Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

13 de novembro de 2013

Catraca dupla em ônibus agiliza tempo de embarque em 38%, diz SPTrans

Ônibus equipado com duas catracas; medida vem sendo testada em 73 coletivos e a ideia é que sistema seja ampliado

A implantação de uma segunda catraca nos ônibus de São Paulo tem diminuído em até 38% o tempo de embarque de passageiros, segundo informações da SPTrans (empresa que gerencia o transporte municipal).

A medida vem sendo testada em 73 ônibus e a ideia é que seja ampliado nos próximos meses. A catraca instalada do lado direito do coletivo é voltada apenas para passageiros que utilizam o Bilhete Único e o vale-transporte. Já a outra é para quem paga a tarifa em dinheiro ou para os idosos e deficientes que utilizam o cartão que precisa ser validado pelo cobrador do coletivo.

Atualmente, nove linhas de ônibus das zonas norte,sul, sudeste e oeste contam com a catraca dupla. A instalação do segundo equipamento acontece em veículos de maior capacidade como articulados e biarticulados.

O custo médio da instalação da segunda catraca gira em torno de R$ 6.000 e a viação é quem arca com a despesa, segundo a SPTrans. Para que a adaptação seja possível, o veículo perde um assento duplo e um simples. O projeto piloto com os testes foi inciado em 2011.

Linhas que contam com catraca dupla

5108/10 Jd. Celeste - Term. Pq. D. Pedro II
5109/41 São Mateus - Metrô Tamanduateí
9501/10 Terminal Vila Nova Cachoeirinha - Paissandu
707A/10 Jd. Ângela - Metrô Praça da Árvore
8012/10 Metrô Butantã - Cidade Universitária
8022/10 Metrô Butantã - Cidade Universitária
106A/10 Metrô Santana - Itaim Bibi
175T/10 Metrô Santana - Metrô Jabaquara
8700/10 Terminal Campo Limpo - Praça Ramos de Azevedo

Folha
Foto: Cesar Ogata/Divulgação/Secom