Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

19 de dezembro de 2013

Obras de linha de trem que ligará SP a Cumbica começam na sexta

Segundo o governo, Linha 13-Jade da CPTM deve ficar pronta em 18 meses.
Obra terá financiamento de 300 milhões de euros do governo francês.

As obras da Linha 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) começam na sexta-feira (20), informou o governador Geraldo Alckmin  nesta quinta (19). Quando pronta, a nova linha vai ligar a cidade de São Paulo ao aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na região metropolitana.

Segundo a previsão do governo, as obras devem terminar em até 18 meses. “Vai chegar dentro do aeroporto de Cumbica. Então, nós teremos os dois aeroportos integrados ao sistema metroferroviário”, afirmou Alckmin, referindo-se à Linha 17-Ouro do Metrô (monotrilho). Já em andamento, a construção da Linha 17 deve terminar após a Copa do Mundo, no ano que vem.

A nova linha da CPTM vai ligar a estação Engenheiro Goulart da Linha 12- Safira, na Zona Leste da capital, a Cumbica. A Agência Francesa de Desenvolvimento deve conceder um financiamento de 300 milhões de euros (cerca de R$ 960 milhões). O anúncio foi feito durante a visita do presidente francês François Hollande a São Paulo, na semana passada.

"É um acordo excepcional, que vai ampliar ainda mais tudo o que podemos fazer com o Brasil, em geral, e com São Paulo, com mais eficácia, rapidez e facilidade", disse Hollande na ocasião.

G1