Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

14 de dezembro de 2013

CPTM apresenta reforma da Estação São Caetano à Prefeitura


Projeto de reforma foi apresentado ao prefeito Paulo Pinheiro nesta quinta-feira (Foto: Robson de Almeida/PMSCS)
A Estação São Caetano da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) passará por uma grande reforma a partir de 2014. O projeto básico foi apresentado por técnicos da empresa pública ao prefeito Paulo Pinheiro, em reunião no Palácio da Cerâmica, na manhã desta quinta-feira (12/12).
Segundo o cronograma da CPTM, a obra deve começar já no primeiro semestre de 2014 e ser finalizada em meados de 2016. A estimativa de investimento é de aproximadamente R$ 40 milhões, custeados pela Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos.
A ampla reforma inclui a instalação de escadas rolantes e elevadores, além de novas escadas fixas, atendendo critério universal de acessibilidade; mudança no local da bilheteria para a passagem de nível entre o Centro e o Bairro Fundação (atualmente fica na entrada lateral); cobertura em todas as plataformas de embarque/desembarque; modernização dos sistemas elétrico e hidráulico; e a construção de dois bicicletários, com 300 vagas no total - o serviço será gratuito.
"O trem é um dos símbolos do progresso. Não tenho dúvidas de que esta reforma, além de dar mais conforto aos passageiros, contribuirá para o desenvolvimento de São Caetano do Sul", ressaltou Paulo Pinheiro.
Expresso ABC
O Expresso ABC é um projeto da Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos concebido para que os passageiros da região cheguem mais rapidamente à Capital. A previsão é de que a viagem entre Mauá e o Centro de São Paulo seja feita em apenas 24 minutos - atualmente leva aproximadamente uma hora.
Os trilhos serão paralelos aos da Linha 10-Turquesa, que liga Rio Grande da Serra ao Brás. Para ganhar tempo, o Expresso ABC, pelo projeto original, fará paradas apenas em cinco estações: Mauá, PrefeitoCelso Daniel, em Santo André, São Caetano, Tamanduateí (para integração com a linha 2-Verde do Metrô) e uma na região central de São Paulo ainda a ser definida. Não há prazo para o início de operação