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ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

31 de janeiro de 2013

Empresário denunciado por corrupção ativa pede ajuda de Jurandir Fernandes para desembaraçar um "negócio" em uma área da CPTM


O ex-secretário estadual de Desenvolvimento Econômico Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), hoje prefeito de Santos (SP), agendou reuniões com autoridades do governo paulista a pedido do empresário Carlos César Floriano, denunciado por corrupção ativa na Operação Porto Seguro. Segundo as investigações da Polícia Federal, uma das empresas de Floriano foi beneficiada por um parecer técnico do governo federal que teria sido comprado por R$ 300 mil.

Sete telefonemas gravados pela PF com autorização judicial, de março a maio de 2012, revelam que Barbosa tinha relação próxima com Floriano. De acordo com o Ministério Público Federal, o empresário é dono da Tecondi, companhia que opera o terceiro maior terminal de contêineres do Porto de Santos - município em que Barbosa se elegeu prefeito, em outubro.

Em uma ligação, os dois conversam por quase quatro minutos sobre assuntos de interesse de Floriano e um evento de empresários que teria a participação do governador Geraldo Alckmin (PSDB). O secretário chama Floriano de "professor" e o empresário se refere a Barbosa como "mestre".

O telefonema entre Floriano e Barbosa foi interceptado pela PF em 17 de abril, às 11h58. O empresário pede "ajuda" do secretário para desembaraçar um "negócio" relacionado a uma "área da CPTM", a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.

"Ô, meu, deixa eu te falar uma coisa, que eu preciso pedir pra você me dar uma ajuda naquele negócio. Aquele negócio lá daquela área da CPTM, pô... Os caras tão me enrolando, cara...", reclama Floriano.

"Vou marcar pro Jurandir, então", responde Barbosa, em referência a Jurandir Fernandes, secretário de Transportes Metropolitanos - pasta a que a CPTM está vinculada. "Mas tu vai lá comigo, vamos nós dois?", sugere o então secretário.

"Vou, pode marcar", confirma o empresário.

Obras de modernização alteram intervalos da CPTM no fim de semana

Entre os dias 1 e 3 de fevereiro, a CPTM dará continuidade às obras de modernização das linhas. Em horários e trechos específicos, a circulação de trens será realizada com maior intervalo. Confira a programação:

Linha 7-Rubi [Luz - Francisco Morato - Jundiaí]: no sábado, das 18h até o final da operação comercial, as obras serão realizadas nos equipamentos de via e no sistema de alimentação elétrica dos trens entre as estações Vila Clarice e Caieiras.

No domingo, durante toda a operação comercial, a circulação de trens estará interrompida entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Perus. Para seguirem viagem, os usuários deverão utilizar os ônibus disponibilizados pela operação PAESE [Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência], que farão o trajeto entre as estações Perus e Domingos de Moraes da Linha 8-Diamante. Para chegar à estação da Luz, será necessário fazer a transferência de volta para a Linha 7, na estação Palmeiras-Barra Funda. Para ter acesso aos coletivos, é necessário retirar senha na área interna das estações. No trecho entre as estações Perus e Jundiaí haverá manutenção da via permanente.

Linha 8-Diamante [Júlio Prestes - Itapevi]: sábado, das 22h até o término da operação comercial, ocorrerão intervenções nos equipamentos de via no trecho entre Santa Terezinha e General Miguel Costa.

Linha 9-Esmeralda [Osasco - Grajaú]: domingo, durante toda a operação comercial, equipes de manutenção atuarão no sistema de alimentação elétrica dos trens entre as estações Cidade Universitária e Cidade Jardim.

Linha 11-Coral / Expresso Leste [Luz - Guaianazes]: sábado, das 20h até o fim da operação comercial, haverá serviços no sistema de alimentação elétrica dos trens e no sistema de sinalização entre Guaianazes e Corinthians-Itaquera.

Linha 11-Coral [Guaianazes - Estudantes]: das 22h de sexta-feira, até o final da operação comercial de domingo, haverá intervenções no sistema de alimentação elétrica dos trens na região da estação Jundiapeba.

Linha 12-Safira [Brás - Calmon Viana]: das 18h de sábado até o encerramento da operação comercial de domingo, os serviços serão executados no sistema de alimentação elétrica dos trens entre as estações São Miguel Paulista e Comendador Ermelino.

No domingo, durante toda a operação comercial, os trens circularão somente entre Tatuapé e Calmon Viana, por conta de serviços no sistema de alimentação elétrica dos trens entre as estações Tatuapé e Brás. Para seguir viagem até a estação Brás, será necessário transferir-se para os trens da Linha 11-Coral ou da Linha 3-Vermelha, do Metrô.

Informação aos usuários: para orientar os usuários sobre essas mudanças temporárias, a CPTM vem divulgando as intervenções por meio de avisos sonoros emitidos nos trens e de cartazes fixados nas estações, além das redes sociais da Companhia. Empregados também estão posicionados para auxiliarem o público.

Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Benefícios: as obras de infraestrutura em realização nas seis linhas permitirão que os 105 novos trens que já estão sendo incorporados à frota tenham melhor desempenho e contribuam para aumentar a oferta de lugares.

Na eventualidade de dúvidas ou de informações complementares, a CPTM coloca à disposição a Central de Atendimento ao Usuário, no telefone 0800 0550121.

Metrô de SP prevê construção de outro monotrilho para a extensão da Linha 6 - Laranja


A Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo - entre Brasilândia, na zona norte, e o centro da capital - nem começou a ser construída e o governo do Estado já fala em estendê-la. Na quarta-feira (30), no evento que lançou o edital para as obras do empreendimento, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) afirmou que estuda alongá-la até a Rodovia dos Bandeirantes, na zona norte. Esse ramal, com 6 km de extensão, deverá ser um monotrilho, diferentemente do trecho inicial de 15,9 km e 15 estações, todo de metrô convencional. Será o 4.º monotrilho previsto para funcionar na cidade.
"Já estamos desenvolvendo o projeto de mais cinco estações", afirmou o governador, acrescentando que a escolha do modal monotrilho se deve pelo fato de esse tipo de obra ser mais rápida de ser executada que um sistema metroviário comum. Além disso, Alckmin alegou que a quantidade de passageiros não será tão grande. "Como é final da linha, você não tem mesma demanda."
As paradas mencionadas na quarta-feira (30) são Morro Grande, Velha Campinas, Centro de Convenções Pirituba, Vila Clarice e Bandeirantes. Mas o governo frisou que o benefício para os moradores dessa região da cidade, carente de transporte público de qualidade, só se materializará nesta década se São Paulo for escolhida a sede da Feira Mundial de 2020 - o terceiro maior evento do planeta, atrás apenas da Copa da Fifa e da Olimpíada. O resultado deve sair no fim deste ano.
Isso porque o provável monotrilho passaria pelo centro de exposições que o poder público quer construir em um terreno de 5 milhões de metros quadrados em Pirituba, na zona norte. Esse complexo será a sede da Expo 2020, caso a cidade seja eleita.
O secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, afirmou que, se essa extensão da linha sair do papel, a Estação Vila Clarice da Linha 7-Rubi da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) será reformulada, ganhando uma terceira plataforma, só para trens usados nos eventos da feira. O dirigente disse que se São Paulo perder a Expo 2020 terá "de repensar as prioridades" para fazer esse ramal.
Mas quem vive na região reclama da atual rede de transportes sobre trilhos, restrita à Linha 7. "O senhor tem de pegar o trem para saber, é péssimo!", gritou um morador para Alckmin.
Outra estação da Linha 6-Laranja pode ter a sua localização final alterada pelo Metrô. Trata-se da parada Brasilândia, a ser construída na Estrada do Sabão, na zona norte. Moradores do bairro querem evitar um número grande de desapropriados e, para isso, solicitaram ao governador Geraldo Alckmin (PSDB) o deslocamento da obra para um terreno a150 metros do previsto no projeto.
É o que explica Walter Giacon, diretor da Sociedade Amigos do Jardim Guaraú e Gonçalves Centeno, que conseguiu uma audiência particular com Alckmin na manhã de quarta-feira (30) na Escola Estadual Cacilda Becker, onde houve a cerimônia para o lançamento do edital para a construção da linha.
"Tem como fazer essa estação sem desapropriar 300 famílias em dois quarteirões", diz ele, explicando que o número de imóveis afetados pelo decreto de utilidade pública, editado em maio de 2012, é menor que a quantidade real de residências existentes no espaço destinado à Estação Brasilândia. "São 80 casas, mas cada uma delas tem vários puxadinhos. Na minha própria casa existem cinco famílias."
Depois da pressão de Giacon, o Metrô agendou para esta quinta-feira uma reunião entre seus técnicos e representantes do bairro. "O governador foi muito atencioso e colocou o Metrô para nos ouvir e rever essa situação. Ele mesmo disse que ainda dá tempo." A intenção é fazer com que as obras ocupem um terreno vazio de 14 mil metros quadrados, poucas quadras mais para cima, na Estrada do Sabão.
"Fora que ali a densidade demográfica é maior, de 13,5 mil pessoas por quilômetro quadrado, sendo que no entorno de onde queriam fazer a estação são 6,5 mil." Giacon diz que a associação entrou com representação no Ministério Público.
Angélica
Em 2011, alguns moradores de Higienópolis, na região central, reclamaram da localização da Estação Angélica, na mesma linha. Tempos depois, o Metrô a retirou da esquina da Rua Sergipe. A empresa nega relação com a queixa de vizinhos.
Em nota, o Metrô informou que só o projeto executivo feito pela vencedora da licitação da Parceria Público-Privada da Linha 6, a ser definido neste ano, "trará o detalhamento de quais terrenos efetivamente serão desapropriados". 


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30 de janeiro de 2013

Linha 6-Laranja do Metrô deverá ficar pronta em 2020, prevê Alckmin

Linha-6 ligará Brasilândia (Zona Norte) à região central.
Edital de licitação foi lançado nesta quarta-feira, em São Paulo.

As obras da Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo, que vai ligar a Brasilândia, na Zona Norte, até a estação São Joaquim, na região central, devem começar no início do próximo ano e ficar prontas somente em 2020. A expectativa inicial do governo era que as obras fossem iniciadas neste ano. A informação foi dada pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) durante o lançamento do edital da concorrência internacional das obras de implantação, operação e manutenção da Linha 6, no final da manhã desta quarta-feira (30), na capital.

As propostas das empresas ou consórcios interessados em participar do edital devem ser entregues em 90 dias e o contrato deve ser assinado até o mês de julho. “O prazo contratual é de seis anos, mas achamos que podem ser feitas em quatro anos. As estações serão entregues e vão operar assim que ficarem prontas”, disse Alckmin.

Nesta terça-feira (29), o Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) aprovou por unanimidade o estudo e o relatório de impacto ambiental (EIA/Rima) do empreendimento e concedeu a licença ambiental.

O vice-governador, Guilherme Afif Domingos, viajou a Londres nesta semana para se encontrar com empresários e tentar atrair parceiros. A Linha 6-Laranja será construída por meio de uma PPP (parceria público-privada), que é um contrato de prestação de serviços ou obras.

As empresas são pagas diretamente pelo governo para realizar uma tarefa, no caso, construir a linha de metrô. Podem ainda obter parte de seu retorno financeiro explorando o serviço - no caso do Metrô, ficam com parte do dinheiro pago pelos usuários.

Serão desembolsados R$ 700 milhões com desapropriações de imóveis para a construção da linha. Os proprietários de 406 imóveis da Freguesia do Ó, Lapa, Barra Funda, Perdizes, Consolação, Bela Vista e Liberdade, já foram notificados sobre as desapropriações, que serão feitas pela consórcio vencedor da licitação.

O investimento previsto para a linha é de R$ 7,8 bilhões - metade disso sairá dos cofres do estado, e a outra metade, das empresas que firmarem a PPP.
Trajeto
Na sua primeira fase, a Linha 6-Laranja ligará a estação São Joaquim, já existente na Linha 1-Azul, à futura estação a ser construída no bairro de Vila Brasilândia. A linha passará por bairros como Sumaré e Higienópolis - uma estação que ficaria na Avenida Angélica encontrou resistência dos moradores locais.

O trajeto terá 15,9 km incluindo pátios e 15 estações: Brasilândia, Vila Cardoso, Itaberaba - Hospital Vila Penteado, João Paulo I, Freguesia do Ó, Santa Marina, Água Branca, Pompéia, Perdizes, Cardoso de Almeida, Angélica - Pacaembu, Higienópolis - Mackenzie, 14 Bis, Bela Vista e São Joaquim. O governo projeta que 29 trens irão atuar ao longo do percurso. Ela fará conexão com outras linhas da CPTM e do Metrô, com a Linha 4-Amarela.

A intenção do Metrô é, posteriormente, aumentar em linha a partir da Estação São Joaquim em direção à Zona Leste, passando por estações como a Mooca, da CPTM, e chegando até o bairro de Cidade Líder. A outra ponta, que inicialmente vai até a Brasilândia, também será estendida até a região da Rodovia dos Bandeirantes, passando pelo futuro centro de convenções de Pirituba, o Piritubão.

Globo

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Alckmin lança edital da PPP da Linha 6-Laranja


O governador Geraldo Alckmin lança nesta quarta-feira (30/01) o edital da concorrência internacional para as obras de construção da Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo. A obra será em regime de Parceria Público-Privada (PPP) e deve começar em julho de 2014. O investimento na linha está estimado em R$ 8 bilhões.

A Linha 6-Laranja terá 15,9 quilômetros, incluindo os pátios, ligando a Brasilândia a São Joaquim. A nova linha terá 15 estações: Brasilândia, Vila Cardoso, Itaberaba, João Paulo I, Freguesia do Ó, Santa Marina, Água Branca, Sesc Pompeia, Perdizes, PUC-Cardoso de Almeida, Angélica-Pacaembu, Higienópolis-Mackenzie, 14 Bis, Bela Vista e São Joaquim.

A demanda prevista é de 633,6 mil passageiros/dia, beneficiando ainda grandes centros educacionais, como Unip (Universidade Paulista), Uninove (Universidade Nove de Julho), PUC (Pontifícia Universidade Católica), Faap (Fundação Armando Álvares Penteado), Mackenzie e FMU (Faculdade Metropolitanas Unidas). Por esta razão, já é conhecida como a “linha das universidades”.

O edital ainda prevê a eventual expansão da linha entre Vila Brasilândia-Bandeirantes (estações Morro Grande, Velha Campinas, Centro de Convenções Pirituba, Vila Clarice e Bandeirantes).

O edital deve ser disponibilizado no site do metrô - www.metro.sp.gov.br - até sexta-feira (01/02).

Revista Ferroviária


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Trem de carga decepa perna de mulher durante travessia

Giovanna Souza, 27, foi atingida no momento em que passava entre dois vagões da MRS

A dona de casa Giovanna Vieira de Souza, de 27 anos, teve a perna esquerda decepada por um trem de carga na tarde de anteontem após tentar atravessar a linha férrea utilizada pela MRS Logística, próximo à Estação Manoel Feio, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), em Itaquaquecetuba.
A moça tentava atravessar os trilhos, que separam os bairros Vila Maria Augusta e Vila Esperança, no meio de dois vagões de um trem de carga que estava estacionado, quando foi atingida pela composição, às 17 horas, segundo testemunhas ouvidas pela Polícia Civil.

O trem começou a se movimentar, sem prévio aviso, no momento em que Giovanna o atravessava. Ela foi derrubada sobre o trilho e, já caída, um dos vagões passou por cima da perna esquerda da mulher, a decepando na hora.

A vítima foi levada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao Hospital Santa Marcelina, também em Itaquá, onde permanece internada. Não foram divulgadas mais informações sobre o quadro de saúde da dona de casa.
O condutor Leoaldo Pereira Almeida, funcionário da MRS Logística, foi indicado pela empresa a prestar depoimento à polícia. O caso já está sendo investigado.

Esta é a segunda ocorrência de atropelamento envolvendo um trem de carga da MRS registrada em pouco mais de um mês na cidade. No início de dezembro, um homem morreu atingido por uma das composições próximo ao local onde a dona de casa teve a perna decepada.

Recorrente

Casos como esses são uma das maiores preocupações para os moradores que vivem nas proximidades da linha férrea. A reportagem do DAT abordou o assunto no mês passado e constatou que apenas Itaquá não possui passagens de nível, como Mogi das Cruzes, Guararema e Suzano.

Na ocasião, o DAT flagrou pessoas passarem por debaixo de uma composição que seguia em direção ao pátio ao lado da Estação Manoel Feio. No momento em que o trem de carga parou em frente à travessia, que é clandestina, os pedestres, muitos deles na companhia de crianças, se arriscavam a atravessar o cargueiro.

DAT

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Quadrilha rouba bilheteria e funcionários da Estação Aracaré

Foto: Ilustração
Quatro bandidos armados assaltaram na noite da última segunda-feira, por volta da meia-noite, a Estação Aracaré, na Linha 12 - Safira, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), em Itaquaquecetuba. 

Os assaltantes pularam as catracas da estação, que fica na rua Rio de Janeiro, no Jardim Santo Antônio, perto do fim da operação comercial, e ameaçaram dois seguranças e um agente operacional que estavam no local. 

O quarteto levou das bilheterias 50 bilhetes de trem, cartões de bancos dos funcionários, crachás, o cartão de segurança de monitoramento da estação e a quantia de R$ 242 em dinheiro.

De acordo com o depoimento das vítimas à Polícia Civil, três dos quatro assaltantes portavam um revólver calibre 38 e fugiram do local em alta velocidade.

Os funcionários não souberam informar qual o carro os bandidos utilizaram para realizar a fuga após o roubo. O caso está sendo investigado pela Delegacia Central da cidade. (F.M.)

DAT



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Estação provisória de Suzano: CPTM faz balanço após abertura de estrutura

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) apresentou um balanço positivo do início das operações na estação provisória de Suzano, que foi inaugurada no último dia 27, e reforçou a informação de que a demolição da passarela externa depende da remoção dos mais de cem vendedores ambulantes que trabalham no local.

A retirada, segundo revelou a prefeitura dias atrás, deverá ocorrer em um prazo de 90 dias. Isso quer dizer que expectativa da companhia de demolir em abril deste ano a estrutura deverá se confirmar.

Segundo informou ao DAT, a CPTM "comemora" a aprovação pelos usuários da estrutura provisória. De acordo com a assessoria de Imprensa da companhia, no último domingo, primeiro dia de funcionamento da estação, mais de 20 mil pessoas teriam utilizado as plataformas instaladas pela construtora Mendes Junior, que venceu licitação aberta em 2010 para construir a nova estação definitiva.

Segundo a CPTM, o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) recebeu (no domingo) apenas uma manifestação de um usuário que reclamou de dificuldade de acesso enfrentado por pessoas com mobilidade reduzida. A companhia esclareceu ainda "que estes usuários devem utilizar uma passagem em nível, assistida por agentes".

DAT



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29 de janeiro de 2013

Linha 6-Laranja do Metrô ganha licença ambiental e obra deve iniciar em 2014

Linha-6 vai ligar a Brasilândia (Zona Norte) à região central de São Paulo.
Alckmin anuncia nesta quarta-feira (30) o lançamento do edital de licitação.

A futura linha 6-Laranja do Metrô, que vai ligar a Brasilândia, na Zona Norte, até a região central de São Paulo, ganhou nesta terça-feira (29) sua primeira licença ambiental. O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) aprovou por unanimidade o estudo e o relatório de impacto ambiental (EIA/Rima) do empreendimento.

A licença prévia emitida pelo órgão é a primeira etapa do licenciamento. Agora, o governo do estado tem de pleitear a licença de instalação, o que deve ocorrer em breve. Nesta quarta, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) deverá anunciar o lançamento do edital para a realização da obra.  A expectativa do governo do estado é que as obras da nova linha metroviária sejam iniciadas em julho de 2014 - no ano passado, o governo estimava que o início seria em 2013.

O vice-governador Guilherme Afif Domingos viajou na Londres nesta semana para se encontrar com empresários e tentar atrair parceiros. A linha 6 será construída por meio de uma PPP (parceria público-privada), que é um contrato de prestação de serviços ou obras. As empresas são pagas diretamente pelo governo para realizar uma tarefa, no caso, construir a linha de metrô. Podem ainda obter parte de seu retorno financeiro explorando o serviço - no caso do Metrô, ficam com parte do dinheiro pago pelos usuários.

O investimento previsto para a linha é de R$ 7,8 bilhões - metade disso sairá dos cofres do estado, e a outra metade, das empresas que firmarem a PPP.
Trajeto

Na sua primeira fase, a Linha 6-Laranja ligará a estação São Joaquim, já existente na Linha 1-Azul, à futura estação a ser construída no bairro de Vila Brasilândia. A linha passará por bairros como Sumaré e Higienópolis - uma estação que ficaria na Avenida Angélica encontrou resistência dos moradores locais.

O trajeto terá 15,9 km incluindo pátios e 15 estações: Brasilândia, Vila Cardoso, Itaberaba - Hospital Vila Penteado, João Paulo I, Freguesia do Ó, Santa Marina, Água Branca, Pompéia, Perdizes, Cardoso de Almeida, Angélica - Pacaembu, Higienópolis - Mackenzie, 14 Bis, Bela Vista e São Joaquim. O governo projeta que 29 trens irão atuar ao longo do percurso. Ela fará conexão com outras linhas da CPTM e do Metrô, com a Linha 4-Amarela.

A intenção do Metrô é, posteriormente, aumentar em linha a partir da Estação São Joaquim em direção à Zona Leste, passando por estações como a Mooca, da CPTM, e chegando até o bairro de Cidade Líder. A outra ponta, que inicialmente vai até a Brasilândia, também será estendida até a região da Rodovia dos Bandeirantes, passando pelo futuro centro de convenções de Pirituba, o Piritubão.

Desapropriações

Em maio de 2012, o governo de São Paulo decretou a desaproriação de 406 imóveis nos bairros paulistanos da Freguesia do Ó, Lapa, Barra Funda, Perdizes, Consolação, Bela Vista e Liberdade. Eles serão desocupados por via amigável ou judicial para dar lugar ao futuro trecho da linha 6 - Laranja do Metrô.

G1


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Investidores estrangeiros conhecem projeto de trens de SP

O governo de São Paulo anunciou planos ambiciosos para o transporte sobre trilhos. Nesta segunda-feira, foi apresentado projeto para construção de uma ampla rede de 416 quilômetros em cinco linhas que ligarão diversas cidades a um raio de pouco mais de 100 quilômetros da capital paulista. A intenção do Palácio dos Bandeirantes é atrair investimentos de US$ 9,2 bilhões para retirar carros das grandes rodovias que chegam à capital paulista, como a Anhanguera, a Bandeirantes, a Dutra, a Ayrton Senna, a Anchieta e a Imigrantes.

O projeto apresentado aos investidores estrangeiros prevê cinco linhas, todas construídas em Parceria Público Privada (PPP): São Paulo - Sorocaba, São Paulo - ABC, São Paulo - Campinas, São Paulo - São José dos Campos e ABC - Santos, que permitirá a ligação entre São Paulo e Santos. Diferentemente do sistema atual operado pela CPTM na Grande São Paulo, as novas linhas terão menos estações e trens mais modernos e rápidos - a velocidade máxima chegará a 160 km/h. Ao apresentar o projeto, o vice-governador Guilherme Afif Domingos disse que a intenção é "retirar os carros que congestionam as estradas" que chegam a São Paulo.

As linhas serão implantadas em três fases. A primeira prevê a ligação entre a capital e o ABC, com estações em São Caetano do Sul, Santo André e Mauá, e também entre São Paulo e Jundiaí. Na segunda fase, será construído o ramal do ABC até Santos, o trecho entre Jundiaí e Campinas - com ligação até Americana - e a linha entre a capital e Sorocaba. A última fase prevê a rota entre São Paulo e São José dos Campos, com extensão até Taubaté.

Ao apresentar o projeto aos investidores estrangeiros, Afif disse que ele "conversa" com os planos de construção do Trem de Alta Velocidade entre Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro. "O trem regional vai ligar essas regiões e também vai alimentar o trem de alta velocidade", disse. Segundo ele, a intenção do trem regional é competir com o transporte de carros entre as cidades e o objetivo do trem bala é competir com o transporte aéreo.

O projeto de US$ 9,2 bilhões prevê 70% bancado pela iniciativa privada e 30% pelo governo do Estado. Atualmente em estudo, o edital deve ser divulgado até novembro de 2013, mas já se sabe que o modelo de escolha do operador será por menor pagamento anual exigido do Estado ou menor demanda de investimento público para o projeto. Segundo o vice-governador, 465 mil pessoas devem usar os trens regionais quando o sistema estiver pronto. A PPP será de 30 anos.

EXAME


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Novas linhas de metrô de SP serão em PPP


O governo do Estado de São Paulo decidiu mudar a estratégia para construir novas linhas de metrô. Para acelerar o ritmo de expansão da rede, a partir de agora, todas as novas linhas serão executadas em Parceria Público Privada (PPP) desde o início das obras.

A informação foi dada pelo vice-governador, Guilherme Afif Domingos. Ele está em Londres nesta segunda-feira conversando com investidores ingleses. Assim, o governo paulista entregará toda a construção, operação e administração a investidores. Antes da mudança, como na atual linha 4, a construção era responsabilidade do Estado e o parceiro privado ficava responsável pelos trens, operação e administração.

Segundo Afif, a mudança foi decidida para acelerar o ritmo da expansão da rede de transporte sobre trilhos no Estado. Assim, explica, serão evitados problemas como os atrasos na construção da linha 4 do metrô - que é responsabilidade do Estado.

Segundo ele, a mudança acontece após alterações na legislação federal. "Por pressão do governo de São Paulo, o governo federal emitiu uma Medida Provisória que virou lei que permite que os recursos públicos entrem nos projetos desde o início na sociedade de propósito específico", disse. Com essa mudança, explica o vice-governador, os consórcios poderão construir as novas linhas e, durante a construção, receberão os recursos públicos previstos no investimento. "Será um novo modo de gerenciamento", disse.

Além da expectativa de um ritmo mais rápido na expansão das linhas, o vice-governador disse que o Estado pretende abocanhar parte do excesso de liquidez existente no mercado financeiro ao apresentar projetos de infraestrutura.

A primeira linha nesse novo modelo será a linha 6, laranja, que ligará o bairro de Brasilândia (na zona norte da capital paulista) ao bairro de São Joaquim (centro). A PPP tem investimento previsto de US$ 3,9 bilhões, sendo US$ 1,95 bilhão de responsabilidade do Estado. O edital será divulgado na quarta-feira, dia 30.

Agência do Estado

Passageiros aprovam estação provisória da CPTM em Suzano

Segundo usuários, estrutura atual é melhor que a antiga; demolição de passarela segue sem data confirmada

Apesar dos mais de cem degraus que precisam vencer para alcançar as plataformas da estação provisória de Suzano, os usuários da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) aprovaram as instalações da nova estrutura aberta anteontem e que será utilizada por mais de 30 mil pessoas por dia até 2014, quando deverá ser inaugurada a estação definitiva no centro da cidade.
No início da tarde de ontem, o Diário do Alto Tietê permaneceu cerca de 30 minutos no novo local de embarque e desembarque e ouviu a opinião de cinco passageiros sobre as condições de segurança, acessibilidade e conforto oferecidas na estrutura de ferro.

Todos os entrevistados observaram que a obra executada pela empreiteira Mendes Junior, contratada pela CPTM para construir a estação definitiva, não representará um transtorno à população como ocorreu, por exemplo, quando a companhia abriu, no primeiro semestre de 2011, a estação provisória de Ferraz de Vasconcelos.
Por causa da altura elevada dos degraus e da falta de acessibilidade, os passageiros de Ferraz reclamaram bastante das instalações, o que forçou a CPTM a refazer parte da estação provisória. Em Suzano, a escada não prejudicou os usuários.

Além disso, a estrutura provisória oferece mais conforto aos usuários se comparada à velha passarela interna, que deverá ser demolida nos próximos dias. Nos dois lados da estação aberta no dia 27, as escadas externas, que dão acesso às bilheterias, são cobertas. A escadaria que liga a área das bilheterias com as plataformas também é coberta, ao contrário da escada da passarela desativada, que nos dias de chuva representava uma grande perigo aos passageiros.

Por fim, a nova estação tem banheiros e o acesso para pessoas com deficiência e idosos às plataformas é mais fácil. Por todos esses motivos, as instalações provisórias foram elogiadas pelos entrevistados.


Usuários
O desempregado Ricardo Macedo desembarcou no lado da avenida Major Pinheiro Próes e gostou da estrutura encontrada. "Acho que dá para usar sem problemas. Não está muito melhor que a velha (estação) e algumas pessoas vão estranhar a altura no começo, mas depois tudo bem", observou.
O aposentado Gildásio Araújo destacou que a obra é provisória: "Eu acho que ficou boa. As pessoas nunca ficam satisfeitas com nada, mas é preciso paciência para a construção da estação definitiva."
O auxiliar administrativo Kleber da Silva Oliveira, residente em Mogi das Cruzes, avaliou que não existem motivos para reclamações: "Estou com meus dois filhos pequenos e eles subiram e desceram os degraus sem problema", resumiu.
Outro aposentado, Nelson Soares usou a rampa construída para pessoas com deficiência. "Na minha opinião essa ficou melhor que a outra (estação antiga). A reclamação é que minha esposa precisa subir as escadas e pagar a passagem já que ela não é aposentada", comentou.

Ambulantes
Na entrada da estação pela avenida Major Pinheiro Fróes, um grupo de vendedores ambulantes foi transferido para facilitar o fluxo dos usuários na nova passarela, que permanecerá aberta durante 24 horas e permitará também que o público atravesse de um lado ao outro da cidade sem a necessidade de embarque.
Dois comerciantes autônomos disseram ao DAT que a passarela externa, que abriga mais de 100 ambulantes, só deverá ser demolida em abril. Até lá, a prefeitura deverá apresentar um local para a instalação do "shopping popular", onde serão reunidos todos os comerciantes que atuam na estrutura.

A CPTM informou ontem à reportagem do DAT que a remoção da passarela, que será feita pela Construtora Ferraz Ltda., depende da administração municipal, que se comprometeu a retirar os comerciantes até o mês de abril.

DAT

28 de janeiro de 2013

Trem regional de São Paulo terá 416 km em cinco linhas

70% do projeto, que envolverá investimento de US$ 9,2 bilhões, deve ser financiado pela iniciativa privada

Novas linhas trabalharão com menos estações e trens cuja velocidade chegará a 160 km/h

O governo de São Paulo anunciou planos ambiciosos para o transporte sobre trilhos. Nesta segunda-feira, foi apresentado projeto para construção de uma ampla rede de 416 quilômetros em cinco linhas que ligarão diversas cidades a um raio de pouco mais de 100 quilômetros da capital paulista. A intenção do Palácio dos Bandeirantes é atrair investimentos de US$ 9,2 bilhões para retirar carros das grandes rodovias que chegam à capital paulista, como a Anhanguera, a Bandeirantes, a Dutra, a Ayrton Senna, a Anchieta e a Imigrantes.

O projeto apresentado aos investidores estrangeiros prevê cinco linhas, todas construídas em Parceria Público Privada (PPP): São Paulo - Sorocaba, São Paulo - ABC, São Paulo - Campinas, São Paulo - São José dos Campos e ABC - Santos, que permitirá a ligação entre São Paulo e Santos. Diferentemente do sistema atual operado pela CPTM na Grande São Paulo, as novas linhas terão menos estações e trens mais modernos e rápidos - a velocidade máxima chegará a 160 km/h. Ao apresentar o projeto, o vice-governador Guilherme Afif Domingos disse que a intenção é "retirar os carros que congestionam as estradas" que chegam a São Paulo.

As linhas serão implantadas em três fases. A primeira prevê a ligação entre a capital e o ABC, com estações em São Caetano do Sul, Santo André e Mauá, e também entre São Paulo e Jundiaí. Na segunda fase, será construído o ramal do ABC até Santos, o trecho entre Jundiaí e Campinas - com ligação até Americana - e a linha entre a capital e Sorocaba. A última fase prevê a rota entre São Paulo e São José dos Campos, com extensão até Taubaté.

Ao apresentar o projeto aos investidores estrangeiros, Afif disse que ele "conversa" com os planos de construção do Trem de Alta Velocidade entre Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro. "O trem regional vai ligar essas regiões e também vai alimentar o trem de alta velocidade", disse. Segundo ele, a intenção do trem regional é competir com o transporte de carros entre as cidades e o objetivo do trem bala é competir com o transporte aéreo.

O projeto de US$ 9,2 bilhões prevê 70% bancado pela iniciativa privada e 30% pelo governo do Estado. Atualmente em estudo, o edital deve ser divulgado até novembro de 2013, mas já se sabe que o modelo de escolha do operador será por menor pagamento anual exigido do Estado ou menor demanda de investimento público para o projeto. Segundo o vice-governador, 465 mil pessoas devem usar os trens regionais quando o sistema estiver pronto. A PPP será de 30 anos.

Exame


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27 de janeiro de 2013

Máquina que destrói cartões vencidos chega às estações de metrô de SP


A ideia é dar um destino seguro e também útil para todo esse material ruim quando descartado de maneira errada.

Uma ideia simples, mas importante, chegou às estações do metrô de São Paulo. É a máquina papa-cartão. Ela destrói cartões vencidos, como os de crédito e os de planos de saúde, e com isso facilita o trabalho de reciclagem.

O dinheiro, o passe do ônibus, o vale refeição. Houve um tempo em que tudo isso era só de papel.
“Às vezes você ia para um lugar, para outro e acabava perdendo”, opina um homem.

Hoje, quase tudo se compra ou funciona com o cartão de plástico. As coisas mudam, melhoram, mas novos problemas surgem. Destruir esses cartões que falam tanto de nós é um deles.

“Normalmente eu quebro e jogo no lixo”, conta o despachante Francisco Correia Montes.
“Geralmente pego uma tesoura e corto eles e jogo no lixo. Dá um trabalho. Estraga a tesoura todinha”, ri a analista de suporte técnico Fernanda Marques.

Para liquidar com esses e outros problemas gerados pelo descarte dos cartões, um brasileiro incomodado com o desperdício e com o lixo inventou um jeito de resolver tudo com uma manivelada só. Inspirada na máquina de cortar macarrão, essa espécie de papa-cartão aos poucos está aparecendo em estações de metrô e condomínios empresariais de São Paulo. A estimativa é de quase um bilhão de cartões circulando no Brasil. São mais ou menos 600 mil quilos de plástico. A ideia é dar um destino seguro e também útil para todo esse material ruim quando descartado de maneira errada.

“Misturado com outros polímeros, outros plásticos, por exemplo, pet com PVC, entre outros, atrapalha bastante”, aponta Renato Soares de Paula, idealizador do programa de reciclagem.

Quem já conheceu a novidade, gostou.

“Vai acabar mudando o nosso costume. Consequentemente o planeta será melhor cuidado”, avalia o servidor público federal Ricardo da Silva.

As tesouras de casa agradecem. E a natureza, também.

G1

Expresso ABC terá ligação para Santos

O segmento dos trilhos na região tem demanda inicial estimada de 330 mil passageiros ao dia, a maior entre os quatro itinerários

Por Fábio Munhoz

A iniciativa privada irá desenvolver estudos para a construção de quatro linhas ferroviárias que interligarão as regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas e Baixada Santista, além das aglomerações urbanas de Sorocaba e São José dos Campos. O projeto inclui o Expresso ABC no trajeto da Capital até Santos. Ao todo, serão 431 quilômetros de trilhos.

A Secretaria de Transportes Metropolitanos publicou ontem no Diário Oficial do Estado chamamento público para que as empresas interessadas em realizar os estudos se manifestem em até 15 dias. Antes da convocação, a Estação da Luz Participações e o banco BTG Pactual já haviam feito propostas ao governo.

Os participantes terão até julho para concluir os levantamentos técnicos, que deverão conter informações como investimento previsto para a obra, tarifa, demanda estimada e impactos ao meio ambiente. Também precisam ser apresentados aspectos técnicos de traçado, tecnologia utilizada e desapropriações necessárias. Finalizado o prazo, os estudos serão analisados pelo CGPPP (Conselho Gestor de Parcerias Público-Privadas), que escolherá o modelo adequado em até quatro meses.

Todas as linhas terão a região central da Capital como ponto inicial. Ainda não foi definido se a estação será uma das já existentes ou se será necessária a construção de outro terminal. No Grande ABC, a linha passará por São Caetano, Santo André e Mauá. Ao todo, 11 cidades serão atendidas pelos quatro traçados propostos. As regiões selecionadas detêm 53% da frota estadual de veículos e 63% da população do Estado.

A estimativa é de que as obras no trecho do Grande ABC - com 25,4 quilômetros - comecem já no ano que vem. A previsão de entrega é para 2016 - quando deverá ser iniciada a construção do segmento de 50 quilômetros até Santos. Conforme o cronograma, os passageiros do Litoral poderão utilizar a linha a partir de 2019. Toda a rede será concluída em 2020.

O segmento dos trilhos na região tem demanda inicial estimada de 330 mil passageiros ao dia - a maior entre os quatro itinerários. O Estado prevê crescimento anual de 2% no número de usuários transportados.

Para especialista, traçado deve superar dificuldades na serra

O engenheiro civil especializado em Transportes Creso Peixoto, professor da FEI (Fundação Educacional Inaciana), alerta que o traçado da ferrovia de passageiros do Grande ABC até Santos precisa superar as dificuldades enfrentadas na Serra do Mar. "Além de encontrar meios para reduzir o desmatamento, é necessário solucionar o gargalo encontrado em Paranapiacaba. Durante a época de safra, a via de carga registra grandes picos. É complexo misturar isso."

O deputado estadual Orlando Morando (PSDB), integrante da comissão de Transportes e Comunicação da Assembleia Legislativa, elogia a proposta do governo. "Esses trens irão desafogar as rodovias, em especial as do Sistema Anchieta-Imigrantes, que já estão saturadas", comentou.

Fonte: Do Diário do Grande ABC


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Estação provisória Suzano recebe os últimos ajustes antes de abrir

Funcionários da empreiteira Mendes Junior, contratada pelo governo do Estado para construir a nova estação de trem de Suzano, corriam no início da tarde de ontem para finalizar os serviços de instalação da estrutura provisória para embarque de passageiros que a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) vai abrir amanhã. Mais de 30 mil pessoas deverão acessar todos os dias as plataformas no sentido capital e Mogi das Cruzes.

Quando o Diário do Alto Tietê passou pela estação, por volta das 13 horas de ontem, os trabalhadores estavam fazendo os últimos ajustes na plataforma, cujos bancos ainda não tinham sido instalados. As equipes da Mendes Junior trabalhavam também na instalação das proteções das escadarias e nos acessos para pessoas com deficiência.

A partir de domingo, os usuários embarcarão na estação provisória pelas ruas Major Pinheiro Fróes (no lado Norte da cidade) e Doutor Prudente de Moraes (que liga a estação ao centro comercial). No entroncamento das ruas Prudente de Moraes e Benjamin Constant, a prefeitura reforçou a sinalização da faixa de pedestres, uma vez que o movimento de pessoas crescerá muito por causa do novo ponto de embarque. Já na Major Pinheiro Fróes, a sinalização não foi alterada até o horário em que DAT passou pelo local.


Mais segurança
A estação provisória tem mezanino com bilheterias e bloqueios, salas técnicas e operacionais, acesso para pessoas com deficiência e banheiro adaptado, além de oferecer um pouco mais de segurança e conforto aos usuários, se comparada à velha estação, cuja desativação está prevista para começar ainda em janeiro.

Nova estação
Por meio da assessoria de Imprensa, a CPTM adiantou que a partir da próxima semana, as equipes de obras começam os trabalhos necessários para a demolição da antiga edificação. A nova estação custará R$ 46 milhões e a entrega está prevista para 2014.

DAT

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25 de janeiro de 2013

Circulação de trens é regularizada na Linha 11-Coral

A circulação de trens foi normalizada na Linha 11-Coral, que atende ao Alto Tietê, às 14h50 desta sexta-feira (25), segundo a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Uma falha elétrica, em Poá, aumentou o intervalo dos trens às 4h30 desta sexta. No trecho entre Calmon Viana e Guaianazes as composições circulavam em via única e, por isso, houve aumento dos intervalos.
A companhia suspeita de sabotagem, já que técnicos encontraram um objeto de madeira e arame, que teria sido lançado sobre a rede aérea de alimentação da linha que liga Guaianazes a Estudantes. O caso foi registrado no Departamento de Investigações sobre Crime Organizado (Deic), na capital.

Prejuízos
Durante a manhã, passageiros reclamavam da demora nos dois sentidos nas estações Poá e Ferraz de Vasconcelos. O trecho afetado é utilizado por cerca de 70 mil passageiros em feriados como o de aniversário de São Paulo, comemorado nesta sexta.

A CPTM chegou a acionar o Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência (Paesi), mas a medida foi suspensa ainda no começo da manhã.

Por volta das 9h, a ajudante geral Fabiana Moreira tentava seguir de Poá para Suzano, onde trabalha, mas depois de esperar por uma hora, desistiu. "Paguei passagem, mas não consigo ir para Suzano. Passou só um trem, mas estava muito lotado e não consegui embarcar".

Já o soldador José Noel Galdino, que trabalha no Itaim Paulista, esperou por 20 minutos na Estação Ferraz de Vasconcelos e desistiu de pegar o trem. "Meu chefe vai vir me buscar aqui", explicou.

Aumento de intervalo
Durante o feriado prolongado na capital, a CPTM vai intensificar as obras de modernização e deve ocorrer aumento nos intervalos. Nesta sexta-feira,  das 18h até o término da operação comercial, os trabalhos estarão concentrados no sistema de rede aérea de alimentação elétrica dos trens entre as estações Suzano e Jundiapeba. Os serviços serão retomados às 18h de sábado e continuam até o final da operação comercial de domingo.

Além disso, das 20h de sábado até o fim da operação de domingo, a circulação de trens vai ficar interrompida entre as estações Tatuapé e Luz. Para seguir viagem até a Luz, os passageiros deverão fazer a transferência para a Linha 3-Vermelha do Metrô até a estação Brás, onde vão poder usar os trens da Linha 10-Turquesa (Brás - Rio Grande da Serra), que atenderão também a Estação da Luz, em caráter excepcional.

Haverá ainda obras na Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana).
Linha 11-Coral
A linha tem 50,8 km de extensão. Entre as estações Estudantes e Guaianazes são 26,8 km, segundo a CPTM. Cerca de 626 mil passageiros usam a linha por dia, mas, como nesta sexta-feira é feriado em São Paulo, o número diminui.
O telefone de atendimento para mais informações é 0800 055 0121.

G1


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Cadastro para usar o novo bilhete único mensal vai começar em abril

No primeiro encontro do prefeito Fernando Haddad com o governador Geraldo Alckmin (PSDB), ontem no Palácio dos Bandeirantes, o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, aproveitou a ocasião para anunciar a criação, em abril, do cadastro de usuários do bilhete único mensal. A principal promessa de campanha de Haddad deverá ser implementada no segundo semestre.

Da reunião entre tucano e petista, porém, não saiu acordo sobre a participação do Estado no projeto petista por meio do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Haddad e Alckmin trataram de "parcerias" nas áreas de habitação, segurança e educação. Em dois dias, novas parcerias deverão ser anunciadas por Haddad, quando a presidente Dilma chegar a São Paulo para a festa dos 459 anos da capital.

Ontem, Tatto informou que o cadastro do bilhete único mensal deverá ser feito inicialmente pela internet, com base no número do CPF dos passageiros. Pela promessa de campanha do PT, o usuário terá de pagar R$ 140 por um número irrestrito de viagens no mês. Por esse preço, o pacote valeria a pena para quem faz mais de 46 viagens de ônibus mensais. Deverá também haver a possibilidade de carregamento semanal. Pela estimativa da Prefeitura, o bilhete mensal custará R$ 400 milhões anuais em subsídios. Neste ano, sem a criação da tarifação que vale por 30 dias, o gasto já será de R$ 660 milhões.

Tatto conta com a integração com o Metrô, fundamental para o projeto ser bem sucedido, para a implementação do bilhete. "A ideia é não esperar a Prefeitura lançar o bilhete único mensal e depois o Metrô, mas lançar de forma conjunta", disse Tatto.

O secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, avalia que a integração é viável tecnicamente. "Para nós é tranquilo. A tecnologia é de competência da SPTrans (São Paulo Transporte, da Prefeitura). O que nós temos que ver é o impacto financeiro", disse. Segundo ele, como já é possível fazer a integração entre as linhas de metrô, o impacto não deve ser muito grande. "Os primeiros indícios é de que o impacto será mais no fim de semana."

O diretor da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Rogério Belda, analisa que o sistema também é vantajoso para o Metrô e a CPTM, mas disse não acreditar que a implementação será rápida. Para ele, o benefício para as empresas será o pagamento adiantado da tarifa. "Será uma espécie de cartão de crédito às avessas, pago antes pelo usuário."

Tecnologia. Para evitar fraude, o sistema terá identificação biométrica, por impressão digital. A troca dos validadores será feita pelas empresas de ônibus e estará incluída na concessão.

O arquiteto Flamínio Fichmann, consultor de Transportes, afirma que o bilhete mensal aumenta a chance de fraudes "porque será possível usá-lo à vontade". "Se, por exemplo, alguém pegá-lo e o der para outro usuário, ele vai lá e usa. É um problema", disse. A leitura biométrica, para Fichmann, pode ainda piorar a lentidão nos corredores.

De acordo com o secretário municipal Jilmar Tatto, entre as opções estudadas para agilizar o sistema está a possibilidade de carregar o bilhete único por via bancária, como acontece com celulares pré-pagos.Ele também quer que o bilhete possa ser utilizado para alugar bicicletas e pagar Zona Azul.


Estadão



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Governo quer criar estação de trens da CPTM no Bom Retiro

Com o objetivo de reduzir a superlotação na Estação da Luz, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) planeja criar um “hub” - ponto de conexão de ramais ferroviários - no centro de São Paulo. Será a futura Estação Bom Retiro, prevista para ocupar o terreno da Favela do Moinho. Pelo menos três linhas poderão atendê-la: a 7-Rubi (Luz-Francisco Morato), a 8-Diamante (Júlio Prestes-Itapevi) e a 10-Turquesa (Brás-Rio Grande da Serra).

Segundo Mário Bandeira, presidente da empresa, que é controlada pelo governo do Estado, os projetos básico e executivo da obra já foram contratados. Ele diz que a expectativa é de que a construção comece “entre junho e julho” do ano que vem. Previsão inicial indicava que ela poderia terminar em 2015. “Será uma estação muito grande, que vai ter muitas interferências (no entorno). Ela será importante porque vai ajudar a distribuir os novos eixos daquela região.”

Atualmente, a Estação da Luz é o único acesso central das Linhas 7 e 8, além de duas do Metrô - a 1-Azul e a 4-Amarela. Com isso, a superlotação é comum nos horários de maior movimento, levando desconforto para os usuários que precisam fazer baldeação de um sistema para o outro. Eles são obrigados a enfrentar filas longas e demoradas entre cada plataforma, especialmente no rush vespertino. Pela estação, passam, em média, 150 mil passageiros por dia útil.

A área onde ficará a estação está dentro do perímetro da Operação Urbana Lapa-Brás da Prefeitura, que poderá, no futuro, levar ao enterramento das linhas de trem e das estações da região.

O Estadão



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CPTM suspeita que sabotagem provocou falha em Linha 11-Coral

Objeto foi jogado em rede aérea de alimentação na região de Poá. Caso foi comunicado à polícia, que já investiga ações semelhantes.

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) suspeita que uma sabotagem tenha provocado a falha na extensão da Linha 11-Coral, na região de Poá, registrada na madrugada desta sexta-feira (25). Equipes de manutenção ainda trabalhavam para solucionar o problema por volta das 10h.

Técnicos da companhia encontraram um objeto de madeira e arame, que foi lançado sobre a rede aérea de alimentação da linha que liga Guaianazes – Estudantes.

Segundo a CPTM, o caso foi comunicado à polícia, que já investiga ações semelhantes. “ A suspeita é que o ato de vandalismo seja, na verdade, uma ação de sabotagem, pois o dispositivo sobre a rede elétrica provocou um curto circuito durante a passagem do primeiro trem naquele ponto, paralisando a via férrea ”, diz nota divulgada pela companhia nesta manhã.

Os trens circulavam por uma única via no trecho entre as estações Calmon Viana e Guaianazes. Segundo a companhia, a circulação está normal entre Estudantes e Calmon Viana.

A opção para quem vai para o Centro de São Paulo é fazer a transferência em Calmon Viana, para a Linha 12-Safira (Brás - Calmon Viana).

Linha 9-Esmeralda
Em 4 de janeiro, uma falha registrada na Linha 9-Esmeralda, que liga o Grajaú, na Zona Sul, a Osasco, na Grande São Paulo, também levantou a hipótese de sabotagem. Técnicos localizaram um cabo amarrado a um pedaço de madeira que teria sido jogado por alguém que estava na Ponte do Morumbi, segundo o governador Geraldo Alckmin. A madeira atingiu o pantógrafo, responsável pela alimentação de energia do trem, causando a pane. Alckmin garantiu que não houve falha do sistema.

Na época, a CPTM afirmou que "toda a estrutura de rede aérea na região é nova, assim como os trens que circulam naquela linha, não sendo identificada, a priori, nenhuma razão técnica para a ocorrência" e que registrará boletim de ocorrência para apurar o ocorrido.

G1

24 de janeiro de 2013

CPTM altera operação durante o feriado prolongado

No feriado prolongado do aniversário da cidade de São Paulo [25, 26 e 27 de janeiro], a CPTM dará continuidade às obras de modernização das linhas de seu sistema. Por este motivo, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira a programação:

Linha 7-Rubi [Luz - Francisco Morato - Jundiaí]: na sexta-feira, das 8h às 18h, equipamentos de via permanente serão trocados no trecho entre as estações Franco da Rocha e Baltazar Fidelis.

No domingo, durante toda a operação comercial, a circulação de trens entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Perus ficará interrompida. Para o transporte dos usuários, serão acionados ônibus da operação Paese [Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência]. Os usuários deverão fazer transferência para a Linha 8-Diamante [Júlio Prestes - Itapevi], na estação Palmeiras-Barra Funda, e seguir até Domingos de Moraes, de onde partirão os coletivos com destino à estação Perus. As senhas que dão acesso aos ônibus serão distribuídas na área interna dessas estações.

Linha 9-Esmeralda [Osasco - Grajaú]: na sexta-feira, das 13h até o término da operação comercial, serão feitas obras no sistema de rede aérea de alimentação elétrica dos trens nas imediações da estação Santo Amaro, sem previsão de impacto nos intervalos entre trens. No sábado, a partir das 20h, os serviços serão retomados e prosseguirão até o término da operação comercial. 

No domingo, durante a operação comercial, os trens não circularão entre as estações Osasco e Presidente Altino, por conta de manutenção no sistema de rede aérea de alimentação elétrica dos trens da Linha 8-Diamante. Para fazerem o percurso entre as duas estações, os usuários da Linha 9 deverão transferir-se para os trens da Linha 8, na estação Presidente Altino. No restante da linha, de Presidente Altino ao Grajaú, a operação será realizada com maior intervalo.

Linha 11-Coral / Expresso Leste [Luz - Guaianazes]: das 20h de sábado até o fim da operação comercial de domingo, a circulação de trens ficará interrompida entre as estações Tatuapé e Luz, devido a intervenções no sistema de rede aérea de alimentação elétrica dos trens. Para seguirem viagem até a estação Luz, os usuários deverão fazer a transferência para a Linha 3-Vermelha do Metrô até a estação Brás, onde poderão utilizar os trens da Linha 10-Turquesa [Brás - Rio Grande da Serra] que atenderão também a Estação da Luz, em caráter excepcional. 

Linha 11-Coral [Guaianazes - Estudantes]: na sexta-feira, das 18h até o término da operação comercial, os trabalhos estarão concentrados no sistema de rede aérea de alimentação elétrica dos trens entre as estações Suzano e Jundiapeba. Os serviços serão retomados às 18h de sábado, prosseguindo até o final da operação comercial de domingo.

Linha 12-Safira [Brás - Calmon Viana]: das 18h de sábado até o final da operação comercial de domingo, haverá intervenções no sistema de alimentação elétrica dos trens entre as estações São Miguel Paulista e Jardim Helena-Vila Mara. Após às 20h de sábado, os trens circularão até a estação Tatuapé. Para seguir viagem até a estação Brás, os usuários deverão transferir-se para a Linha 3-Vermelha do Metrô. 

No domingo, do início da operação comercial até 21h, a circulação de trens estará interrompida entre as estações Comendador Ermelino e Itaim Paulista, para permitir a continuidade das obras de reconstrução da estação São Miguel Paulista. Serão disponibilizados ônibus gratuitos da operação Paese para atenderem às estações do trecho interrompido. Os usuários deverão retirar a senha na área interna dessas estações. 

Informação aos usuários: para orientar os usuários sobre essas mudanças temporárias, a CPTM vem divulgando as intervenções por meio de avisos sonoros emitidos nos trens e de cartazes fixados nas estações, além das redes sociais da Companhia. Empregados também estão posicionados para auxiliarem o público. 

Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Benefícios: as obras de infraestrutura, em realização nas seis linhas, permitirão que os 105 novos trens que já estão sendo incorporados à frota tenham melhor desempenho e contribuam para aumentar a oferta de lugares. 

Na eventualidade de dúvidas ou de informações complementares, a CPTM coloca à disposição a Central de Atendimento ao Usuário, no telefone 0800 0550121.

Trens e Metrô receberão ciclistas do World Bike Tour-SP 2013


Os trens da CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos], do Metrô e da Linha 4-Amarela [operada pela ViaQuatro] são uma boa opção de deslocamento para os participantes da 5ª edição do World Bike Tour São Paulo, que acontece no feriado do dia 25 [sexta-feira], aniversário de São Paulo.

Para chegar ao ponto de largada [Ponte Octavio Frias de Oliveira - ponte estaiada], os ciclistas que optarem pela CPTM poderão desembarcar nas estações Morumbi ou Berrini, na Linha 9-Esmeralda [Osasco-Grajaú]. Ao final do passeio, para quem quiser utilizar o sistema metroferroviário para levar a bicicleta do evento embora, as opções são as estações Cidade Universitária, na Linha 9-Esmeralda da CPTM, e Butantã, na Linha 4-Amarela [ViaQuatro], que são as mais próximas ao local de chegada [Rua Professor Mello Morais, junto à Portaria 14- "Velódromo"da USP].

Para atender aos usuários habituais e aos participantes do evento, CPTM, Metrô e ViaQuatro [Linha 4-Amarela] estarão preparados para receber os ciclistas e suas bikes no sistema. As empresas terão empregados em estações de maior movimento para orientarem o fluxo, bem como o embarque e desembarque. No caso da CPTM, em razão da proximidade do local do evento, a Linha 9-Esmeralda vai operar com intervalo menor no período da manhã.

O secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, que é um defensor do uso da bicicleta para melhoria da mobilidade, participará do evento.

Evento
O passeio terá início às 9h, na Ponte Octavio Frias de Oliveira [ponte estaiada], seguirá pela Marginal Pinheiros e terminará na Rua Professor Mello Morais, junto à Portaria 14- "Velódromo", na Cidade Universitária da USP, com previsão de chegada às 11h.

Vale lembrar que o uso de bicicletas é liberado aos finais de semana nos trens da CPTM, Metrô e ViaQuatro, a partir das 14h de sábado e durante toda a operação comercial, aos domingos e feriados. No Metrô, além dos finais de semana e feriados, as bicicletas também são permitidas de segunda a sexta-feira, a partir das 20h30 até o encerramento da operação.

Sobre a prova
O World Bike Tour São Paulo é um dos eventos ciclísticos que reúne mais adeptos em todo o planeta. Na edição paulistana, são esperados cerca de 8 mil participantes que pedalarão ao longo de 10 km. As inscrições estão esgotadas. Para mais informações sobre a prova, acesse o site oficial http://www.worldbiketour.net.

CPTM

CPTM inicia operação na estação provisória de Suzano neste domingo


A CPTM informa que a partir deste domingo, 27, os trens da Linha 11-Coral [Luz-Guaianazes-Estudantes] passarão a atender o município de Suzano na estação provisória, construída próxima à antiga. O acesso será feito pelas ruas Major Pinheiro Fróes e Dr. Prudente de Moraes [lado centro].

O procedimento é necessário para que o atendimento aos usuários não seja interrompido durante as obras do novo prédio. A estação provisória tem mezanino com bilheterias e bloqueios, salas técnicas e operacionais, e plataforma central. Para as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, há acesso em nível e banheiro adaptado.

A partir da próxima semana, as equipes de obras começam os trabalhos necessários para a demolição da antiga edificação.

Nova Estação Suzano

A nova estação, cujo investimento é de R$ 46 milhões, terá arquitetura moderna e infraestrutura, oferecendo mais conforto aos usuários e total acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. O projeto contempla elevadores, rampas, pisos podotáteis, mapas em braile, escadas rolantes, assentos na plataforma, banheiros e plataformas cobertas. A entrega da obra está prevista para 2014.


CPTM

CPTM inicia obras do novo complexo de manutenção


Serão iniciadas nesta quarta-feira (24/01) as obras do Complexo de Manutenção Presidente Altino II da CPTM, em Osasco. O investimento de R$ 165 milhões para implantação da estrutura foi a anunciado pela companhia em julho do ano passado, quando foram assinados os contratos para a expansão e recapacitação das subestações de energia das seis linhas da CPTM.

O complexo abrigará oficina de revisão geral e reforma de trens; laboratório eletrônico; área para armazenamento de materiais e resíduos industriais, além de área de suporte para empregados (vestiários, refeitório e sanitários).  Serão 30 mil m² de edificações.  O galpão principal terá 15,5 mil m² e capacidade para serviços em seis trens compostos de quatro carros cada, simultaneamente. Em outra área de 5.700 m² serão feitas pintura e lavagem de componentes e peças utilizadas nos trens, além da manutenção de motores elétricos.

O lançamento das obras será feito pelo governador Geraldo Alckmin, que inspecionará os veículos de alta precisão adquiridos para o parque de máquinas de manutenção da companhia e fará a entrega de mais oito trens da PPP vencida pela CAF para o fornecimento de 36 trens para a Linha 8-Diamante da CPTM. Com a nova entrega, totalizam 30 trens entregues. Os demais seis trens serão entregues ao longo deste ano.

Revista Ferroviária

23 de janeiro de 2013

CPTM recebe mais oito trens nesta quinta


Governo também dará início às obras do Complexo de Manutenção Presidente Altino II

O Governo do Estado entrega nesta quinta-feira, 24, mais oito trens para a Linha 8-Diamante (Júlio Prestes - Itapevi) da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Com as novas composições, a frota da Linha 8 fica 100% renovada.

Os trens a serem entregues pelo governador Geraldo Alckmin são equipados com tecnologia de última geração, ar-condicionado, corredor contínuo (com passagem livre entre os vagões), sistema de monitoramento por câmeras e acessibilidade para pessoas com deficiência.

Novo complexo

O investimento no Complexo de Manutenção Presidente Altino II é de R$ 165 milhões e deve gerar 450 empregos. A área de 30 mil m², equivalente a quatro campos de futebol, vai abrigar uma oficina de revisão geral e reforma de trens, laboratório eletrônico e áreas de armazenamento de matérias e resíduos industriais.

Governo de SP

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Prefeitura implantará Bilhete Único Mensal em SP

O Bilhete Único Mensal, promessa de campanha de Fernando Haddad, deve ser implantado no segundo semestre. O cadastramento dos interessados começa em abril. O secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, afirmou que a ideia é implantar o sistema em ônibus, metrô e trens da CPTM na mesma data, mas isso ainda está em negociação com o Estado.

O cadastramento, disse ele, é para tentar evitar fraudes, já que o novo bilhete vai permitir usar o sistema um número ilimitado de vezes pagando apenas uma tarifa.

O bilhete atual já foi alvo de golpes, como o "janelinha", que causou à prefeitura perdas R$ 200 milhões por ano. O usuário pagava uma tarifa mais baixa ao fraudador, que lhe entregava o bilhete e o recebia de volta pela janela do ônibus.

Para evitar problemas do tipo, será utilizado um sistema biométrico, pelo qual o passageiro terá de marcar sua digital no momento de passar o cartão pela catraca.
A nova tecnologia vai exigir a mudança dos validadores do bilhete nos ônibus.

Por isso, disse Tatto, o sistema só pode entrar em vigor no segundo semestre, após a licitação para a escolha das novas empresas que irão operar no transporte coletivo.
As viações terão de comprar novos validadores que permitam o uso do sistema biométrico.

O custo da troca dos equipamentos estará embutido nos novos contratos.

Numa primeira etapa, apenas os usuários do Bilhete Único Mensal --e suas variações semanal e diária-- terão de se cadastrar. Mas a ideia, no futuro, é que todos os usuários tenham cadastro para que o bilhete possa ser usado para outros fins.

"Queremos expandir o Bilhete Único, por exemplo, para a Zona Azul e aluguel de bicicletas", afirmou Tatto.

Ele também disse que pretende fazer convênio com bancos, para que o usuário possa comprar crédito direto, sem necessidade de recarga em estações, como hoje. Os próprios celulares poderão ser usados como Bilhete Único, disse o secretário. Mas isso levará mais tempo.

Folha de SP


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