16 de setembro de 2013

Megatatuzão inicia escavação de túnel para a Linha 5 do Metrô

 Equipamento é utilizado na ampliação da linha que faz parte das quatro obras simultâneas que o Governo do Estado executa para a expansão do Metrô

O governador Geraldo Alckmin acompanhou nesta quarta-feira, 11, o início dos trabalhos do Megatatuzão, equipamento que irá cavar um dos túneis do novo trecho da Linha 5-Lilás do Metrô de São Paulo. A máquina foi montada no Poço Bandeirantes, próximo à futura estação Campo Belo, e seguirá com destino à estação Chácara Klabin.

Esse equipamento será o responsável por cavar e revestir com anéis de concreto os 4.800 metros de túnel, entre os poços Bandeirantes e Dionísio da Costa, na região da Vila Mariana. Nesse trecho ficarão as estações Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin.

Podem ser perfurados até 15 metros por dia, instalando ao final 3.241 anéis de concreto. A expectativa é que esse trabalho termine em 22 meses.

O shield, apelidado de Megatatuzão, foi reformulado para trabalhar nas obras da Linha 5. O mesmo equipamento foi usado nas obras da Linha 4-Amarela.

Sua capacidade foi ampliada, com o aumento de seu diâmetro de escavação para 10,58 metros (contra 9,41 metros quando usado na Linha 4). A megaestrutura possui refeitório, cabine de enfermagem, esteira rolante para a retirada do material escavado, além de cabine de comando e equipamentos auxiliares. Para sua operação, serão necessárias 180 pessoas, sendo 50 profissionais em cada turno de trabalho, além de 30 operários para apoio.

O equipamento é o mais moderno e seguro para escavações de túneis, por meio do sistema de Pressão Balanceada de Terra que compensa as pressões exercidas pelo terreno e pelo lençol freático. Além disso, ao mesmo tempo em que escava, também instala os anéis de concreto que reveste e estrutura o túnel, dessa forma, em nenhum momento o terreno fica exposto e sem suporte.

Três tatuzões em uma só obra

Além do megatatuzão, outros dois shields menores também serão utilizados para a perfuração da Linha 5. Esses equipamentos foram construídos na Alemanha e transportados para o Brasil em navios. As duas escavadeiras de menor porte irão cavar o túnel entre as futuras estações Adolfo Pinheiro e Campo Belo. Esta será a primeira vez na história que São Paulo terá três shieds operando simultaneamente em uma obra de Metrô.

A obra de ampliação da Linha 5-Lilás faz parte de um conjunto de quatro obras simultâneas que o Governo do Estado executa para a expansão do Metrô, com o investimento de R$ 29,9 bilhões.

Serão mais 11,5 km e 11 novas estações (entre Largo Treze e Chácara Klabin), somando-se aos atuais 8,5 km e seis estações (entre Capão Redondo e Largo Treze) da linha. O primeiro trecho da expansão deverá ficar pronto no início de 2014, com a operação da estação Adolfo Pinheiro. Quando totalmente concluída, a linha deve transportar mais de 780 mil pessoas.

Arte de Obra

Esta semana foi lançado o concurso "Arte de Obra", uma contribuição do Metrô para tornar a cidade de São Paulo mais divertida e colorida. As telas oferecidas aos artistas são os tapumes que cercam as obras da Linha 5-Lilás. Os ganhadores do concurso poderão grafitar seus desenhos nos tapumes das futuras estações, ao lado dos trabalhos de seis dos maiores grafiteiros do Brasil, convidados pelo Metrô.
O primeiro grafite sendo feito na estação Eucaliptos, pelo artista Binho Ribeiro. A partir de 01/10, os artistas Anjo (estação Hospital São Paulo), Chivitz (estação Brooklin), Minhau (estação Borba Gato), Nick (estação Boa Vista) e Eduardo Kobra (estação AACD-Servidor) iniciam seus trabalhos nos tapumes do Metrô.

Para participar do concurso Arte de Obra, os interessados devem fazer a inscrição a partir de 11/09 no site www.artedeobrametro.com.br. As obras devem ser de autoria própria e o participante pode enviar quantos desenhos quiser. Uma comissão julgadora, formada pelos seis artistas e representantes da Companhia, selecionará 30 desenhos que passarão por votação popular a fim de eleger os melhores trabalhos. Os vencedores terão acompanhamento profissional para a pintura dos tapumes.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do blog Diário da CPTM.
Observações:

  • Último trem do terminal de Jundiaí para Francisco Morato tem partida programada às 23h30.
  • A transferência entre linhas é garantida desde que o usuário esteja em sua última estação de transferência até as 00h. Para mais informações, confira o Regulamento de Viagem. ​​​​
De domingo a 6ª feira, das 4h à meia-noite, e aos sábados das 4h à 1h (sentido único, do centro de São Paulo para os bairros e municípios da Região Metropolitana).

Apartamento em Francisco Morato finaciado pela Caixa

Apartamento em Francisco Morato finaciado pela Caixa
ÚNICO DA REGIÃO ENTREGUE TOTALMENTE ACABADO, COM PISO EM TODAS AS ÁREAS ✅ ESCRITURA GRÁTIS! 💥 APARTAMENTOS LOCALIZADOS A 1,8 KM DA ESTAÇÃO BALTAZAR FIDÉLIS 💥 Se você: ✅ Trabalha registrado ✅ Possui renda familiar de R$ 2200 ou mais ✅ Possuis FGTS Não perca mais tempo, saiba que você possui um excelente potencial de financiamento e não pode deixar essa oportunidade escapar! SUA OPORTUNIDADE CHEGOU ✅ 1 Vaga ✅ Condomínio com portaria 24hs. ✅ Piscina ✅ Salão de Festas ✅ Churrasqueira ✅ Quadra ✅ Playground ✅ Plantas de 46 e 46 M². O único da região que entrega totalmente acabado e pronto para morar ***Use seu FGTS *** Financiamento Caixa Econômica Federal *** Entrega garantida pela Caixa prevista para maio de 2019. Localização Município: Francisco Morato CEP do imóvel: 07996-005 Bairro: Res São Luis VISITAS SOMENTE COM AGENDAMENTO PRÉVIO Fale com agora mesmo no telefone ou WhatsApp com: RICARDO - 11-987405205