Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

2 de outubro de 2013

Vereadores de SP aprovam projeto que separa vagão para mulheres

Objetivo é evitar abusos em ônibus, além de trens e Metrô.

Projeto irá para segunda votação.


Os vereadores de São Paulo aprovaram na terça-feira (1º), por unanimidade, em primeira votação, um projeto que obriga uma quota de ônibus e vagões de trens e Metrô só para mulheres. O projeto ainda vai para uma 2ª votação, sem data prevista.

O projeto, do vereador Alfredinho do PT, tem o objetivo de evitar os abusos e as situações constrangedoras que muitas mulheres sofrem dentro do transporte coletivo por causa do comportamento de alguns homens. O projeto ainda vai para uma 2ª votação, que ainda está sem data prevista.

Em nota, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos de São Paulo disse considerar “operacionalmente inviável” a adoção de vagões exclusivos.


Pelo projeto, seria obrigatório "destinar faixa nos ônibus e vagões específicos nos trens e metrô, na cor rosa, com dizeres “espaço exclusivo para mulheres” em percentual não inferior a cinquenta por cento da frota, para identificar o veículo, indicando ser espaço reservado a mulheres em horário determinado", diz o texto.


As faixas de cor rosa serão pintadas na frente, lateral e parte de trás dos ônibus e na porta de entrada dos vagões. Ainda de acordo com o texto, "a preferência para utilização dos ônibus e vagões de metrô e trens deverão ser respeitada durante o horário das 6h às 10h e das 16h às 20h, de segunda a sexta-feira, exceto os dias de feriado".

Fonte: G1