Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

5 de novembro de 2013

Linha 5-Lilás do Metrô de São Paulo deve ter entrega antecipada para 2015

O Metrô de São Paulo vai ampliar a escavação nas obras do prolongamento da linha cinco lilás e a entrega das estações pode ser antecipada para 2015.

A construção vai beneficiar bairros como Brooklin, Moema, Ibirapuera e Santo Amaro e prevê a integração com o ramal da Paulista na Chácara Klabin.

Nesta segunda-feira, começou a operar o segundo tatuzão ou shield, que perfura e concreta os túneis ao mesmo tempo: 15 metros por dia.  A linha lilás já liga o Capão Redondo ao Largo Treze de Maio e a expansão é considerada fundamental para o transporte entre a zona sul e o centro.

O ramal hoje conta com seis estações e terá mais onze como Alto da Boa Vista, Borba Gato, Servidor, Vila Clementino e Santa Cruz. Nesse ano, estava prevista a abertura de Adolfo Pinheiro, agora transferida para janeiro do ano que vem.

A conclusão de toda a obra será em 2016, mas uma antecipação não é descartada O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, ressaltou ao repórter Thiago Uberreich que o objetivo é tentar entregar os 11Km antes do prazo. Alckmin lembrou que no trajeto estão hospitais como AC Camargo e Servidor Público, além do Campus da Unifesp.

O secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, explicou que não é possível entregar as estações de forma isolada, mas toda a linha. A previsão do secretário é de que a linha cinco lilás transporte mais de 750 mil passageiros por dia.

A obra está orçada em sete bilhões de reais e também conta com recursos do governo federal.

Fonte: Uol