Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

15 de dezembro de 2013

Projeto de trem regional pode incluir Alto Tietê

Suzano poderá ser uma das cidades beneficiadas com a circulação de trens regionais de alta velocidade. De acordo com o governador Geraldo Alckmin (PSDB), a cidade deve ser incluída no sistema de trem oeste-leste, que sairá das cidades de Sorocaba, São Roque, São Paulo, Alto Tietê e irá até Taubaté.

A informação foi divulgada na manhã de ontem pelo governador, durante visita aos municípios de Itaquaquecetuba e Ferraz de Vasconcelos. "Vamos investir fortemente em transporte de alta capacidade que é o trem e metrô. O que vamos fazer e que está bem adiantado é o trem para Santos. Vamos fazer um sistema de trem que é oeste-leste, ou seja, sai de Sorocaba, São Roque, São Paulo, passa pela região e vai até Taubaté", garantiu Alckmin.

Ainda de acordo com ele, outro sistema será implantado na norte-sul, que contemplará as cidades de Santa Barbara, Americana, Campinas, Jundiaí, São Paulo, Santo André e Santos.

"Há 12 anos, tínhamos 5 milhões de veículos no Estado. Hoje esse número cresceu muito e atingiu 25 milhões. Por isso esse investimento pesado em transporte de alta capacidade. Tanto que todas as estações da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitano) do Alto Tietê serão reformadas e ampliadas", informou Alckmin.

Procurada, a Secretaria de Estado de Transportes Metropolitanos informou, por meio da assessoria de imprensa, que o projeto está em fase de estudo pelo Conselho Gestor de Parceria Público Privada (PPP).
Segundo informou, mais detalhes sobre o assunto, inclusive sobre a possibilidade de implantação da medida no Alto Tietê, serão divulgados no primeiro semestre de 2014. De acordo com a assessoria, "as informações são muito preliminares", mas existe a possibilidade de Suzano, assim como as cidades da região, serem contempladas com o projeto.

Informações publicadas no site da pasta estadual dizem que os trens regionais permitirão viagens de 30 a 50 minutos de uma cidade a outra em velocidade de até 180 quilômetros por hora. O projeto prevê ainda a implantação de painéis digitais, Wi-fi, poltronas individuais e estofadas, banheiros, janelas panorâmicas, entre outros benefícios.

Diário de Suzano

Curta nossa página no facebook

As notícis veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do Blog Diário da CPTM