Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

19 de setembro de 2013

Greenpeace instala relógio para marcar atraso em estação do Metrô

Segundo ONG, entrega da estação Adolfo Pinheiro tem atraso de 992 dias.
Até as 19h30, o Metrô não havia se posicionado sobre o prazo da obra. 

Ativistas da organização não-governamental (ONG) Greenpeace instalaram na manhã desta quinta-feira (19) um relógio digital para contabilizar os dias de atraso na inauguração da estação Adolfo Pinheiro, da Linha 5-Lilás do Metrô, na Zona Sul de São Paulo. A licitação da linha 5 é alvo de denúncias por suposta formação de cartel entre empresas.

O relógio marca 992 dias de atraso e cerca de 20 milhões de viagens que não foram feitas por passageiros.

Segundo Barbara Rubim, coordenadora da campanha Clima e Energia do Greenpeace, o cálculo dos dias de atraso foi feito a partir da primeira previsão de entrega da estação, de acordo reportagens da imprensa, que era em 2010. “Então, consideramos o atraso desde 1º de janeiro de 2011”, disse Rubim.

“A intenção do relógio é mostrar o descaso dos governantes com as obras de mobilidade. Eles trabalham com uma jogada eleitoral e a inauguração deve coincidir com as eleições do próximo ano. O relógio mostra à população o tempo que a obra está atrasada. Parece que se cria uma ideia comum de que ela não esta atrasada”, disse Rubim.

O Metrô informou, em nota, que durante o processo de construção da estação, “alguns fatores imprevistos foram responsáveis pelo prolongamento da obra”. Um deles foi a necessidade de preservar peças de interesse histórico encontrados durante a escavação. “Foi necessária a contratação de uma empresa para o resgate arqueológico, em conformidade com a legislação ambiental vigente”, disse o Metrô.

Também houve a necessidade de substituir e fazer o suporte de uma adutora da Sabesp localizada na área de escavação. Isso levou à modificação do projeto executivo da estação, “com a alteração da localização de seus acessos e da passagem de emergência no túnel”, segundo a companhia. O Metrô diz ainda que outras questões influenciaram no cumprimento dos prazos, como, por exemplo, o remanejamento de cabos de telefonia.

Inauguração

Em 1º de julho, o governador de São Paulo , Geraldo Alckmin (PSDB), disse que a estação Adolfo Pinheiro será inaugurada em janeiro de 2014. Com 11,5 km de extensão, a expansão da Linha 5-Lilás contará com 11 estações entre o Largo Treze e a Chácara Klabin. Atualmente, a linha tem seis estações distribuídas entre 8,5 km, do Capão Redondo ao Largo Treze.

A inauguração do relógio, de dois metros e meia de altura e abastecido por energia solar, teve festa, laço de cetim vermelho e fanfarra na intersecção da avenida Adolfo Pinheiro e rua Isabel Schmidt. Ativistas vestidos com as máscaras de Alckmin e do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, inauguraram o relógio.

A ação faz parte da Semana da Mobilidade, do dia 16 a 22, quando é comemorado o Dia Mundial Sem Carro. O Greenpeace diz que realizará novos eventos em parceria com outras organizações.

Fonte: G1