Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

1 de novembro de 2013

Obras de modernização alteram circulação de trens no fim de semana

Neste fim de semana, 2 e 3 de novembro, a CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos] prosseguirá com as obras de modernização. Confira a programação e planeje sua viagem com antecedência:

Linha 7-Rubi [Luz - Francisco Morato - Jundiaí]
Sábado: das 18h até o fim da operação comercial, haverá implantação de equipamentos de infraestrutura entre as Estações Jaraguá e Vila Aurora, ampliando o intervalo entre trens.

Domingo: das 4h à meia-noite, serão realizadas diversas obras de modernização, interrompendo a circulação de trens entre as Estações Luz e Perus. Para seguir viagem neste trecho, haverá conexão com o Metrô até a Estação Palmeiras-Barra Funda e, a partir dessa estação, haverá ônibus até Perus com paradas de embarque e desembarque na Estação Pirituba. As demais estações - Vila Aurora, Jaraguá, Vila Clarice, Piqueri, Lapa e Água Branca - estarão fechadas. As senhas para utilização dos ônibus deverão ser retiradas na área interna das estações.

Linha 8-Diamante [Júlio Prestes - Itapevi]
Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, as equipes atuarão na substituição de equipamentos de via próxima a Estação Engenheiro Cardoso. As viagens serão dividias em dois trechos: Júlio Prestes - Barueri e Barueri - Itapevi, sendo que, nesse último trecho, os trens circularão com maior intervalo. 

Domingo: das 8h às 20h, a Estação Domingos de Moraes estará fechada para obras de readequação. Para atender os usuários, ônibus gratuitos farão o deslocamento entre as estações Domingos de Morais e Imperatriz Leopoldina. 

Linha 9 - Esmeralda [Grajaú - Osasco] 
Sábado e Domingo: das 18h de sábado até a meia-noite de domingo, as obras estarão concentradas no sistema de rede aérea entre as Estações Villa-Lobos Jaguaré e Pinheiros, ampliando o intervalo entre trens.

Linha 11-Coral/Expresso Leste[ Luz - Guaianazes]
Domingo: das 4h até meia-noite, os trabalhos serão concentrados nos equipamentos de via na região da Estação Tatuapé. As viagens serão intercaladas em dois trechos: Luz - Brás e Luz - Guaianazes. Os trens circularão com maior intervalo.

Linha 11 - Coral/Extensão [Guaianazes - Estudantes]
Domingo: das 4h até o fim da operação comercial, serão feitas obras de reconstrução da Estação Ferraz de Vasconcelos, interrompendo a circulação de trens entre as Estações Calmon Viana e Guaianazes. Para seguir viagem neste trecho, serão disponibilizados ônibus de conexão entre as estações: Guaianazes - Antônio Gianetti e entre Guaianazes - Calmon Viana. As senhas para utilização dos ônibus deverão ser retiradas na área interna das estações. Vale ressaltar que as Estações Ferraz de Vasconcelos e Poá permanecerão fechadas e os trens circularão com maior intervalo entre as Estações Calmon Viana e Estudantes. 

Linha 12 - Safira [Brás - Calmon Viana]
Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, serão realizadas obras de separação de vias compartilhadas entre os trens da CPTM e os trens de carga da MRS, interrompendo a circulação de trens entre as Estações São Miguel Paulista e Calmon Viana. Serão disponibilizados ônibus de conexão entre as Estações São Miguel Paulista - Itaim Paulista e entre Itaim Paulista - Poá com parada de embarque e desembarque na Estação Itaquaquecetuba. As demais estações - Jardim Helena-Vila Mara, Jardim Romano, Engenheiro Manoel Feio e Aracaré - estarão fechadas. As senhas para utilização dos ônibus deverão ser retiradas na área interna das estações.
No mesmo dia e horário, também haverá intervenções entre as Estações Jardim Helena e Jardim Romano para serviços na rede aérea. 

Domingo: das 4h à meia-noite, as obras na rede aérea continuarão entre as Estações Itaquaquecetuba e Aracaré, ampliando o intervalo entre trens.

Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição a Central de Atendimento ao Usuário, no telefone 0800- 0550121.