7 de novembro de 2013

Justiça bloqueia bens de investigados do caso Alstom/Siemens no Brasil

A Justiça Federal decretou nesta quinta-feira, 7, o bloqueio de bens em valores que chegam a cerca de R$ 60 mi

A informação acaba de ser divulgada pela Polícia Federal, que pediu o bloqueio. A PF investiga o esquema de cartel e pagamento de propinas envolvendo a Alstom e ex-dirigentes de estatais das áreas de energia e transportes públicos nos governos do PSDB no Estado de São Paulo, entre 1995 e 2008.

Multinacional francesa é investigada por suposto envolvimento em esquema de cartel no metrô de São Paulo. Foto: Tiago Queiroz/Estadão

Segundo a PF, cinco pessoas físicas tiveram seus bens bloqueados,  sendo três ex-diretores da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Também foram alcançados pela medida três pessoas jurídicas, “duas delas suspeitas de terem sido utilizadas para a prática dos crimes”.

A PF informa que o bloqueio alcança valores em contas bancárias, títulos de investimento e ações pertencentes a investigados por crimes de corrupção, evasão de divisas e lavagem de dinheiro relativos às licitações do metrô de São Paulo e da CPTM.

O pedido da PF se baseia em documentos enviados pela Suíça ao Brasil no âmbito de pedido de cooperação internacional.

Os documentos chegaram ao Brasil em fevereiro de 2011, mas nenhuma providência foi tomada pelo Ministério Público Federal –  o procurador da República, Rodrigo de Grandis, então responsável pelo caso, está sob investigação do Conselho Nacional do Ministério Público.

Em setembro, a PF recebeu cópias da documentação enviada pelos procuradores da Suíça
A PF representou à Justiça Federal pelo bloqueio dos valores “com o objetivo de garanti o ressarcimento do Estado e da sociedade”.


por Fausto Macedo
Blog Estadão
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do blog Diário da CPTM.
Observações:

  • Último trem do terminal de Jundiaí para Francisco Morato tem partida programada às 23h30.
  • A transferência entre linhas é garantida desde que o usuário esteja em sua última estação de transferência até as 00h. Para mais informações, confira o Regulamento de Viagem. ​​​​
De domingo a 6ª feira, das 4h à meia-noite, e aos sábados das 4h à 1h (sentido único, do centro de São Paulo para os bairros e municípios da Região Metropolitana).

Apartamento em Francisco Morato finaciado pela Caixa

Apartamento em Francisco Morato finaciado pela Caixa
ÚNICO DA REGIÃO ENTREGUE TOTALMENTE ACABADO, COM PISO EM TODAS AS ÁREAS ✅ ESCRITURA GRÁTIS! 💥 APARTAMENTOS LOCALIZADOS A 1,8 KM DA ESTAÇÃO BALTAZAR FIDÉLIS 💥 Se você: ✅ Trabalha registrado ✅ Possui renda familiar de R$ 2200 ou mais ✅ Possuis FGTS Não perca mais tempo, saiba que você possui um excelente potencial de financiamento e não pode deixar essa oportunidade escapar! SUA OPORTUNIDADE CHEGOU ✅ 1 Vaga ✅ Condomínio com portaria 24hs. ✅ Piscina ✅ Salão de Festas ✅ Churrasqueira ✅ Quadra ✅ Playground ✅ Plantas de 46 e 46 M². O único da região que entrega totalmente acabado e pronto para morar ***Use seu FGTS *** Financiamento Caixa Econômica Federal *** Entrega garantida pela Caixa prevista para maio de 2019. Localização Município: Francisco Morato CEP do imóvel: 07996-005 Bairro: Res São Luis VISITAS SOMENTE COM AGENDAMENTO PRÉVIO Fale com agora mesmo no telefone ou WhatsApp com: RICARDO - 11-987405205