo, 25 anos, inquilino de uma casa na Rua Urutu desde 2007. "Até agora, não recebemos nenhuma notificação. Mas eu quero dinheiro. Construí minha casa. Eles que não me venham com CDHU", disse o ex-mestre de obras Aparício Rosário de Oliveira, há 40 anos morador do bairro.

A 150 metros das vielas onde deve ser erguida a estação da CPTM, uma praça, se estendendo da Avenida Doutor Assis Ribeiro até o muro que guarda a linha férrea, é usada como passagem por moradores da União de Vila Nova e do Jardim Pantanal. Abandonado, com entulho espalhado por várias partes e com a grama alta, fica difícil notar que o espaço abriga um dos mais antigos patrimônios históricos da cidade – a casa sede do Sítio Mirim, que serviu, de acordo com documentos do Iphan (Instituto de Patrimônio Histórico, Artístico Nacional), como morada do guarda-mor Francisco Godoy Preto, importante bandeirante paulista nos anos 1750.

Construída no século XVII em taipa de pilão, a casa sede está em estágio avançado de deterioração e foi tombada pelas esferas federal, estadual e municipal. Sua importância arquitetônica está na disposição da planta, diferente do padrão das casas bandeiristas do período, por apresentar uma área interna dividida em pequenos ambientes e uma varanda em forma de “L” ao longo de duas fachadas consecutivas. Devido a depredações e à falta de uma cobertura que proteja as ruínas das intempéries, restam apenas cerca de 25% do que um dia foi o sítio. Os remanescentes, que, segundo estudos, guardam um sítio arqueológico subterrâneo, estão, na teoria, protegidos pelos tombamentos. Nada pode ser construído em um raio de 300 metros das ruínas. Essa determinação foi o principal motivo para a estação da CPTM não estar integrada à praça, como gostariam os moradores, mas sim no lugar onde hoje estão suas casas.

Reuniões Um grupo de moradores que tomou a frente da questão e buscou a CPTM para ter respostas sobre o futuro de suas moradias foi recebido diversas vezes por técnicos da companhia. Em um primeiro momento, a reivindicação era a revisão do projeto e a mudança do local de construção. Como essa demanda não foi atendida, os moradores passaram a lutar para que o número de desapropriações e remoções fosse o menor possível. "O que notamos é que cinco das residências que estavam no pacote anterior de demolição não estão mais", afirmou Nunes.

Na última reunião, realizada em outubro deste ano, os moradores questionaram a logística da desocupação, os critérios de avaliação dos imóveis e a política de habitação e o cadastramento dos moradores em programas como o CDHU. Também exigiram um prazo para a notificação das famílias, que, há dois anos, não fazem reparos e manutenções em suas residências por medo da desapropriação.

O grupo chegou a entregar uma carta ao governador Geraldo Alckmin (PSDB) pedindo um canal de comunicação mais aberto com a CPTM. "Reafirmamos que somos a favor da nova estação de trem. Porém, solicitamos que a CPTM seja transparente com os moradores, já que não queremos uma relação conflituosa", diz a carta.

Segundo os moradores, nas reuniões, a CPTM responde com a garantia de que a desapropriação obedecerá a legislação e que a comunidade será informada no momento oportuno. "Só eles podem decidir o que fazer com nossas vidas, o que reforça a angústia de toda a comunidade do Sítio Mirim. Estamos reféns do Estado", acrescenta Nunes.

Alguns moradores relataram que a angústia aumentou a partir de março do ano passado, quando, sem aviso prévio, funcionários identificados como sendo da empresa CTAGEO, de engenharia e geoprocessamento, entraram em cada uma das casas para fazer medições e tirar fotografias. De acordo com os moradores, os funcionários alertaram os proprietários para que não fizessem reparos em suas residências devido à provável remoção. "Falaram: 'não pinte, não quebre, não faça nada'. Como se a casa já fosse deles", afirmou Maria Elizabette Mosquetto, 54 anos. "Esse é meu povo, meu bairro. Eu vi crescer isso aqui", acrescentou a gestora do posto de saúde, moradora desde 1985. Procurada pela reportagem, a empresa não se pronunciou.

De acordo com a CPTM, as obras devem começar no ano que vem. O processo de licitação encontra-se na fase de pré-qualificação das empresas interessadas em executá-la, ao custo previsto de 50 milhões de reais. Segundo a companhia, durante o processo de aprovação do projeto pelos órgãos do patrimônio histórico, devido à presença do Sítio Mirim, foi estabelecida a criação de uma praça em frente ao acesso sul da Estação, o que resultou em um acréscimo de 37% da área de desapropriação. O empreendimento, que pretende atender 12 mil passageiros por dia, terá 7,7 mil m². Segundo a CPTM, haverá "a necessidade de remoção de cerca de 126 unidades habitacionais. Desse total, 39 constituem lotes a desapropriar, sendo 31 de ocupação regular e 8 ocupados irregularmente, por invasão. As outras 87 unidades habitacionais ocupam irregularmente lotes particulares e áreas de logradouros públicos municipais".

Questionada sobre o prazo das desapropriações, a companhia afirmou que o cadastro socioeconômico sobre as famílias do local ainda será realizado, em conjunto com a CDHU e com a Prefeitura de São Paulo. Assim como respondeu aos moradores, a companhia afirma que o processo de desocupação obedecerá a legislação, mas não deu um prazo estabelecido para seu início.

Patrimônio abandonado Não é somente a nova estação de trem que deixa os moradores do entorno do Sítio Mirim apreensivos. O abandono da praça e das ruínas pelo poder público tornou, segundo eles, a região mais violenta. A falta de iluminação transformou o local em ponto de drogas e moradores relatam que roubos e assaltos se tornaram mais frequentes nos últimos anos.

No dia em que a reportagem da CartaCapital esteve no local, havia uma montanha de lixo no meio da praça. Resíduos de plástico descartados próximos às poucas paredes que permanecem de pé logo foram incinerados, colocando em risco as ruínas. Nenhuma placa ou indicação dava conta da importância histórica do espaço, tomado pela grama alta.

O Sítio Mirim foi um dos objetos de estudo da tese de mestrado do gestor ambiental Danilo Morcelli apresentado este ano à Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP. Segundo ele, a depredação do sítio foi intensificada a partir dos anos 1970, quando as telhas e janelas foram arrancadas para a montagem de barracos de moradores carentes do entorno. Soma-se a isso a ausência do poder público em proteger os remanescentes com uma cobertura, para evitar que a chuva desmanche a taipa.

Há um projeto da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, em conjunto com a Secretaria de Cultura, para a construção de um parque onde hoje está a praça abandonada. Neste parque, haveria também um centro de convivência com auditório, ponto de leitura, centro de memória e salas de apoio, além da cobertura das ruínas. Eles ainda permanecem no papel.

Por meio de sua assessoria, a Secretaria do Verde afirmou que caberá a ela entrar com o decreto de criação e o cercamento. A previsão é que as obras tenham início no primeiro semestre de 2014. Em relação ao centro de convivência e da cobertura, a Secretaria de Cultura afirma que não há um prazo para a construção da estrutura e que o projeto ainda depende da aprovação do Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico). "Esse modelo periférico que a cidade produziu foi particularmente prejudicial ao patrimônio. No centro da cidade de São Paulo tem certos elementos, como o Teatro Municipal, que estão muito bem preservados. São frequentados, inclusive por gente do poder público. E isso impede uma ação mais danosa", disse Morcelli.

Para o gestor, que participa de um núcleo de memória da zona leste, a preservação do patrimônio histórico das cidades é fundamental para uma construção sólida da identidade do espaço e das pessoas que nele circulam. "Pessoas sem identidade não conseguem questionar aquilo que lhes é imposto. Sem a identidade, sem vínculo, se tornam manipuláveis por interesses de mercado", pontuou. "Nessa noção de que tudo é novo, tudo pode se transformar, tudo é descartável, se perdem técnicas, saberes e referências culturais também."

Fonte: Carta Capital

CPTM adia licitação para supervisão de obras da Linha 9

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) adiou a concorrência internacional para prestação de serviços técnicos de engenharia para a supervisão da implantação das obras civis da linha 9-Esmeralda por tempo indeterminado.  A data de entrega dos envelopes com as propostas técnicas e comercial, além dos documentos para habilitação era 27/12/2013, a nova data ainda não foi marcada.

A licitação foi lançada em novembro deste ano. A expansão da Linha 9 - Esmeralda trecho entre Grajaú e Varginha contará com mais duas estações: Mendes da Rocha e Varginha.

Revista Ferroviária 

Obras interditam 2 estações da Linha 4 - Amarela do Metrô no domingo

As estações República e Luz da Linha 4 - Amarela do Metrô de São Paulo estarão fechadas no próximo domingo (22) para execução de obras na futura estação Higienópolis-Mackenzie. As outras estações da linha funcionarão normalmente.

O metrô recomenda que os usuários das estações Butantã, Pinheiros e Faria Lima com destino às estações República e Luz desembarquem na Paulista e sigam pela Linha 2 - Verde. Para aqueles que já estiverem na República, a orientação é que utilizem a Linha 3 – Vermelha.

Já os passageiros da Luz devem utilizar as integrações com as linhas 1 - Azul do metrô e 7 - Rubi e 11 - Coral da CPTM.

Desde setembro as estações da Linha 4 - Amarela em alguns domingo operam de forma diferenciada. As atividades são para construir cinco novas estações: Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire, Fradique Coutinho, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia, informa o Metrô.

Bol


Metrô terá operação especial na semana do Natal

Na semana do Natal, o Metrô implantará estratégia especial de operação na circulação dos trens.

Na terça-feira (24), véspera de Natal, os usuários da Linha 1-Azul, principal via de acesso aos terminais rodoviários Jabaquara e Tietê, contarão com 236 viagens extras; e os usuários da Linha 3-Vermelha, que se integra ao terminal rodoviário Barra Funda, terão reforço de 251 viagens adicionais. Nas demais linhas, a frota em circulação não sofrerá alterações.

Já na quarta-feira (25), feriado de Natal, a quantidade de composições em operação em todas as linhas será semelhante a utilizada num domingo.

Para uma viagem tranquila, o Metrô recomenda aos usuários que evitem aglomerações na região das plataformas e mezaninos das estações. Nas escadas rolantes, sempre utilizar o corrimão e segurar as crianças pelas mãos é imprescindível para evitar acidentes, principalmente quando estiver portando bagagens. Para não ter que "encarar" filas de última hora, a dica é a compra antecipada das passagens.

Outra orientação básica para evitar surpresas desagradáveis é ficar atento aos pertences e sempre utilizar bolsas e mochilas na frente do corpo, protegidas pelo braço. Em caso de dúvidas, sempre solicitar auxílio aos empregados uniformizados.

 

Circulação de trens será antecipada

 

Na quinta-feira (26), para atender aos usuários que retornam do feriado, a abertura das estações das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha será antecipada para as quatro horas da manhã e haverá reforço na circulação dos trens, com viagens extras programadas em todas essas linhas. Apenas na Linha 5-Lilás, a operação terá início no horário habitual, ou seja, a partir das 4h40.

Falha técnica prejudica circulação da linha 1-Azul do metrô


Um problema em um equipamento de via prejudica a circulação na linha 1-Azul do metrô na manhã desta sexta-feira (20). Segundo a assessoria de imprensa da Companhia do Metropolitano, a falha começou às 6h35 entre as estações Jardim São Paulo e Santana, no sentido Jabaquara. Os trens circulam com velocidade reduzida e maior tempo de parada entre as composições. 

Ainda de acordo com a assessoria, a falha na linha Azul não afetas as outras linhas do metrô. As linhas de ônibus municipais e os trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) circulam normalmente nesta manhã, segundo as empresas responsáveis pelos serviços.

O problema na  linha 1-Azul foi resolvido às 7h07, segundo a Companhia do Metropolitano. Por volta das 7h30, a operação estavam em processo de normalização. 

Previsão do Tempo

A manhã começa com céu nublado e temperaturas amenas. Dados do CGE (Centro de Gerencimento de Emergências) da Prefeitura de São Paulo mostram que os termômetros mantiveram se estáveis desde a madrugada, com a marca de 18º C. Os índices de umidade relativa do ar giram em torno de 90%.  
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Também não houve mudança nos aeroportos. Congonhas, na zona sul e Cumbica, no município de Guarulhos, Grande São Paulo, permanecem com nebulosidade e temperaturas de 19º C. O tempo permanece sem alterações nas próximas horas. Entretanto, no decorrer do dia, os termômetros podem chegar à máxima de 27º C. Os percentuais de umidade relativa do ar oscilam entre 48% e 92%.  

No sábado (21), início do verão, as condições atmosféricas começam a dar sinais de mudança. O dia será marcado por períodos de sol entre nuvens e as temperaturas variam entre mínima de 18ºC e máxima que não deve superar os 27º C. 

Os menores índices de umidade relativa do ar oscilam em torno dos 55%. No período da tarde há previsão de chuva rápida e isolada, sem potencial para a formação de alagamentos. 

Fonte: R7
Foto: Coach Secret

19 de dezembro de 2013

Usuário de transporte público tem direitos

A qualidade no transporte público é motivo de reclamação de boa parte dos paulistanos, mas o que muitos usuários não sabem é que podem cobrar seus direitos, pedindo o valor da passagem de volta ou até uma indenização pelo serviço prestado.


Em nota, o Metrô e a CPTM informam que realizam o ressarcimento, do bilhete, aos passageiros que não conseguem completar a viagem devido à interrupção do serviço.

Jornal da Gazeta 

Obras de modernização acontecerão na Linha 12

Neste fim de semana, 21 e 22 de dezembro, a CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos] dará continuidade as obras de modernização em suas linhas e os trens irão circular com maiores intervalos em trechos e horários específicos na Linha 12-Safira.

Linha 12 - Safira [Brás - Calmon Viana]

Sábado: das 23h até o fim da operação comercial ocorrerão obras de modernização na rede área e no sistema de sinalização entre as Estações Jardim Helena-Vila Mara e Engenheiro Manoel Feio.

Domingo: das 23h até o fim da operação comercial serão realizadas obras no sistema de sinalização entre as Estações Jardim Helena-Vila Mara e Engenheiro Manoel Feio.

Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição a Central de Atendimento ao Usuário, no telefone 0800- 0550121.

Obras de linha de trem que ligará SP a Cumbica começam na sexta

Segundo o governo, Linha 13-Jade da CPTM deve ficar pronta em 18 meses.
Obra terá financiamento de 300 milhões de euros do governo francês.

As obras da Linha 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) começam na sexta-feira (20), informou o governador Geraldo Alckmin  nesta quinta (19). Quando pronta, a nova linha vai ligar a cidade de São Paulo ao aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na região metropolitana.

Segundo a previsão do governo, as obras devem terminar em até 18 meses. “Vai chegar dentro do aeroporto de Cumbica. Então, nós teremos os dois aeroportos integrados ao sistema metroferroviário”, afirmou Alckmin, referindo-se à Linha 17-Ouro do Metrô (monotrilho). Já em andamento, a construção da Linha 17 deve terminar após a Copa do Mundo, no ano que vem.

A nova linha da CPTM vai ligar a estação Engenheiro Goulart da Linha 12- Safira, na Zona Leste da capital, a Cumbica. A Agência Francesa de Desenvolvimento deve conceder um financiamento de 300 milhões de euros (cerca de R$ 960 milhões). O anúncio foi feito durante a visita do presidente francês François Hollande a São Paulo, na semana passada.

"É um acordo excepcional, que vai ampliar ainda mais tudo o que podemos fazer com o Brasil, em geral, e com São Paulo, com mais eficácia, rapidez e facilidade", disse Hollande na ocasião.

G1

Câmara avalia que tarifa de ônibus poderia cair para R$ 2,89

Análise de vereadores sugere reduzir valor pago pelo diesel, usando um preço mínimo - e não mais uma média

A tarifa de ônibus na capital pode ser ao menos R$ 0,11 mais barata. A conclusão está no relatório final da CPI dos Transportes, que será apresentado em fevereiro na Câmara.

Segundo estudos desenvolvidos pela comissão de vereadores formada após os protestos de junho, a economia poderia ser obtida alterando as regras para a compra do diesel usado nos 15 mil veículos que rodam pela cidade.

Nos contratos atuais, a fatia do combustível na passagem é calculada de acordo com consumo e o preço médio praticado pelo mercado. Mas se São Paulo seguir o exemplo de outras capitais brasileiras, como Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis, e estabelecer o valor mínimo, a “sobra” anual pode chegar a R$ 197,8 milhões.

Dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP) mostram que a diferença entre os preços citados pode ser superior a R$ 0,40: o mínimo é de R$ 1,71, enquanto o médio é de R$ 2,13.

Relatora da Comissão Parlamentar de Inquérito, a vereadora Edir Sales (PSD) diz que, aparentemente, a solução parece fácil, mas que é preciso boa vontade dos envolvidos. “As empresas terão de colaborar mais.”

Questionado sobre a possibilidade de alterar a regra no edital a ser lançado pela Prefeitura em 2014 para a reorganização do sistema, o secretário dos Transportes, Jilmar Tatto (PT), disse que a proposta pode ser acatada.

“Provavelmente, eles (vereadores) foram na planilha (com os custos de transporte no Município) e verificaram que pode ter algum ajuste a ser feito. Temos de dar uma olhada, ver o que é exatamente. Tudo o que for para baratear o sistema é bem-vindo”, afirmou.

Empresas
Já o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo diz que nem todas as viações conseguem comprar o combustível pelo preço mínimo.

A entidade, no entanto, não explicou o motivo da dificuldade. Segundo a SPUrbanuss, a tarifa é uma “questão política e social” e sua fixação é de inteira responsabilidade do poder concedente, a Prefeitura.

O sindicato ressaltou que os custos do transporte urbano envolvem mão de obra e controle da aquisição e consumo de materiais e equipamentos. Na planilha atual de custos, 51% são fixos e 32%, variáveis, como o valor do diesel e a quantidade de quilômetros percorridos.

Mais reduções
Outros tipos de redução poderiam ser obtidos, segundo o relatório elaborado na Câmara, com o aperto na fiscalização do cumprimento das viagens programadas.

“Cada viagem não cumprida representa ganho adicional ao operador pelo pagamento, por parte do poder público, de custos não efetivamente incorridos. Portanto, todos os descumprimentos de viagens, além de serem passíveis de multa, devem implicar redução de remuneração proporcional”, reforça. O documento vai sugerir ainda que a SPTrans adote novos modelos de acompanhamento de custos por meio de planilhas.

O Estado de SP

Prefeitura de São Paulo quer lançar Bilhete Único da Copa

Bilhete permitirá que usuário pague uma vez e ande em quantos ônibus quiser em dias de jogos em SP

A Prefeitura vai criar o Bilhete Único da Copa. A novidade permitirá que o usuário ande quantas vezes quiser nos ônibus da cidade durante os dias de jogos da Copa do Mundo pagando apenas o valor de uma passagem.

São Paulo terá, além do jogo inaugural do evento entre Brasil e Croácia, no dia 12 de junho do ano que vem, o clássico entre Inglaterra e Uruguai e outros quatro jogos.

O Brasil pode voltar a jogar na cidade nas semifinais. Todas as partidas serão no Fielzão, em Itaquera, na Zona Leste.

O preço do Bilhete Único da Copa ainda não está definido. A estimativa da Secretaria de Transportes é de que a decisão seja tomada a partir de março. Há a possibilidade de a Fifa patrocinar a novidade ao ter sua logomarca exposta no cartão.

“O turista precisa se sentir integrado à cidade e com o transporte público. Com certeza, o Bilhete Único da Copa terá o símbolo da Fifa. Existe uma coordenação de Copa do Mundo, liderada pela vice-prefeita Nadia Campeão, da qual nós participamos”, disse o secretário de Transportes, Jilmar Tatto.

Também não está decidido se o Bilhete Único da Copa terá integração com o Metrô e com os trens da CPTM. Prefeitura e governo do estado devem aprofundar as conversas nos próximos meses.

Tartaruga
Segundo  Tatto, “está devagar” a adesão ao Bilhete Único Mensal. O cartão permite que, por um valor fixo por mês, os usuários utilizem quantas vezes quiser, num espaço de 31 dias, os  ônibus, Metrô e trens da CPTM.

“Temos 180 mil cadastrados. Existem duas avaliações (para a baixa adesão). A primeira é que o mês de dezembro não é um mês cheio. A segunda é que ele ainda tem um saldo do vale-transporte do Bilhete Único anterior”, afirmou Tatto.

Fonte: Diário de SP