Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

29 de novembro de 2013

Incêndio atinge o Memorial da América Latina em São Paulo

Pelo menos oito soldados do Corpo de Bombeiros ficaram feridos no incêndio que atingiu na tarde desta sexta-feira, 29, o auditório do Memorial da América Latina, na Barra Funda, zona oeste de São Paulo. Dois dos bombeiros foram atendidos no Hospital das Clínicas, sem risco de morte, e seis ficaram levemente feridos. Um homem da brigada de incêndio do Memorial também foi atendido com problemas de inalação. Ao menos 37 viaturas do Corpo de Bombeiros foram enviadas ao local, na Avenida Auro Soares de Moura Andrade. Cem homens participam do combate às chamas em três frentes de trabalho.

Pelo menos 27 viaturas do Corpo de Bombeiros foram enviadas ao local. Parte da Avenida Auro Soares de Moura Andrade foi liberada no sentido centro. No sentido oposto, a via continua bloqueada. Segundo a São Paulo Transporte (SPTrans), algumas linhas de ônibus que circulam pela região foram desviadas.

As Linhas 7-Rubi e 8-Diamante da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que passam ao lado do Auditório Simon Bolívar, e na Linha 3-Vermelha do Metrô, que fica quase embaixo do prédio em chamas, não foram afetadas. As duas empresas, controladas pelo governo do Estado, decidiram não interromper a circulação dos trens.

Em entrevista à rádio CBN, o presidente da Fundação Memorial da América Latina, João Batista de Andrade, disse que é cedo para falar sobre as causas do acidente. Além disto, ele afirma que toda a programação está suspensa e que os prejuízos serão avaliados após um laudo técnico.

Segundo a assessoria do Memorial da América Latina, funcionários estavam dentro do Auditório Simon Bolívar quando o incêndio começou, mas eles foram rapidamente retirados e sem ferimentos. O forro da plateia B do auditório teria sido bastante danificado pelo incêndio.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) não interditou nenhuma via da região, mas pede para os motoristas evitarem o local. A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) não suspendeu a circulação de trens, já que a estação de trem e metrô é muito próxima do Memorial.

Marco da cidade de São Paulo
O conjunto arquitetônico na Barra Funda foi projetado por Oscar Niemeyer e inaugurado em março de 1989. O Memorial tem uma área de 84,4 mil metros quadrados, com espaço para exposições e eventos. A assessoria do local não confirma se alguma obra de arte foi atingida pelo incêndio.