Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

9 de outubro de 2013

‘Foi um absurdo’, diz leitor sobre falha em linha do metrô em SP


Problema aconteceu às 14h40 desta quarta-feira (9) na Linha 3-Vermelha.
Metrô afirma que composição apresentou falha no sistema de tração.

“Estou muito nervoso devido ao caos que passei hoje”, conta o bancário Rafael Silva, de 23 anos, que ficou preso dentro de uma composição do metrô em um túnel entre as estações Santa Cecília e República da Linha 3-Vermelha, no sentido Corinthians-Itaquera, perto das 14h40 desta quarta-feira (9), devido à falha no sistema de tração do trem.

Ele afirma a espera para normalizar a linha passou de 40 minutos. De acordo com o internauta, depois que os vagões pararam, os passageiros foram avisados só após 6 minutos. Para ter assistência de funcionários da companhia, a espera foi de 20 minutos. Cansados, passageiros forçaram as portas e desceram do trem, tentando chegar a estação República andando pela via, que estava a 400 metros, segundo o leitor, atitude que foi impedida por funcionários do metrô. Ele ainda afirma que muitas pessoas passaram mal com a demora.

“Ficamos presos das 14h40 até 15h30. Eu tenho síndrome do pânico e claustrofobia. Já estava em desespero. Só fomos ver funcionários depois que as pessoas desceram no trilho do trem. Eles pediram para as pessoas subirem, porque só assim íamos seguir viagem. Só que deixaram duas portas abertas para aquelas pessoas entrarem de novo nos vagões. Quando chegamos na República, a estação já estava lotada e avisaram que o trem não ia prestar mais serviço. Não tinha ninguém para dar assistência àqueles que passaram mal. Foi um absurdo”, reclama.

Nota da Redação: em nota, o Metrô SP explica que a “circulação de trens na Linha 3- Vermelha, no trecho entre as estações República e Sé, começou a ser normalizada às 15h38, quando a composição que apresentou falha no sistema de tração, poucos metros antes de alinhar na plataforma da Estação República, foi rebocada por outra para uma área de estacionamento localizada nas proximidades da Estação Sé”.
Sobre os usuários na via, a companhia ainda complementa que “antes do início de normalização, alguns usuários que estavam no trem com falha não atenderam às recomendações dos funcionários do Metrô e, depois de descerem dessa composição, caminharam pela passarela de emergência até a plataforma da Estação República, sempre conduzidos por agentes de segurança metroviários. Durante a ocorrência, que teve início às 14h53, os usuários foram informados pelo sistema de som das estações e trens e pelas redes sociais”.

G1