19 de setembro de 2013

CPTM promete acabar com trilho compartilhado

Uso das mesmas linhas para o transporte de carga e de passageiros é criticado por especialistas, que apontam também a estagnação do sistema


Mesmo sem prazo definido, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) promete encerrar o compartilhamento dos trilhos entre composições de passageiros e de carga "num futuro próximo". Das seis linhas, apenas uma é exclusiva para transporte de usuários. Cerca de 70 trens de carga passam pela rede diariamente. Segundo especialistas, o acidente de ontem na Linha 7-Rubi é resultado da estagnação da rede paulista.
A CPTM informou, em nota, que o compartilhamento existe por causa de um convênio com o governo federal, firmado em sua fundação, em 1992. A única linha que não divide os trilhos é a 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú). O transporte de carga é realizado à noite, entre 22h e 3h, e das 10h às 15h. A quantidade de carga transportada, por mês, é de 2,9 milhões de toneladas.
Segundo a empresa, com a modernização do sistema, o transporte de carga será inviabilizado. "A velocidade com que (os trens de carga) circulam é incompatível com os intervalos e velocidade dos trens de passageiros, o que acarreta alterações na circulação", afirmou a CPTM, que aponta a construção do Ferroanel como principal alternativa.
Creso de Franco Peixoto, mestre em Transportes da Fundação Educacional Inaciana (FEI), lembra que os descarrilamentos não são fatos corriqueiros, mas o risco existe mesmo quando a circulação ocorre em velocidade reduzida, como é o caso dos trens da CPTM.
A solução, afirmou, é restringir ainda mais a passagem de trens de carga. "É preciso analisar se há muitos cruzamentos entre trens e, se possível, modificar para a madrugada, para tentar diminuir ao máximo a frequência", disse Peixoto.
Para o consultor em transportes Josef Barat, o acidente é uma consequência da estagnação de investimentos em ferrovias. "O compartilhamento de vias entre trens de carga e de passageiros é um problema estrutural e que já existe há muitas décadas", afirmou. "Mas não se pode atribuir a culpa apenas ao Estado, pois os investimentos dependem também do governo federal. A prioridade foi investir no Rodoanel."
Exemplo. Diretor-presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) no fim da década de 1970, Barat disse que não há o mesmo problema em países desenvolvidos. "Lá, não há esse tipo de compartilhamento, investe-se em eficiência e, para isso, criam-se linhas próprias para cada tipo de transporte", afirmou. / BRUNO DEIRO E ANTONELLA ZUGLIANI, ESPECIAL PARA O ESTADO
FONTE: Estadao

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do blog Diário da CPTM.
Observações:

  • Último trem do terminal de Jundiaí para Francisco Morato tem partida programada às 23h30.
  • A transferência entre linhas é garantida desde que o usuário esteja em sua última estação de transferência até as 00h. Para mais informações, confira o Regulamento de Viagem. ​​​​
De domingo a 6ª feira, das 4h à meia-noite, e aos sábados das 4h à 1h (sentido único, do centro de São Paulo para os bairros e municípios da Região Metropolitana).

Apartamento em Francisco Morato finaciado pela Caixa

Apartamento em Francisco Morato finaciado pela Caixa
ÚNICO DA REGIÃO ENTREGUE TOTALMENTE ACABADO, COM PISO EM TODAS AS ÁREAS ✅ ESCRITURA GRÁTIS! 💥 APARTAMENTOS LOCALIZADOS A 1,8 KM DA ESTAÇÃO BALTAZAR FIDÉLIS 💥 Se você: ✅ Trabalha registrado ✅ Possui renda familiar de R$ 2200 ou mais ✅ Possuis FGTS Não perca mais tempo, saiba que você possui um excelente potencial de financiamento e não pode deixar essa oportunidade escapar! SUA OPORTUNIDADE CHEGOU ✅ 1 Vaga ✅ Condomínio com portaria 24hs. ✅ Piscina ✅ Salão de Festas ✅ Churrasqueira ✅ Quadra ✅ Playground ✅ Plantas de 46 e 46 M². O único da região que entrega totalmente acabado e pronto para morar ***Use seu FGTS *** Financiamento Caixa Econômica Federal *** Entrega garantida pela Caixa prevista para maio de 2019. Localização Município: Francisco Morato CEP do imóvel: 07996-005 Bairro: Res São Luis VISITAS SOMENTE COM AGENDAMENTO PRÉVIO Fale com agora mesmo no telefone ou WhatsApp com: RICARDO - 11-987405205