ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

9 de outubro de 2013

Alckmin aceita usar transporte público para ir trabalhar

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) se comprometeu em uma coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira, 9, a usar o transporte público para trabalhar na semana que vem. O anúncio foi feito em um evento no Palácio dos Bandeirantes, na zona sul da capital, após a reportagem do Estado questionar se o tucano aceitaria usar o coletivo para chegar ao trabalho, como fez na semana passada o prefeito Fernando Haddad (PT). Como o político mora no palácio, poderá utilizar os transportes coletivos para ir a compromissos fora.


Alckmin disse que já costuma andar de metrô e trens. Isso, de fato, acontece, mas apenas em agendas oficiais de seu governo, quando ele, por exemplo, entrega novos trens para o sistema ou inaugura uma estação. Geralmente, essas cerimônias ocorrem fora dos horários de pico, quando a rede já não está superlotada - um cenário, portanto, bem mais confortável do que costumam enfrentar os passageiros nas horas do rush.

A administração do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) é do governo do Estado. No fim de setembro, o secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, já havia aceitado um convite semelhante e "passeou" por um trecho da rede metroferroviária de São Paulo com o Estado.

O governador afirmou que mora perto do Palácio dos Bandeirantes, sede do governo do Estado, no Morumbi, na zona sul da capital. Apesar disso, ele disse que irá andar de metrô ou trem, já que esses dois sistemas estão sob sua responsabilidade.

Não foi informada a data exata em que Alckmin irá usar o transporte público na semana que vem. A reportagem do Estado perguntou à sua assessoria de imprensa, durante o evento nesta manhã, quando isso deverá ocorrer e qual será o percurso, mas ainda não obteve a resposta.

Leia a entrevista com o governador Geraldo Alckmin (PSDB):

Estado - Nas últimas semanas, o prefeito Fernando Haddad (PT) e o secretário (estadual de Transportes Metropolitanos), Jurandir Fernandes, utilizaram o transporte público. Muitos especialistas veem como uma quebra de paradigma os dirigentes usarem esse meio de transporte, para mostrar para a população que estão ligados ao problema. O senhor aceitaria andar de ônibus algum dia em São Paulo para mostrar que também tem essa disposição?

Alckmin - Claro, lógico.

Que dia?

Vamos marcar. Eu ando sempre de metrô. Estou sempre andando de metrô. O metrô vai chegar aqui do lado (do Palácio dos Bandeirantes). Nós vamos ter na Linha 4 (Amarela) a estação de metrô aqui na João Jorge Saad com a Francisco Morato. Eu tenho andado de metrô. E de ônibus, fiz uma coisa que pouca gente fez. Eu tomei o ônibus lá no Grajaú (na zona sul da capital), às 5h da madrugada, e vim até o centro da cidade.

Quando foi isso?

Quando eu fui candidato a prefeito de São Paulo.

Mas sem ser candidato, o senhor aceitaria vir trabalhar de ônibus, algum dia da semana que vem, por exemplo?

É que eu moro aqui do lado (do Palácio), né? É só atravessar o corredor. Mas eu tenho usado o metrô e trem. Sempre que a gente está entregando as obras, a gente faz um circuito de metrô e trem.

Mas em agendas.

Não, mas a sua proposta é boa.

Então, o senhor aceitaria?

Eu aceito, vamos marcar.

Na semana que vem?

Pode ser.

Andar de ônibus ou metrô?

Metrô, que é do Estado. Metrô ou trem.

Fonte: Estadão